Meu celular parou de vibrar, o que fazer?

Meu celular parou de vibrar, o que fazer?

A função de vibração do celular é bastante importante pois é uma maneira de conseguirmos ser informados acerca de notificações e ligações mesmo quando não podemos produzir barulho e o celular deve permanecer mudo. Quando o vibracall do celular não funciona, por vezes acabamos por incomodar os outros com sons agudos de toques ou então temos que ficar sempre de olho no aparelho para não perdermos algo importante que estamos esperando, o que torna o uso do aparelho muito pouco prático. Ter problemas com a vibração de um aparelho celular é algo muito comum, além disso, é algo que pode ter diversas origens diferentes, o que torna difícil que consigamos resolver a situação sem analisar com calma o que está acontecendo. Se você está tendo problemas com seu celular, veja nesse artigo do umCOMO: meu celular parou de vibrar, o que fazer?

Meu celular parou de vibrar, o que pode ser?

Se seu celular parou de vibrar, saiba que o problema pode ter dois tipos de origem. Primeiramente, é possível que as configurações de vibração do aparelho estejam desativadas, em segundo lugar, é possível que essa condição esteja relacionada a:

  • Vibração desativada;
  • Modo "não perturbe" ativado;
  • Problemas técnicos no sistema de vibração;
  • Defeito na versão do sistema operacional;
  • Erro de inicialização.

Agora que você já sabe quais são os principais problemas que podem fazer com que eu celular não vibre direito, veja também abaixo com detalhes como solucionar todas as causas. Além disso, caso o aparelho esteja vibrando de forma que parece aleatória, veja como resolver celular vibrando sozinho.

Vibração desativada

Se seu celular não vibra, é muito provável que seja apenas uma questão de ativar a função. Já que não necessariamente queremos que nossos aparelhos nos avisem acerca de novas notificações dessa forma, é possível alterar as configurações para ativar e desativar a vibração do aparelho de acordo com nossa vontade no momento.

Caso não você saiba onde fica o vibracall do celular e utilize um aparelho com sistema operacional Android, saiba que existe a opção de ativar e desativar a função no menu de configurações que pode ser encontrado arrastando a parte superior da tela para baixo. Lá você conseguirá também alterar as configurações de som, o recebimento de dados por meio de rede móvel e também ativar WiFi e Bluetooth.

Se você utilizar um aparelho com sistema operacional iOS, será necessário ir até as configurações do aparelho, que podem ser encontradas no menu principal, então, selecione "Sons e vibrações" e ative a opção.

Se o seu aparelho estiver apresentando outras anomalias de funcionamento, é possível que tenha um malware instalado que não apenas causa dificuldades no uso do celular como também pode ter consequências mais graves como o roubo de dados pessoais. Para saber se esse é o seu caso, veja como saber se seu celular está com vírus.

Modo ¡não perturbe'

O modo "não perturbe" é uma função presente em quase todos os aparelhos que permite que notificações e ligações sejam temporariamente silenciadas de forma que nós não somos informados por sons ou vibrações que algo novo chegou. A função costuma ser bastante utilizada quando se vai trabalhar ou estudar, impedindo assim que as notificações de nossos celulares nos tire a concentração por motivos menos importantes. Além de estudos e trabalho, também é usual que o "não perturbe" seja ativado quando vamos dormir, já que as atualizações no aparelho poderão nos acordar ou dificultar que consigamos pegar no sono.

Quando ativamos a função "não perturbe", todos os sons e vibrações do aparelho são desativados, de forma que, para voltar a receber notificações, é necessário desativar a função, o que pode ser feito no mesmo menu onde se ativou o silenciamento e o celular parou de vibrar.

Problemas técnicos no sistema de vibração

Dentro de aparelhos celulares existe um pequeno sistema de vibração feito unicamente para transformar informações recebidas em um padrão de vibração específico que varia de acordo com o tipo de informação recebida. Assim, quando recebemos uma mensagem no celular, o celular irá vibrar de uma forma específica e, quando recebemos uma ligação, o padrão será diferente e contínuo.

Quando nosso aparelho sofre com quedas, imersões indesejadas em água ou apenas está já com anos muitos de uso, é comum que algumas funções do aparelho deixem de funcionar devidamente, o que inclua a vibração e isso pode ser a causa pela qual o celular parou de vibrar. Caso seu aparelho tenha sofrido algum acidente ou você desconfie por outros motivos que o celular está quebrado, será necessário levar até um técnico que seja capaz de resolver o problema.

Celular parou de vibrar por defeito na versão do sistema operacional

Assim que atualizamos a versão do sistema operacional de nosso celular para uma versão mais recente, existem as chances de que alguns defeitos passaram em branco e que acabaram sendo incluídos, ainda que a equipe que trabalha no sistema tenha tomado cuidado. O que ocorre é que, quando lançam uma versão mais atualizada de um sistema, por vezes apenas conseguimos perceber algumas falhas após um tempo de uso, de forma que apenas os usuários são capazes de indicar o erro conforme vão mexendo no aparelho.

Caso você tenha acabado de atualizar o seu celular e percebeu que o aparelho não está mais vibrando, grandes são as chances de que tenha sido exatamente isso que aconteceu. Para resolver o problema quando o celular parou de vibrar, você tem duas opções, esperar que a empresa fabricante lance uma nova atualização que corrija o defeito ou então retornar à versão antiga do sistema que estava até então sendo utilizada.

Erro de inicialização

Sabe aqueles dias em que a gente acorda indisposto e parece que não estamos funcionando direito? Por incrível que pareça, isso também pode acontecer com aparelhos celulares de forma que os ligamos e algo acaba dando errado no processo de ativação dos sistemas.

Para resolver o problema quando o celular parou de vibrar, a solução é simples e consiste apenas e desligar e religar o aparelho, tendo bastante calma para que o celular tenha tempo reativar suas funções. A solução, apesar de simples, pode resolver diversos problemas com aparelhos e deve ser sempre a primeira coisa a ser pensada quando eletrônicos apresentam algum defeito de funcionamento repentino.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu celular parou de vibrar, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.