Meu celular aparece que está carregando mas não carrega, o que fazer?

Meu celular aparece que está carregando mas não carrega, o que fazer?

O aparelho celular é o novo melhor amigo do homem, já que com ele conseguimos entrar em contato com todos que precisamos com um pequeno esforço, organizar nosso calendário, acessar portais de notícias e tudo mais que podemos precisar e que dependa de informação, tudo isso na palma da mão. Já que esse é um aparelho indispensável, é também indispensável que esteja sempre funcionando bem para não nos deixar na mão, o que nem sempre acontece. São diversos os problemas que podemos ter com um celular, sendo que alguns deles envolvem a bateria, o que nos impede de ter como ligar o aparelho e de realizar nossas tarefas.

Um dos problemas comuns que podem ocorrer é o do aparelho parecer que está carregando mas não reter carga, mas quais serão que são as causas e soluções para o problema? Meu celular aparece que está carregando mas não carrega, o que fazer? Se você quer saber como resolver esse situação, leia esse artigo do umCOMO.

Celular reconhece o carregador mas não carrega

Se o celular reconhece o carregador mas não carrega, é possível que o problema esteja na bateria, o que é comum de acontecer em aparelhos já bastante gastos pois a bateria vai perdendo sua capacidade de reter a carga recebida.

Problemas com a bateria

Quando passamos por esse problema, o mais comum é que seja algo fácil de perceber pois a bateria de nossos aparelhos vai ficar gasta com o tempo, não sendo algo que ocorre de um dia para o outro e nos pega de surpresa. Em celulares do tipo iPhone, é possível detectar a falha com bastante facilidade pois os aparelhos fornecem a opção "saúde da bateria" em suas configurações, que nos mostra em porcentagem qual é a capacidade de retenção de energia da bateria que estamos usando, sendo que os aparelhos vêm novos com 100% e vão desgastando conforme o uso. Em aparelhos Android não é possível consultar o estado da bateria de forma simples assim, entretanto, você poderá perceber com o tempo que suas horas de uso irão diminuindo até que será inviável utilizar o aparelho e você precisará trocar a bateria.

Para evitar passar por esse tipo de problema, veja como prolongar a vida útil da bateria do meu celular.

Carregador não carrega

Se seu carregador não está funcionando e seu celular só carrega no PC, é provável que o problema esteja no próprio carregador. Existem algumas formas de testar isso e de ter certeza de que é esse o problema, sendo uma das opções tentar utilizar o mesmo carregador em outro aparelho e ver se funciona, ou então testar se o aparelho carrega utilizando um carregador, valendo pedir um emprestado para realizar o teste.

Caso for confirmado que seu carregador está quebrado, você poderá procurar por outro em sua casa que seja compatível ou então comprar um novo, dando sempre preferências aos originais da mesma marca do aparelho para evitar incompatibilidades ou então prejuízos ao aparelho. Para encontrar um carregador idêntico ao original, uma ideia certeira é procurar na loja da fabricante do celular, seja em uma física ou em loja online.

Sujeira

Quando estamos com o carregador conectado mas não carrega celular, por vezes o problema não é nada grave que exija a troca de algum dos gadgets envolvidos. Dentre as causas possíveis, é muito comum que tenhamos um celular que não carrega mas reconhece o carregador por causa de pequenas sujeiras que entram na cavidade do celular onde colocamos o carregador, o que faz com que haja um impedimento físico do aparelho ser carregado.

Para saber se seu celular está precisando de uma limpeza, uma boa ideia é utilizar uma lanterna de forma que você consiga enxergar a entrada do carregador por dentro. Caso você detecte uma grande quantidade de poeira, utilize um objetivo bastante fino e vá removendo a sujeira com calma, usando pouca força para não acabar pressionando a a poeira de forma ainda mais profunda no aparelho.

Carregador não reconhecido

Quando compramos um celular, o usual é que o aparelho venha na caixa acompanhado de um carregador especialmente feito para esse tipo de aparelho, ou seja, da mesma marca e cuja fonte seja adequada. Conforme vamos utilizando o aparelho, acontece de perdermos o carregador original ou então dele quebrar, o que nos obriga a utilizar outro carregador de mesma saída.

Apesar de carregadores costumarem funcionar em todos os celulares, acontece de pegarmos um que não se adequa ao nosso aparelho de forma que a bateria não carrega apesar de ser exibida conexão com conte de energia no aparelho. Nesses casos, o recomendável que é utilizemos um outro carregador da mesma marca do nosso aparelho ou que ao menos encontremos um original, ainda que seja de outra marca.

Tenha em mente que carregadores falsificados, mesmo quando carregam o aparelho, podem prejudicar a bateria e fazer com que sua vida útil diminua. Além disso, é válido dizer que os acessórios que acompanham um celular na caixa foram feitos especificamente para o aparelho, de forma que é recomendável darmos preferência a eles sempre que possível, visando melhor proveito e cuidado do aparelho.

Se com todas as dicas acima você ainda não conseguiu resolver o problema, veja o que fazer se seu celular não carrega.

Entrada de carregador quebrada

Meu celular aparece que está carregando mas não carrega, o que pode ter acontecido? Em casos de queda ou então de muito uso, é comum que celulares acabem desenvolvendo problemas na entrada do carregador, o que pode inclusive acontecer pela oxidação caso o aparelho tenha ficado tempos guardado em ambiente úmido.

Se a entrada do seu aparelho não estiver funcionando de forma adequada, você precisará ir até uma assistência técnica autorizada para que seja feita a troca da entrada, valendo a pena também pedir ao técnico que procure por outros defeitos se o aparelho tiver sofrido quedas e tenha então parado de fucnionar da maneira adequada.

Para evitar danos em caso de queda, nunca use seu aparelho sem a proteção de uma capinha e também de uma película que proteja a tela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu celular aparece que está carregando mas não carrega, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.