Instagram seguindo pessoas sozinho, o que fazer?

Instagram seguindo pessoas sozinho, o que fazer?

Aconteceu comigo. Nunca fui de seguir tanta gente no Instagram e sabia qual era o número exato de pessoas que eu sigo. Até que um belo dia, deslizando pelo feed, me deparo com fotos e stories de pessoas que nunca vi na vida. Foi quando olhei para o número 'seguindo' no meu perfil e percebi que estava um pouco mais alto do que costumava ser. Fui vasculhar a lista de pessoas que sigo e descobri que estava seguindo pessoas estranhas no Instagram que, com certeza, não tinha sido eu quem seguiu. Felizmente, consegui resolver a treta e preparei esse post para o umCOMO: 'Instagram seguindo pessoas sozinho, o que fazer?' para explicar como o problema foi resolvido no meu caso

Meu Instagram está seguindo pessoas sozinho!

Antes de agir, considere as possibilidades de porque o Instagram está seguindo sozinho, você precisa ter certeza de que nao foi você que começou a seguir essas contas.

Se o Instagram está postando foto sozinho, por exemplo, é possível que a sua conta tenha sido hackeada ou invadida, mas nem sempre. Outra causa possível para o Instagram seguindo pessoas sozinho é você ter autorizado acesso à sua conta a aplicativos de terceiros, por exemplo. Sempre vale considerar também algum vírus no seu celular.

Instagram seguindo sozinho por conta invadida

Quando a principal suspeita é o Instagram hackeado, será fundamental alterar a senha e acionar a verificação em duas etapas para evitar que isso não aconteça novamente. Se já não é possível alterar a senha ou até mesmo acessar a sua conta, será precisa pedir suporte para o Instagram através da ferramenta 'obtenha ajuda para entrar'. Você pode conferir uma explicação detalhada no artigo sobre como denunciar conta do Instagram invadida.

Nos tópicos a seguir explico como consegui resolver o problema do Instagram seguindo sozinho quando a causa não foi uma invasão.

Meu Instagram segue pessoas sozinho, como parar?

No meu caso, assim como o de muita gente que li por aí, o Instagram estava seguindo pessoas automaticamente por causa de algum aplicativo terceiro cujo acesso foi dado à minha conta do Instagram. Esses apps são aqueles que antes de que comecemos a usá-los pedem a nossa autorização para ter acesso aos nossos dados do Instagram e provavelmente coloca a nossa conta em uma base de dados para quem quer comprar seguidores.

Como eu resolvi o problema do Instagram seguindo sozinho

No meu caso, funcionou depois que eu cancelei o acesso a aplicativos de terceiros e alterei a senha. Você pode alterar o acesso a aplicativos de terceiros seguindo o passo a passo:

  1. Através do computador, acesse a sua conta do Instagram (leia como usar o Instagram pelo PC);
  2. Clique no seu próprio perfil e então em editar perfil;
  3. Vá em aplicativos autorizados, na coluna esquerda da tela;
  4. Então, selecione a opção 'revogar acesso' aos aplicativos suspeitos de estarem usando seu Insta para seguir perfis que compram seguidores;
  5. Antes ou depois desse processo, é fundamental mudar a senha do Instagram.

Foi assim que eu conseguir fazer com que o meu Insta parasse de seguir sozinho. Essa explicação também pode funcionar para casos de Instagram curtindo fotos sozinho, Instagram deixando de seguir sozinho e Instagram comentando fotos sozinho.

Mas, se no seu caso não funcionou, vale considerar a presença de algum malware (software malicioso), ou vírus, no seu celular. Na dúvida, use um antivírus de confiança e siga as instruções do artigo sobre como saber seu celular está com vírus.

Como deixar de seguir pessoas no Instagram

Após esse processo simples, se você ainda não deu unfollow nesses usuários 'indesejáveis' no Instagram, é recomendável que você faça isso sem o auxílio de apps externos para evitar cair nessa cilada novamente. Para deixar de seguir pessoas no Instagram você pode olhar clicar em 'seguindo', no seu perfil, clicar, novamente, em 'seguindo' na frente do nome de quem você quer parar de seguir e escolher a opção 'deixar de seguir'.

Se você quiser, além de dar unfollow, você também pode denunciar estes perfis como spam, assim o Instagram fica ciente do problema e automaticamente bloqueia eles da sua conta.

Leia também: Como saber se me bloquearam no Instagram

Se pretende ler mais artigos parecidos a Instagram seguindo pessoas sozinho, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.