Partilhar

O que é o Spotlight e para que serve (Mac)

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017

Alguma vez passou tempo e tempo procurando um arquivo no computador porque não se lembra onde o guardou ou o nome que lhe colocou? Gostaria de conseguir iniciar rapidamente qualquer aplicação sem ter que procurá-la ou criar um atalho directo no ambiente de trabalho para isso? Se é usuário/a do Mac está com sorte, em umComo.com.br apresentamos-lhe o Spotlight, um programa que serve para isto e muito mais.

Também lhe pode interessar: Como instalar e configurar o Dropbox

O que é o Spotlight

O Spotlight é um sistema de procura de arquivos que coloca todos os documentos em índices, pastas e programas que tiver no seu Mac, e de seguida permite-lhe procurar e aceder a estes de forma muito intuitiva.

Para que serve

Com o Spotlight pode procurar qualquer arquivo, ver uma pasta prévia, encontrar o caminho e também abri-lo. Serve tanto para abrir documentos, por exemplo uma apresentação em power point, como aplicações, como por exemplo o Excel. Por fim, também pode usar o Spotlight em modo de calculadora. Apenas tem de iniciar a aplicação, introduzir a operação (sem o símbolo do igual), e obterá o resultado.

Como funciona

Para iniciar o Spotlight pressione a tecla "Command" e, mantendo-a pressionada, pressione a barra de espaços. Veja que aparece um motor de busca na parte superior direita do ecrã. Comece a escrever o nome do arquivo ou programa que quer procurar, e verá como vão aparecendo os resultados por debaixo do motor de busca. Uma das vantagens do Spotlight é que separa os resultados consoante o seu tipo: documentos, imagens, programas, vídeo, música, etc. Primeiro, irão aparecer os resultados que coincidam com o texto que digitou, e também aparecerão priorizados dependendo de à quanto tempo foram utilizados. Outra das coisas boas desta aplicação é que não procura apenas nos títulos, mas também dentro do conteúdo dos arquivos. Assim, se não tiver a certeza do nome do que está procurando, mas lembrar-se de algum conceito ou palavra chave que possa estar no documento, também poderá encontrá-lo de forma fácil.

Como se instala

Isto é o melhor de tudo, o Spotlight vem instalado por defeito com o Mac OS X, assim não tem que fazer nada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é o Spotlight e para que serve (Mac), recomendamos que entre na nossa categoria de Gestão de Arquivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Spotlight e para que serve (Mac), recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Conselhos
  • Utilize-o para abrir um documento quando não souber o nome exato.
  • Utilize-o para abrir uma aplicação se tiver que ir à pasta de aplicações.

Escrever comentário sobre O que é o Spotlight e para que serve (Mac)

Voltar ao topo da página