Imagens para o Instagram legais: como fazer

Imagens para o Instagram legais: como fazer
Imagem: Reprodução Instagram@vanessa.kinoshita/Unsplash

Nem só de fotos é feito o Instagram, já tem um tempo que a rede social também é usada para o compartilhamento de imagens com frases, jogos, enquetes e muito conteúdo voltado ao marketing de empresas. Mas, de nada adianta postar uma foto ou vídeo se ele não chama atenção dos seus seguidores e não recebe as merecidas curtidas e comentários, que dentro do Insta são praticamente uma moeda de troca. É claro que existem técnicas e truques para criar imagens legais para o Instagram e nem sempre ser original é o que mais conta. Com um pouquinho de inspiração e as ferramentas certas você aprenderá a criar imagens para o Instagram (stories e feed)e chamar a atenção dos seus seguidores para conseguir mais curtidas, comentários e novos followers

Como criar imagens para Instagram - Feed

Existem alguns pilares básicos para conseguir criar uma boa imagem para postar no Instagram:

1. Tamanho das imagens no Instagram

O primeiro passo para criar as imagens ideais para o Instagram é ter certeza de que elas estão em tamanho e resolução adequados, embora a maioria dos apps e programas voltados para isso já tenham templates que ajustam a sua imagem, além do próprio Instagram arrumar. Mesmo assim, vale estar por dentro para não correr o risco de de ter uma parte da frase cortada, por exemplo.

As imagens no Instagram podem aparecer em três formatos, cujo tamanho é:

  • Quadrado: 600 X 600 px (mínimo) | 1080 X 1080 px (recomendado) | Proporção 1:1
  • Horizontal (paisagem): 600 X 315 px (mínimo) | 1800 X 945 px (recomendado) | Proporção: 19,1 ou 16,9
  • Vertical (retrato): 480 X 600 px (mínimo) | 1080 X 1350 px (recomendado) | Proporção 4:5
  • Tamanho da foto de perfil: 100 px X 110 px

Você pode diminuir a fotos em programas convencionais como o Paint ou Photoshop, mas existem muitos apps e programas que facilitam essa tarefa como por exemplo o aplicativo InstaSize ou o Social Image Resizer Tool.

2. Apps e programas para criar imagens personalizadas

Ninguém precisa ser um mago do Photoshop para criar imagens top para o Insta. Hoje em dia não faltam apps que fazem quase tudo por você, os mais conhecidos e fáceis de utilizar são:

  • Canva;
  • Photovisi;
  • Over;
  • Infogr.am (para criar gráficos);
  • Pictaculous;
  • Pablo ;
  • Pixlr.

3. Apps de filtros para Instagram

Se a imagem que você vai criar é com fotos, vale a pena apostar em um filtro legal para deixar com ainda mais cara de Instagram. Apesar de o Instagram ter uma variedade de filtros, existe um bocado de programas e apps com filtros diferentes do Insta. Uma dica para manter o feed harmônico é usar sempre o mesmo filtro ou escolher um padrão de cores, por exemplo. Os apps para Instagram mais usados são:

  • VSCO;
  • Lightroom;
  • Snapseed;
  • KiraKira (iOS) ou KiraDroid (Android);
  • Touch retouch;
  • Facetune;
  • Huji Cam (iOS) ou Kiju Cam (Android);
  • Mexture.

Leia também: Nomes para Instagram criativos - como criar

Imagens para Instagram com frases: como criar

Desde quando ainda não existia Instagram as frases motivacionais sempre fizeram sucesso. E nesse caso, acredite, por mais clichê que seja a fase, ela sempre pode funcionar. Seja pelo fato de que sempre tem alguém que ainda não conhecia, seja porque um conteúdo clichê pode se tornar original com uma apresentação surpreendente.

1. Defina um objetivo para a sua imagem para o Insta

Todo conteúdo cuja intenção do criador é que 'funcione' precisa ter um objetivo definido antes da sua criação e difusão. No caso das imagens com frases, você precisa pensar se quer uma frase que faça as pessoas comentarem, ou curtir. Frases com perguntas, ou que começam com 'E se...' têm uma tendência maior a receber comentários, por exemplo. Enquanto as imagens para Insta com frases motivacionais podem conquistar o usuário pelo lado emocional.

2. Surpreenda

O segredo imagens para postar no Instagram com frases que fazem sucesso é saber aproveitar casar a frase com a imagem. Pense que uma frase clichê pode se tornar original com uma imagem surpreendente. Chegar a esse resultado é uma questão de interpretação de texto.

3. Apresente de outras maneiras

Você já parou para pensar que muito mais fácil do que montar a imagem em programa ou app é escrever uma frase a mão e tirar uma foto? Valem bloquinhos fofos, canetas diferentes, lousinhas ou o que a sua imaginação permitir.

4. Tenha boas fontes

Não adianta copiar uma frase e fingir que foi você, o mundo saberá. A maneira mais digna e simples de aproveitar fases famosas é citando o autor, se ele tiver Instagram você pode até mesmo marcá-lo no post. É muito importante que você sempre cheque a origem da frase para não fazer feio.

Sugestão: As melhores legendas para fotos em inglês - com tradução

Imagem: Pinterest

Como criar imagens para a história do Instagram

As imagens do Instagram Stories são um mundo de possibilidades à parte, já que permitem uma maior interação com os usuários de forma que eles possam jogar, comentar, encaminhar e até compartilhar o conteúdo (fazendo print screen).

1. Tamanho das imagens no Instagram Stories

Assim como no feed, as imagens na história do Insta precisam estar no tamanho adequado para um bom desempenho. No caso das Stories, não existe um tamanho específico e sim uma proporçao, já que o tamanho pode variar de acordo com cada dispositivo. Neste caso, portanto, consideramos que a proporção ideal para o tamanho das imagens no Instagarm Stories é de 16:9.

Para não correr o risco de ter a imagem cortada, deixe o conteúdo escrito o mais centralizado possível e com um espaço de sobra nas bordas.

2. Como fazer stories criativos

As histórias do Instagram também são um ótimo espaço para a difusão de frases e textos curtos. No entanto, nessa parte o mais legal é explorar os recursos da história como gifs, emojis, enquetes, geo localização e o que mais o Insta permitir. Para o o passo de stories legais no Instagram, sugerimos o artigo sobre as melhores ideias de post no Instagram para Stories criativos.

Imagem: creativemarket.com

Dicas para bombar o seu Instagram

Ter um conteúdo bem feito é só o começo. As imagens para o Instagram podem ter resultados incríveis quando aliadas com alguns recursos e truques da própria ferramenta:

Brinque com as datas e calendários

Usar as estações do ano e datas comemorativas são um bom ponto de partida para decidir que tipo de conteúdo criar ou quando postar.

Aproveite as #hashtags

Quando bem utilizadas, as hashtags podem fazer maravilhas, tanto no feed quanto na história.

Espalhe conhecimento

Um bom motivo para seguir um novo perfil são as informações relevantes que ele publica. Na hora de fazer imagens para Instagram com frases pense sempre se você gostaria de ver aquela imagem passando pelo seu feed e se aquilo transmite um sentimento ou acrescenta algo a quem está consumido.

Interaja

Ver é ser visto! Comentar e curtir fotos de outros perfis é muito importante para que novos usuários conheçam o seu perfil. Você também pode usar a função 'Explorar' no Instagram para descobrir novos perfis e começar a segui-los. Só não vale forçar a barra!

Monte um feed divertido ou harmônico

O recurso dos feeds combinados a cada dia vem sendo mais explorados, tanto em forma de mosaico quanto em paleta de cores ou padrões. Para conseguir esse efeito, existem apps que ajudam a fazer um feed harmônico ou mosaico no Instagram:

  • Feed master;
  • Unum;
  • Color Viewfinder.

Faça um arquivo de inspirações

Tudo é feito de inspirações no Instagram e é muito fácil salvar as suas ali. Utilize a ferramenta 'salvar' para imagens para Instagram que você gosta. A partir de então você terá um arquivo de imagens inspiradoras para Insta que não serão para copiar, mas sim para te trazer novas ideias de publicações para o Instagram.

Acompanhe as estatísticas do seu perfil

Se você ama muito o Instagram ou usa ele também para divulgar o seu trabalho, acompanhar as estatísticas dos seus posts pode ser muito interessante para saber o que funciona e o que não, qual é o seu tipo de público, dentre outras ideias. Existem apps próprios para isso e simples de usar, alguns deles são:

  • Analytics for Instagram;
  • Statigr.am;
  • Followers insight;
  • Hootsuite;
  • Inspy.

Veja também: As melhores brincadeiras para Instagram - Enquetes engraçadas e desafios

Se pretende ler mais artigos parecidos a Imagens para o Instagram legais: como fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.