O que é o modo TTY

O que é o modo TTY
Imagem: pinstopin.com

Existem diferentes aplicativos que ajudam deficientes auditivos a se comunicarem. Um deles se chama TTY e se você deseja saber mais sobre a tecnologia que faz uso de um dispositivo específico para auxiliar pessoas com surdez a conversar por telefone ou pela internet, confira as explicações do umComo.com.br sobre o que é o modo TTY.

O que é a tecnologia TTY

A sigla TTY, que em inglês significa TeleTypewriter, é traduzida para o português como texto por telefone. Também pode ser chamada de TDD, que é a sigla em inglês para Dispositivo de Telecomunicações para Surdos. É uma tecnologia que a partir de 1960 foi utilizada para permitir que pessoas surdas pudessem se comunicar, originalmente, por meio da telefonia fixa. Para tanto, é preciso ter um aparelho TTY, sendo que os mais antigos se assemelham a um laptop mais robusto, como uma máquina de escrever.

No dispositivo é preciso acoplar o telefone fixo e a pessoa com surdez deve digitar a mensagem que deseja transmitir. Do outro lado, o interlocutor deve ter o mesmo aparelho e receberá a mensagem, podendo responder de igual modo. A tecnologia se assemelha às mensagens de texto dos telefones celulares, com a diferença que acontecem em tempo real. Assim, a conversação tem a mesma dinâmica de uma ligação telefônica, já que faz uso da linha do telefone fixo para funcionar.

Com o passar dos anos, o aparelho TTY tornou-se mais moderno, ficando menor e podendo ser usado por deficientes auditivos para comunicação através de computadores. Dessa forma, as conferências comuns aos usuários da internet se tornou uma realidade para pessoas com deficiência auditiva também. Além disso, a tecnologia TTY é útil a quem possui níveis variados de problemas auditivos e mesmo de fala.

Imagem: centropaulasouza.sp.gov.br

Como usar o modo TTY

Depois de saber o que é o modo TTY vale entender como configurar os telefones celulares com essa função. Embora não sejam todos, hoje em dia, existem diferentes modelos, de variados fabricantes, que acrescentaram a opção a eles. No caso dos aparelhos com sistema operacional Android que possuem a tecnologia, é preciso acessar a lista de aplicações e buscar “Configurações” para ativar o modo TTY.

Após tocar no ícone, siga para “Configurações de chamadas” e selecione a opção “Modo TTY”. Aqui, é possível escolher entre “TTY Off” (desligado/desabilitado), “TTY completo” (ambos os lados se comunicando com dispositivo TTY), “TTY HCO” e “TTY VCO”. Quem escolhe HCO (Hearing carry-over) lê o texto de entrada e digita o texto de saída. Em VCO (Voice carry-over) o usuário fala o texto de saída e recebe uma mensagem de texto de volta.

Para combinar o dispositivo TTY ao celular é preciso de um cabo específico, bem como um conector para a entrada dos fones de ouvido. O Windows Phone é outro celular com o qual se pode conectar um dispositivo TTY para fazer uso da tecnologia. Depois de fazer a conexão, é preciso habilitar o modo TTY, na tela inicial, indo até a lista de aplicativos e tocando em “Configurações”. Depois, toque na opção “Facilidade de acesso” e, por fim, em “Modo Ativado”.

Imagem: applesfera.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o modo TTY, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.