Não estou recebendo SMS, o que fazer?

Não estou recebendo SMS, o que fazer?

Apesar da popularização dos aplicativos de mensagens instantâneas (como WhatsApp e Telegram, por exemplo), as mensagens de texto ou SMS continuam sendo muito úteis. Isso porque você pode usá-las para se comunicar caso não tenha acesso à internet naquele momento; para além disso, bancos, aplicativos, provedores de e-mail e outros utilizam o recurso do SMS para enviar um código de verificação que permite o acesso às funcionalidades daquele respectivo serviço. Por isso, ter um celular que não recebe SMS de confirmação é um motivo para se preocupar. Continue lendo este artigo do umCOMO para ter a resposta da dúvida: "Não estou recebendo SMS, o que fazer?".

Meu celular não recebe SMS

"Não estou recebendo SMS", o que fazer em uma situação do tipo? Como falamos acima, mesmo sendo menos utilizado atualmente, o SMS continua tendo sua importância. Por isso, elaboramos a seguir uma lista de passos que você pode seguir para verificar o que houve e tentar restabelecer o recebimento das mensagens. Confira:

  1. Verifique se seu celular está no modo avião. No modo avião, o acesso às redes de telefonia móvel é suspenso. Por isso, você pode estar sem receber SMS. Se o modo avião estiver ligado, desligue-o e o recebimento voltará ao normal.
  2. Verifique se você tem créditos ou se está em dia com o pagamento da conta do celular. Se você passar muito tempo sem colocar créditos no celular (no caso de um plano pré-pago) ou sem pagar a conta do celular (no caso de um plano pós-pago), sua linha será suspensa e por consequência você irá parar de receber SMS. Nessa situação o melhor a fazer é entrar em contato com sua operadora. Confira também nosso artigo "Como colocar crédito de graça - É possível?".
  3. Confira se a região onde você está possui sinal da sua operadora. Sem sinal da sua operadora de telefonia móvel, receber SMS vai ser impossível. Saber se você tem sinal ou não é bem simples: basta olhar na tela os "pontinhos" que indicam a intensidade do sinal. Se não tiver nenhum ou um "x", é porque você está fora da área de cobertura.
  4. Observe se as notificações de recebimento de SMS estão ativadas. Pode ser que você esteja recebendo as mensagens de texto no seu celular, mas não esteja recebendo os avisos de que elas chegaram. Verificar isso é bem simples: na maioria dos celulares, basta acessar Configurações > Notificações > Mensagens > verificar se as notificações estão ativadas ou não.
  5. Confira se seu chip está inserido de forma correta. Quedas ou outros problemas do tipo podem levar seu chip a se deslocar. Retire-o e insira novamente para tentar solucionar a questão.
  6. Veja se você possui GB livres. Caso a memória do seu celular estiver cheia, será impossível receber SMS (pense em uma caixa de correio lotada - como colocar mais uma correspondência lá dentro?). Para resolver isso, basta apagar fotos, aplicativos e até mesmo conversas antigas de SMS ou usar algum aplicativo de varredura dos sistema. Veja mais dicas em Como limpar cache do Android.
  7. Faça a reinicialização do celular. Em geral, reiniciar o celular pode resolver a maioria dos problemas como travamentos, bugs e o não recebimento de mensagens. Basta desligar o aparelho e ligá-lo novamente para fazer a reinicialização.

Caso não funcione...

Caso nenhuma dessas dicas funcione, o ideal é que você procure a sua operadora de telefonia móvel (Oi, Tim, Claro, etc) e entre em contato com o suporte técnico. Caso seja um problema da operadora ou do chip, eles conseguirão resolver facilmente.

A outra possibilidade é ser um problema no aparelho. Nesse caso, você deve entrar em contato com o fabricante (Samsung, Apple, Asos, entre outros) e comunicar o problema. Os técnicos responsáveis poderão examinar o seu aparelho e ver se o problema do celular não receber SMS é ou não algo de fábrica.

Uma última alternativa é fazer backup dos seus dados na nuvem e reverter o celular para as configurações originais de fábrica. Confira nosso artigo sobre Como fazer backup de aplicativos Android e Como fazer um backup do iPhone, iPad ou iPod Touch com o iTunes.

Uma vez feito o backup (dessa forma você não perderá seus dados), procure no seu celular por Configurações > Sobre o telefone > Fazer backup e redefinir > Apagar todos os dados (redefinição para os dados de fábrica) > Todos os arquivos do telefone. Essa é a estrutura num modelo da Xiaomi que utiliza o sistema Android, mas você conseguirá acessar as configurações de fábrica na maioria dos aparelhos seguindo um caminho parecido.

Em caso de dúvidas, procure no seu navegador pelo nome do modelo do seu celular + redefinir para as configurações de fábrica. Talvez assim você volte a conseguir receber SMS!

Não consigo receber SMS internacional

Ao deslocar-se para outro país ou continente, é possível que você tenha problemas ao receber SMS. Contudo, resolvê-los é relativamente simples se você seguir as dicas e orientações abaixo. Confira:

  • Confira se o remetente do SMS está enviando para o número correto. Ao enviar uma mensagem de texto para alguém que está em outro país, é preciso incluir o código do país antes do número, o chamado DDI (Discagem Direta Internacional). O DDI do Brasil, por exemplo, é 55. Isso significa que você deve enviar o SMS para 55 + DDD + número de telefone celular da pessoa. Confira neste link a lista de DDI de todos os países.
  • Tente enviar para si mesmo um SMS teste. Basta escrever uma mensagem e enviar para o seu próprio número (lembre de usar o código do país, certo?).
  • Confira se as notificações de mensagens estão ligadas. Por algum descuido ou atualização do sistema, pode ser que você tenha desativado sem querer as notificações de mensagem. Nesse caso, basta seguir o caminho que já ensinamos, isto é, acessar Configurações > Notificações > Mensagens > verificar se as notificações estão ativadas. Trata-se de um processo bem simples!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Não estou recebendo SMS, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Bibliografia
  • TRIP ADIVISOR. Por que eu não recebo mensagens SMS. Disponível em: <https://rentalsupport.tripadvisor.com/Account/My-contact-details/noc-why-I-am-not-receiving-the-SMS-alerts?l=pt_BR>. Acesso em 11 de agosto de 2020.
  • AJUDA DO MESSAGES. Corrigir problemas ao enviar e receber SMS/MMS ou se conectar ao Mensagens. Disponível em: <https://support.google.com/messages/answer/9077245?co=GENIE.Platform%3DAndroid&hl=pt-BR>. Acesso em 11 de agosto de 2020.