Motivos para usar o DuckDuckGo

Motivos para usar o DuckDuckGo

O DuckDuckGo é um mecanismo de busca semelhante ao Google, Bing, Ask e etc., com o atrativo de ser mais discreto e não rastrear ou guardar informações dos usuários que o utilizam. Concorrente do Google, que no Brasil domina 90% do mercado em que atua, o DuckDuckGo pode ser bem menor e menos utilizado, mas tem a vantagem de ser aliado da privacidade do usuário, o que, como mais tarde mostraremos, também pode ser uma desvantagem.

Ele pode ser novo, criado em 2008 pelo seu CEO, Gabe Weinberg, mas nos últimos 2 anos cresceu cerca de 600%, dado que não é certo pois não dá para ter certeza de quantos usuários utilizam o motor, justamente porque eles não os vigiam; crescimento que se deu por que agora é mais fácil torná-lo motor de busca padrão de navegadores. Neste artigo, umComo te apresenta alguns motivos para usar o DuckDuckGo.

Vantagens do DuckDuckGo?

Bom, como já citamos algumas vezes a questão da privacidade, que eles não coletam nem distribuem qualquer informação sua, vamos falar um pouco dos recursos deste motor de busca que testamos no umComo e até agora pareceu ser promissor. Comecemos pelo recurso chamado !bang, que tem a função de te levar para a busca num site determinado e te redirecionar para este mesmo site - o que, sinceramente, é ótimo quando você não encontra algo no DuckDuckGo. Basta digitar um ponto de exclamação antes da palavra. Se você quiser buscar um vídeo no Youtube, por exemplo, digite !youtube e a busca será redirecionada para o youtube, o mesmo vale para o caso do !google, !twitter e mais uma cacetada de outros sites, enfim, qualquer um que possua a mecanismos de busca e esteja indexado.

O outro ponto atrativo é a personalização; é possível personalizar não só o tema, como cores e locais onde as informações se encontram, como também, até que ponto ele pode te conhecer, somente com a intenção de optimizar as buscas. Você pode facilmente alterar a região da busca,

Como a rede tem recebido cada vez mais usuários desde que foi criada e possui gigantescos concorrentes no mercado, como a Google, por exemplo, eles obviamente trabalham muito nas questões dos novos usuários. Você que nunca usou este motor de busca não precisa se preocupar muito com a sua utilização, na área de tour você encontra quase todas as informações que você precisa para utilizá-lo e conhecer as suas funções.

Além disso, como mostra a foto, temos um exemplo da forma como a DuckDuckGo atua nas pesquisas, mas por favor, não tome conclusões precipitadas. A imagem refere-se ao desastre da Mariana, no estado de MG. Quando se pesquisa por "Samarco" no google, empresa responsável pelo rompimento da barragem que levou à catástrofe ambiental, ele traz apenas imagens da empresa e do seu funcionamento, etc. Já no DuckDuckGo, a pesquisa é mais abrangente. Mas o que eu quero dizer com isso? Resposta: A pesquisa do DuckDuckGo é mais descompromissada, por exemplo, com sites de anunciantes ou aqueles mais visitados e traz um resultado mais abrangente para a sua pergunta. Neste caso, ele mostrou aquilo que estava mais em voga, ou seja, sobre o que atualmente as pessoas mais falam em relação ao assunto, diferentemente da pesquisa da Google. Mas nem tudo são rosas, vamos agora às desvantagens...

Imagem: www.facebook.com/ministerioverdaderiodoce

Desvantagens do DuckDuckGo

Não podemos deixar de por as desvantagens do DuckDuckGo na balança, como exemplo podemos citar o fato de que o motor de busca, por não rastrear os seus dados e criar um perfil de preferência para você, como usuário, priva-te de resultados mais precisos, baseados naquilo que você costuma buscar na internet, além dos portais que você geralmente visita. Além disso, também tem o fator localização, quando você busca por restaurantes da região, o google sabe onde você está e por isso pode te oferecer dados que estejam relacionados com ela, no caso, restaurantes próximos à sua casa.

Já no caso da busca por restaurantes no DuckDuckGo, o motor te apresenta guias e sites de alcance mais nacionais, ou seja, com uma pesquisa mais abrangente sobre o assunto, assim como foi o caso do ponto anterior. Portanto, pode dizer-se que dependendo das suas intenções, esta é uma característica "coringa" deste motor de busca, ou seja, não devemos tratar este fator como incompetência do motor, pois ele faz o que pode sem utilizar nossos dados. No entanto, é permitido habilitar a localização, você mesmo seleciona, através de um botão localizado no canto esquerdo, mais pra cima do que pra baixo da tela, o local e país onde deseja fazer a pesquisa. No entanto, ainda não encontrei opções para optimizar a busca por estado e cidade.

Outro ponto que não podemos deixar de citar é a questão das imagens, novamente, complementando o aparato anterior. A busca por imagens do Google é muito refinada, nos permitindo refinar a busca por fatores que vão desde o tamanho até a autorização (imagens que não possuem direitos, etc.). Detalhismo este que ainda não chegou ao DuckDuckGo, ao menos, não até agora.

Ao mesmo tempo, o DuckDuckGo também perde para o Google na pesquisa por notícias, pois o algorítimo responsável pela busca destas é realmente complicado. O próprio Google levou muito tempo para conseguir essa façanha. No meu caso, quando estive testando o DuckDuckGo, tive que dar uma passadinha no Google para conferir as notícias. Felizmente, com o recurso !bang basta digitar !bang e depois o que você quiser que ele automaticamente te redireciona para o Google.

Vale a pena trocar o Google pelo DuckDuckGo?

Podemos dizer que isto varia consoante as necessidades do usuário, é certo que existe uma perda de qualidade em alguns resultados, ainda mais para quem gosta de ver bastante publicidade e comprar coisas na internet, pois por mais que o DuckDuckGo também tenha publicidade, a "certeza" dos anunciantes diminui, já que a rede não rastreia os seus gostos. Neste caso, ao abdicar do monitoramento, o motor de busca perde um pouco a qualidade dos resultados; é a velha briga entre a comodidade e a privacidade.

Pode-se dizer que para quem trabalha com a internet, principalmente aqueles que utilizam os motores de busca como forma de ganha pão - como nós, no umComo - perdemos um pouco ao trocar o Google pelo DuckDuckGo.

No entanto, porque não experimentar? Vale a pena ao menos conhecer a forma como ele funciona, e neste caso não precisa nem tornar DuckDuckGo o mecanismo de busca padrão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Motivos para usar o DuckDuckGo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.