menu
Partilhar

Dia mundial da internet: por que se celebra?

 
Por Juliana Ribeiro. 4 junho 2022
Dia mundial da internet: por que se celebra?

Desde que a Internet deu seus primeiros passos, em 1969, tornou-se o meio de transmissão de informação por excelência do século 21 em todo o mundo. A onipresente Rede está em quase todas as facetas da vida, desde a saúde ou a educação, passando pelo contato com a família e amigos, tornando difícil imaginar o dia a dia sem ela.

Por toda essa importância, o Dia Mundial da Internet é comemorado desde 2005, mas o que exatamente essa celebração implica? Dia Mundial da Internet: por que se celebra? Neste artigo do umCOMO, revisamos a origem desta celebração e contamos algumas curiosidades sobre um evento que ganha importância ao longo do tempo.

Quando é o Dia Mundial da Internet

No dia 17 de maio celebra-se o Dia Mundial da Internet, data que se comemora em todo o planeta com atos e eventos muito diversos: conferências, encontros, descontos em lojas, concursos de fotografia digital entre outras coisas.

A iniciativa de celebrar o Dia Mundial da Internet surgiu em outubro de 2005, na Associação de Usuários da Internet (AUI) e, após o sucesso alcançado, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) foi convidada a declarar o Dia Mundial, para que a celebração adquira um caráter global.

Desde então, 17 de maio é uma data marcada no calendário como o Dia da Internet, que também comemora a fundação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), criada em 1969, e a assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo, em 1965.

Dia mundial da internet: por que se celebra? - Quando é o Dia Mundial da Internet

Por que é comemorado o Dia Mundial da Internet?

O Dia Mundial da Internet também é o Dia das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e é comemorado para lembrar a profunda transformação e os grandes avanços das novas tecnologias para melhorar a vida das pessoas. Também aponta o que ainda precisa ser feito em questões tão importantes quanto a segurança cibernética ou os direitos digitais, incluindo o acesso à internet, um direito que qualquer pessoa em qualquer lugar deveria ter.

No dia 17 de maio, lembra-se como essa poderosa ferramenta, que mudou nosso mundo, teve sua origem no projeto ARPANET, para o qual, na década de 1960, o Ministério da Defesa dos Estados Unidos buscou criar um sistema que conectasse dados desses primeiros computadores para facilitar. Assim, tornando possível a troca de informações.

Em 1969, essa primeira conexão foi alcançada com o envio de uma primeira mensagem entre dois computadores e, a partir desse momento, o desenvolvimento da rede de redes foi imparável, tornando a Internet uma ferramenta essencial para milhões de pessoas em todo o mundo. mundo. Isso significou uma revolução de calibre, pelo menos, semelhante ao que a Revolução Industrial significou na época.

Direito de acesso à Internet

O significado de 17 de maio, Dia Mundial da Internet ou também conhecido como Dia Mundial das Telecomunicações, não se limita a celebrar o nascimento de uma poderosa tecnologia transformadora. É também um dia importante para divulgar as imensas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias e enfatizar a importância da acessibilidade como fator de desenvolvimento em qualquer campo e em qualquer lugar do planeta.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas reconhece o acesso à Internet como um direito básico de qualquer ser humano, destacando ainda que qualquer outro direito fundamental inerente à pessoa deve ser protegido, inclusive online.

Informações, documentação e pesquisas variadas e quase imediatas sobre qualquer assunto, e-mail, comunicações online, comércio... as possibilidades oferecidas pela Internet para acessar a cultura, o emprego, a saúde ou a rápida interconexão entre as pessoas não param de aumentar. Poder acessá-los é um direito do qual ninguém deve ser excluído por motivos de idade, raça, sexo, localização geográfica ou nível econômico e social.

Neste sentido, recorde-se que o tema escolhido pela Comissão para a promoção do Dia Mundial da Internet para comemorar este 17 de maio, Dia Mundial das Telecomunicações, incide sobre a importância da Internet e das tecnologias digitais para a terceira idade e o envelhecimento saudável.

A cada ano, o número de usuários da Internet aumenta e atualmente está próximo de 5.000 milhões de pessoas. Mas no que diz respeito à acessibilidade, ainda existem diferenças importantes entre países e regiões que afetam seu próprio desenvolvimento, algo que também é lembrado no Dia Mundial da Internet como uma necessidade que deve ser corrigida como forma essencial de acabar com as desigualdades em todos os campos.

Agora que você conhece a origem do Dia Mundial da Internet, pode estar interessado em conhecer truques para melhorar sua experiência na Internet. Para fazer isso, veja nossos posts de Como configurar uma rede WIFI e de Como proteger uma rede WiFi.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia mundial da internet: por que se celebra?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. AUI. Associação de Usuários da Internet. Recuperado de https://aui.es/index.php
  2. Nações Unidas. Paz, dignidade e igualdade em um planeta saudável. Recuperado de https://www.un.org/es

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dia mundial da internet: por que se celebra?
1 de 2
Dia mundial da internet: por que se celebra?

Voltar ao topo da página