O que é doodle?

O que é doodle?
Imagem: Reprodução/Google

O Google é, de longe, o buscador mais popular da atualidade[1], deixando os outros sites com o mesmo propósito "comendo poeira" nessa corrida, como o Bing ou o Yahoo. Se você está lendo esse artigo do umCOMO, provavelmente já usou o Google alguma vez na vida, e não vamos ficar surpresos se você relatar que a tradicional logo de quatro cores tinha sido substituída por algum desenho ou joguinho - um doodle. Mas afinal, o que é doodle? Essa e outras questões serão respondidas neste artigo do umCOMO. Confira!

O que é doodle?

De acordo com o Dicionário Cambridge, "doodle" significa "rabisco"[2]. No entanto, na perspectiva dos pesquisadores da PUC-RS e da Universidad Mayor do Chile,

Os “Doodles” do Google são mais do que traços, rabiscos e desenhos. Eles significam total liberdade criativa, que permite que esta esteja integrada/conectada ao seu contexto, interagindo com seus públicos e permitindo sua participação ativa, provocando-os emocionalmente, seja pelas homenagens prestadas, pelas histórias contadas, ou, simplesmente, por ser divertido.[3]

Isto é, os doodles do Google são uma forma de fazer uma conexão com os usuários com o serviço prestado, seja pela lembrança de alguma data importante, como um feriado ou o aniversário de alguém relevante para aquela cultura, seja por trazer à tona alguma memória afetiva de uma geração (como quando o Google criou um doodle onde era possível jogar PacMan, em 2010, ocasião em que a página inicial obteve 500 milhões de visualizações[4]).

Segundo os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, Cristianne Melo e Rogério Covaleski, os doodles podem ser subdivididos em três formas:

  • Imitação do modo de compor: este estilo de doodle busca usar a mesma técnica que o artista homenageado no doodle usava, por exemplo. Alguns artistas que receberam doodles dessa forma são Rembrandt, Klimt, Magritte, Pollock, Warhol, etc.
  • Alusão e incorporação: os doodles de alusão e incorporação têm como principal característica incorporar uma obra/a figura do artista para criar o doodle, geralmente valendo-se de caricaturas. Foram homenageados com esse tipo de doodle Da Vinci, Michelangelo, Vinícius de Moraes e Pixinguinha.
  • Publicidade híbrida: a principal característica desse tipo de doodle é o entretenimento. São os doodles que estimulam o usuário a interagir com o doodle, como os de tocar música, jogar algum jogo, entre outros.

Jogos do Google para jogar

Os doodles para jogar se inserem na categoria de doodles de publicidade híbrida dos pesquisadores da UFPE. Não resta dúvidas de que eles são muito divertidos, não é mesmo? E a razão para isso é simples, de acordo com artigo publicado na revista da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro:

O feedback positivo de seus usuários levou a Google a desenvolver outros doodles baseados em jogos para transmitir, de forma lúdica, informações e sentimentos. Em 2011, foi criado o doodle do aniversário de sessenta anos da primeira publicação de Stanislaw Lem. Em 2012, foram lançados quatro modalidades envolvendo esportes (corrida com barreiras, futebol, basquete e canoagem) para homenagear os Jogos Olímpicos de Londres e um doodle comemorativo aos 46 anos do seriado de TV Star Trek. Em 2013, foi produzido o maior número de doodles jogáveis até o momento, totalizando sete mutações, entre elas a homenagem ao seriado britânico Doctor Who.[5]

Ou seja, os pesquisadores constaram que o Google faz os doodles jogáveis porque os usuários gostam e, por isso, passam mais tempo no buscador.

Roda de Surpresas de aniversário do Google

Ao fazer 19 anos de existência, o Google lançou um doodle de roda giratória (Roda de Surpresas de aniversário do Google) - dependendo do resultado, você era direcionado a um dos jogos clássicos que foi usado em doodle por algum tempo. Você pode acessar umas das 19 surpresas clicando nesse link e clicando com o mouse quando desejar parar a roleta. Contudo, se quiser ir direto para alguns dos jogos mais legais, aqui vão alguns links:

  • Jogo da Cobrinha - um clássico dos celulares do começo dos anos 2000
  • PacMan - pra trazer o clima dos fliperamas de volta
  • Piñata - brinque ao estilo das festas de aniversário mexicanas!
  • HipHop DJ - teste suas habilidades de colocar alguém na pista
  • Aprenda teremim com Clara Rockmore
  • Toque a 5ª Sinfonia de Beethoven
  • Jogue Paciência - é possível escolher entre nível fácil ou difícil
  • Brinque de Jogo da Velha

Confira doodles antigos

O Google mantém seus doodles interativos em um arquivo que pode ser explorado por qualquer um, a qualquer momento. Vale a pena acessar o Google Doodles e conferir não só jogos interessantes, como também informações relevantes sobre personalidades que marcaram a história mundial (Hedy Lamarr, Nelson Mandela, entre outros).

Quer mais jogos do Google para jogar? Confira nosso artigo com as 10 brincadeiras escondidas pelo Google para encontrá-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é doodle?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. GIRALDO, Valentina. Saiba o que é um site de busca e quais são os 44 principais buscadores do mercado. Rockcontent. Publicado em 2 de maio de 2019. Acesso em 17 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/site-de-busca>.
  2. DICIONÁRIO CAMBRIDGE. Acesso em 17 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/doodle>.
  3. KREUTZ, Elizete; MAS FERNÁNDEZ, Francisco Javier. Google: a narrativa de uma marca mutante. In: Revista Comunicação. Mídia e Consumo. São Paulo: ESPM, 2009. ed. 16. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/158/159>. Acesso em 17 de dezembro de 2019.
  4. MELO, Cristianne; COVALESKI, Rogério. Como os Doodles/Google Utilizam as Manifestações Artísticas: Prováveis Vínculos que se Constroem nessa Estratégia de Branding. São Paulo: 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Acesso em 17 de dezembro de 2019. Disponível em: <http://www3.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_dez/GT10_Melo_Covaleski.pdf>.
  5. CARVALHO, Breno J. A. ; NEVES, A. N. M. ; TEIXEIRA, C. P. ; MARTINS, V. F. . Doctor Who: uma análise de interface do doodle jogável da Google. Linguagens Gráficas , v. 1, p. 70-84, 2014. Acesso em 17 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/linguagensgraficas/article/view/1256>.
Bibliografia
  • MELO, Cristianne; COVALESKI, Rogério. Como os Doodles/Google Utilizam as Manifestações Artísticas: Prováveis Vínculos que se Constroem nessa Estratégia de Branding. São Paulo: 4º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Acesso em 17 de dezembro de 2019. Disponível em: <http://www3.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_dez/GT10_Melo_Covaleski.pdf>.