Nomes para canal no YouTube

Nomes para canal no YouTube

Se você vai criar um canal no YouTube, o nome que você escolherá para ele é peça-chave e pode influenciar bastante em seu sucesso. Mas esse não é o principal ponto, pois um bom canal precisa, essencialmente, de conteúdos de qualidade capazes de engajar o público provocando diferentes tipos de interação, como compartilhamentos, likes e comentários.

Neste artigo do umCOMO apresentamos diversas opções de nomes para canal no YouTube além de oferecer algumas dicas para você escolher o que melhor se adapta aos seus objetivos de comunicação. Boa leitura.

Como escolher um nome para canal no YouTube?

Antes de pensar nos nomes para canal no YouTube, saiba que ao definir isso você estará estabelecendo uma verdadeira marca. Esse nome vai aparecer em todos os vídeos que forem publicados e terá destaque na home do seu canal (página principal), por exemplo. E há várias formas de escolher isso, por esse motivo, a seguir te damos algumas recomendações.

Dicas para escolher nomes para canal no YouTube

1. Escolha o tema

A primeira coisa que você deve fazer é definir um tema para o seu canal. Quanto mais específico, mais chances de êxito. Canais genéricos sobre praticamente tudo têm muito mais dificuldade para crescer e alcançar uma grande quantidade de inscritos e, consequentemente, visualizações.

2. Se for uma marca pessoal...

Com o tema e o tipo de conteúdo que você produzirá em mente, você tem algumas formas para eleger um nome. Uma possibilidade, por exemplo, é usar seu próprio nome e sobrenome, se seu objetivo é trabalhar sua marca pessoal na internet e se você for a cara do canal, por exemplo.

Se você optar por um canal pessoal, uma boa dica para definir nomes legais para canal no YouTube é você pensar em palavras que te definam.

3. Faça um brainstorm

Para pensar em nomes criativos para canal no YouTube, você pode, primeiramente, fazer uma técnica chamada brainstorm, ou uma chuva de ideias de palavras, que tenham alguma relação com o seu objetivo com esse canal e os conteúdos dele. Exemplo: se o seu canal vai se tratar de tecnologia e mais especificamente de celular, algumas palavras que você poderia pensar, são: celular, tecnologia, ondas, wifi, tela, fio e por aí vai.

O importante no brainstorm é pensar livremente, sem preconceitos, e anotar todas as ideias. Sempre vale a pena pedir a ajuda de amigos e familiares nesta tarefa. Depois, vá eliminando o que certamente não funciona para você.

4. Estude os concorrentes

Você sabe o que é benchmarking? Nada mais é que uma técnica de estudar concorrentes e possíveis concorrentes para aprender com eles. Logo, se você está pensando em nomes para canal no YouTube, é importante você conhecer o que já existe por aí. Busque canais que sejam referências para você e anote os nomes deles. Faça buscas no próprio YouTube e também no Google.

Uma sugestão é você buscar grandes e pequenos canais e também conteúdos sobre isso no Google, por exemplo: os melhores canais de tecnologia do YouTube. Vários resultados surgirão daí que certamente podem te inspirar. Repare também se há alguma semelhança nos nomes dos canais que mais têm a ver com o que você quer criar. Esses detalhes podem fazer muita diferença para saber o que funciona e o que não funciona.

5. Cuidado com as palavras

Lembre de não utilizar palavras com duplo sentido (a não ser que isso funcione muito bem para o seu objetivo) ou com grafias muito diferentes ou que sejam difíceis de lembrar ou escrever. Se você criar um canal no YouTube com o nome "Sshiffts", dificilmente as pessoas vão lembrar da maneira como se escreve.

6. Investigue o nome escolhido

O nome do seu canal no Youtube deve ser único. Por isso, se você já tiver escolhido um, antes de criá-lo, busque-o no próprio YouTube e também faça isso no Google. Isso será válido até mesmo para conhecer canais ou sites com nomes iguais ou semelhantes. Lembre também de buscá-lo em redes sociais que talvez você também possa utilizar com esse mesmo nome, como Instagram, Facebook ou Tik Tok.

Depois de conferir as principais dicas escolher nomes para canal no YouTube, na seção a seguir vamos falar um pouco sobre conteúdo e conhecer alguns dos principais canais brasileiros no YouTube.

Qual tipo de conteúdo faz sucesso no YouTube?

Na verdade, qualquer conteúdo pode fazer sucesso no YouTube e isso acontece por diferentes motivos. O mais importante, sempre, é produzir bons conteúdos e que tenham relevância para o seu público-alvo, além de alimentar seu canal de maneira constante.

O próprio YouTube anualmente divulga os conteúdos mais acessados na rede social. Durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, por exemplo, conteúdos sobre home office, estudar em casa, como fazer refeições e receitas rápidas, exercícios em casa e vídeos de meditação e yoga foram bastante impulsionados por uma crescente demanda.

Conteúdos mais populares no YouTube

O que é possível perceber é que, entre os conteúdos mais populares nos canais do YouTube, estão (não necessariamente nesta ordem):

  1. Reviews: análises de produtos, mostrando a experiência de uso e seu funcionamento.
  2. Reações: basta mostrar a reação de alguém a algum clipe, por exemplo. Há muitos youtubers estrangeiros que ficaram famosos reagindo a vídeos brasileiros, por exemplo.
  3. Unboxing: sim, vídeos de pessoas abrindo caixas bombam no YouTube. Todos querem saber o que tem dentro.
  4. Comédias e paródias: quem não gosta de rir, não é mesmo?
  5. Tutoriais: desde que o YouTube surgiu essa categoria é muito bem aceita pelo público.
  6. Vídeo de fãs: fãs de algum programa, série, filme que explicam teorias ou detalham algo que está por trás daquela obra.
  7. Time-lapse: as pessoas simplesmente adoram os vídeos feitos em time-lapse e com a facilidade de gravá-los com o celular, eles ficaram ainda mais populares.
  8. Gameplay: são vídeos em que jogadores de videogame gravam suas ações, compartilham conhecimentos e, alguns, aproveitam para fazer isso com um toque de humor.
  9. Desafios e tags: há diferentes tipos de desafios no YouTube, desde vídeos que mostram alguém fazendo algo que parece impossível a outros que envolvem a interação com outras pessoas, como namorados, irmãos, etc.

Outra maneira de avaliar os conteúdos que fazem sucesso no YouTube é observando os maiores canais do Brasil.

Os 10 maiores canais do YouTube do Brasil (com mais inscritos)

  1. Canal KondZilla: 63,7 milhões de inscritos
  2. whindersonnunes: 42,1 milhões de inscritos
  3. Felipe Neto: 41,6 milhões de inscritos
  4. Você Sabia?: 39,9 milhões de inscritos
  5. LUCCAS NETO - Lucas Toon: 34,3 milhões de inscritos
  6. GR6 Explode: 33,5 milhões de inscritos
  7. rezendeevil: 28,9 milhões de inscritos
  8. Galinha Pintadinha: 26,3 milhões de inscritos
  9. Maria Clara & JP: 25,7 milhões de inscritos
  10. Renato Garcia: 22 milhões de inscritos

Na próxima seção apresentamos uma série de sugestões de nomes para canal no YouTube para te inspirar.

Nomes para canal no YouTube

Lembre-se que o nome para um canal no YouTube deve ser algo único e, preferencialmente, de fácil memorização para que as pessoas possam encontrá-lo com facilidade.

Desenvolver um nome criativo para canal no YouTube pode ser algo simples ou exaustivamente trabalhoso, se você buscar algo com algum significado. Mas, como vimos, há algumas técnicas para ajudar nesse processo.

A seguir, vamos apresentar algumas ideias de nomes para canal no YouTube que poderão te inspirar, pensados a partir dos conteúdos que normalmente fazem mais sucesso no YouTube.

Nomes para canal no Youtube de humor

Se você está buscando nomes para canal no YouTube de humor, a dica que te damos é pensar em algo descolado e original. Use palavras diferentes, expressões, gírias de fácil compreensão ou faça junção de palavras que podem não ter um significado óbvio mas que resulte em algo diferente. Veja o caso do canal Porta dos Fundos, por exemplo, que hoje é um dos maiores canais de humor do YouTube do Brasil. A seguir, algumas de nossas sugestões:

  1. Fica de bubuia
  2. Batata doce
  3. HumorShow
  4. Vassoura atrás da porta
  5. Na ponta da língua
  6. 100 piadas
  7. Trem bão
  8. Descabriado
  9. Berro
  10. Miga sua louca
  11. Rizer
  12. Sarna pra se coçar
  13. Sem sentido
  14. Fundo da caneca
  15. Caixa de Pandora
  16. Sete piadas

Se você ainda não tem familiaridade com a rede social, neste outro artigo te mostramos um passo a passo de como adicionar vídeos no YouTube.

Nomes para canal no YouTube de tecnologia

Há um grande número de canais de tecnologia no YouTube. O que pode diferenciar cada um é a qualidade dos conteúdos, a linguagem utilizada e a edição do vídeo, por exemplo. Aqui temos algumas sugestões de nomes:

  1. Invicta Tecnologia
  2. Conecta
  3. Fundo de tela
  4. Protetor de tela
  5. Infornet
  6. Wi-fi blue
  7. Sem cabos
  8. Playlist
  9. Paçoca tecno
  10. Octazoom

Talvez possa te interessar este outro artigo em que explicamos como programar a publicação de vídeos no YouTube.

Nomes para canal no YouTube de games

Os canais de games chegaram para ficar e ganham cada vez mais espaço no mundo dos vídeos. Se você está buscando nomes para o seu canal, aqui temos algumas opções para você:

  1. Joga na tela
  2. Proexpert
  3. A liga de Oz
  4. Clã games
  5. Play Wizzard
  6. Ninja games
  7. The Game of the Games
  8. BR Games
  9. (Seu nome) + GameMaster
  10. (Seu nome) + gamer
  11. (seu nome ou apelido) + games
  12. PlayGame Brasil
  13. Drosher
  14. Os três mosquegamers
  15. Nikita games

Nomes para canal no YouTube de tutoriais

Quem nunca buscou um tutorial no YouTube que atire a primeira pedra. Há tutoriais de praticamente tudo (ainda bem!). Fique aqui com algumas sugestões de nomes para canal no YouTube de tutoriais:

  1. Penduricalhos
  2. Fogão online
  3. Tequila e ação
  4. Terra encantada
  5. Põe na mesa
  6. De olhos fechados
  7. Viu e fez
  8. (Seu nome) + tutoriais
  9. Sonharte
  10. Tertúlia manual

Nomes para canal de reações

Sim, há inúmeros canais criados apenas para publicar conteúdos de reações. Nestes vídeos, o que mais se destaca é o uso de efeitos, sons e, claro, a reação da pessoa a um vídeo determinado. Veja algumas de nossas ideias para o seu canal:

  1. Reage, mulher
  2. ReAção
  3. Analisa isso!
  4. Reage Brasil
  5. Fogão de 2 bocas
  6. Hera uma vez
  7. Fatos picantes
  8. Toque de midas
  9. (Seu nome) + react
  10. Para e repara

Nomes para canal no YouTube de reviews

Antes de comprar um celular ou outros equipamentos eletrônicos eu sempre busco alguma review no YouTube e você? Além de extremamente úteis para entendermos como aquela tecnologia funciona, dá para ter uma noção se ela é ou não apropriada para o que buscamos. Fique aqui com algumas sugestões de nomes para um canal de reviews no YouTube:

  1. Mais além
  2. Atrás do oceano
  3. (Seu nome) + reviews
  4. (Seu nome) + drops
  5. (produto ou categoria a ser analisada) + reviews
  6. Epifania analítica
  7. Repasso profundo
  8. Inspeção atípica
  9. Dedinho aqui
  10. Fura bolo

Nomes para canal no YouTube de meditação e Yoga

Respiração, equilíbrio, controle de ansiedade. Essas são, certamente, algumas palavras-chave de quem busca vídeos de meditação guiada ou Yoga no YouTube. Lembre-se sempre de pensar em todas as palavras relacionadas ao tema do seu canal para definir um nome. Aqui temos algumas ideias:

  1. Na trilha do eu mesmo
  2. Mente tranquila
  3. Foco em você
  4. Meditação para todos
  5. Yoga e você
  6. Nuvem de açúcar
  7. Senta e respira
  8. Mente sã, corpo saudável
  9. Malemolência ativa
  10. Alma de Yoga
  11. Alya sana
  12. Nashira Yoga
  13. Zaniah de amor

Nomes para canal no YouTube sobre o mundo feminino

O mundo feminino se resume a um universo de temas, logicamente. Assim, há uma infinidade de nomes para canal no YouTube, tudo depende do foco que você terá nas suas produções. A seguir, apresentamos alguns nomes para canal no YouTube com foco no feminino que podem te inspirar:

  1. Mundo Halona
  2. A ex
  3. Meninex
  4. Oitenta quilos
  5. Só girls
  6. Eirapuã
  7. Nadimãe
  8. Potira
  9. No divã
  10. Alice no país da internet
  11. Mulher convencional
  12. Mulher imponente
  13. Marota mulher
  14. Doce mulher
  15. Eu e o meu feminino
  16. Adonis
  17. Gaia
  18. Filomena

Gerador de nomes para canal no YouTube

Nós do umCOMO acreditamos que o ideal para definir um nome criativo para o seu canal no YouTube seja pensar em algo que tenha relação com você, seu objetivo com o canal e com os conteúdos que você vai publicar.

Mas se você quiser buscar ideias de nomes aleatórios com junção de palavras diferentes, algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo. Uma delas é a Business Name Generator (BNG). Nela é possível inserir algumas palavras-chave que você gostaria que fizessem parte do nome do seu canal e ela sugere opções. Há ainda a possibilidade de verificar nela mesmo a disponibilidade daquele domínio (nome), ou seja, se ele já existe e é usado por outra pessoa.

Há um outro site em que também é possível receber várias sugestões de possíveis nomes para o seu canal, como este post do blog do Roger Takemiya. Uma outra opção que você pode utilizar é o site 112, que na verdade faz sugestões para users do Instagram, mas que certamente podem te ajudar.

Agora que você já sabe como escolher os melhores nomes para canal no YouTube, crie seu canal e não perca este outro artigo em que apresentamos 11 segredos para ser um youtuber de sucesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes para canal no YouTube, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. PORTA DOS FUNDOS. Canal do YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/portadosfundos>. Acesso em 31 de março de 2021.
Bibliografia
  • YOUTUBE HELP. Create a YouTube channel. Disponível em: <https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=en>. Acesso em 31 de março de 2021.
  • BACKLINKO. Channel name. Disponível em: <https://backlinko.com/hub/youtube/name>. Acesso em 31 de março de 2021.
  • B9. YouTube Brasil divulga os conteúdos de maior sucesso na plataforma em 2020. Disponível em: <https://www.b9.com.br/135620/youtube-brasil-conteudos-sucesso-2020/>. Acesso em 31 de março de 2021.
  • ROCKCONTENT. Veja quais são os 10 maiores canais do Youtube no Brasil e no mundo em 2021. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/maiores-canais-do-youtube/>. Acesso em 31 de março de 2021.
  • NEILPATEL. Os 10 Maiores Canais do Youtube no Brasil e no Mundo em 2019. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/maiores-canais-do-youtube/>. Acesso em 31 de março de 2021.
  • Native American Contributions. Natural Resources Conservation Service. Disponível em: https://www.nrcs.usda.gov/Internet/FSE_DOCUMENTS/nrcs141p2_024206.pdf. Acesso em: 31/03/2021.