Como virar influencer

Como virar influencer

Influenciadores digitais são um fenômeno dos nossos tempos e são um dos principais meios para marcas engajarem seus públicos. Associar-se com os influenciadores certos pode ser muito positivo para uma marca, e também é uma profissão desejada por muitos hoje em dia.

Quem nunca pensou em fazer dinheiro falando sobre o que gosta? Então, por isso, muita gente deve se perguntar como ser digital influencer. Não é um caminho simples, mas há muitos nichos e assuntos que podem ser explorados: comida, jogos, maquiagem, viagens, hobbies, livros, filmes, animações, desenhos e muito mais.

Considerando isso, o umCOMO escreveu um pequeno guia pra você que quer saber como virar influencer e ser reconhecido/a pelo seu trabalho.

Escolha seu nicho

Primeiro, é importante saber em qual nicho você quer focar. Por exemplo, vamos dizer que você quer ser um influencer do ramo de maquiagens. É um tema muito amplo, então pode ser uma boa opção você tentar focar em algum tipo específico de maquiagem. Talvez maquiagens para o dia a dia, maquiagens para festas ou casamentos… Escolhendo um nicho e um escopo de posts pequeno acaba fidelizando alguns seguidores que vão atrás desse tipo específico de conteúdo.

O mesmo se aplica para influenciador de jogos digitais, por exemplo. Escolha um, dois ou três jogos para comentar, ou talvez um gênero específico, principalmente se for de um jogo ou gênero com muita demanda ou pouca oferta de influenciadores.

Não adianta tentar abranger um número muito grande de assuntos mesmo dentro de um tema, isso pode comprometer a qualidade dos posts e também diminuir o interesse ou engajamento do seu público. Escolhendo um nicho, é viável que você se estabeleça nele.

Defina a localidade

Você quer atingir um mercado local, regional, nacional ou mundial? Tudo isso vai influenciar o tipo e o conteúdo dos seus posts. Se você quiser falar de culinária ou de restaurantes e quiser atingir um público nacional, não adianta falar de restaurantes de uma cidade pequena sem interesse turístico, pois só vai interessar as pessoas dessa cidade. Você pode tentar abordar restaurantes de cidades turísticas ou de gastronomia em casa mesmo, que pode atingir todo e qualquer tipo de público independente de localização.

Agora, se você quiser atingir localmente, ao menos inicialmente, você pode fazer resenhas e visitas à restaurantes da sua cidade ou região. Tudo vai depender de quais pessoas você quer alcançar.

E não se engane: pode ser que, mesmo morando em uma cidade pequena, talvez seja mais interessante você focar em um objetivo local do que em objetivo mais global. Afinal, quanto mais global, mais também a concorrência. Tudo vai depender de como você está posicionando seu conteúdo.

Engaje, mas cuidado com excessos

Se você se pergunta como ser influencer digital, saiba que precisa estar presente diariamente nas redes sociais, respondendo stories, engajando o público com enquetes, vídeos, fotos, stories diferentes e tudo mais. Mas tome cuidado com algum possível excesso de posts em uma única plataforma.

Isso pode não só ser interpretado como uma possível poluição da linha do tempo dos seus seguidores, como também os algoritmos podem te prejudicar e acabar escondendo posts importantes seus. Estabeleça um número mínimo e máximo de posts por dia pra tentar ter uma média que não seja prejudicial, nem por estar sendo excessivo nem estar por estar sendo ausente demais das suas redes sociais.

Se você quer fazer perguntas para seguidores e não conseguiu ter ideias para isso, considere ler o nosso artigo que dá algumas dicas sobre perguntas para fazer na caixa de perguntas do Instagram.

Escolha suas plataformas

Quando você se pergunta como virar influencer outro fator importante é: em que plataformas você vai estar? Isso você só vai saber depois de definir tema, escopo e público: em quais redes sociais você estará presente enquanto influencer? Instagram? Facebook? YouTube? Twitter? TikTok? Talvez até mesmo LinkedIn ou Telegram podem fazer sentido para você, dependendo do seu público.

Esse é um processo que você vai fazer entendendo a idade do seu público-alvo, costumes e gostos, algo que você vai entender depois de fazer uma pesquisa de mercado, como mostraremos adiante. Você não precisa estar em todas as redes sociais, afinal, você precisaria gerar conteúdo para todas elas para não parecer um perfil abandonado, então é melhor que você só tenha perfil nas redes sociais que façam sentido para seu público e que você tenha condições de focar para gerar um conteúdo de qualidade.

Se você quer saber como virar influencer no Instagram, também pode te interessar: O que postar no Instagram

Pesquisa de mercado

Isso é muito importante pra entender o que o seu público que você quer atingir quer. Quais são seus hábitos, que horas ele costuma entrar em redes sociais (isso determina os horários das suas postagens), quais redes sociais ele mais usa, que tipo de comunicação o atinge de maneira mais eficaz.

Você não vai encontrar uma fórmula pronta de como ser digital influencer earrebatar o seu público, mas pesquisando alguns dados e informações (você pode fazer isso através de enquetes ou até mesmo buscando em sites de ferramenta de busca, há muitas pesquisas disponíveis por aí sobre padrões de consumo). Você também vai percebendo isso com o tempo, interagindo com o seu público.

Configure o perfil para empresas

Usando a opção “business” que a maioria das redes sociais permite, você pode ter melhores insights sobre engajamento, então é uma ferramenta essencial pra quem quer ser um influenciador de sucesso.

Não tem como virar um influencer no Instagram sem ativar essa ferramenta, pois sem ela você não consegue ter dados sobre engajamento e seguidores mais detalhados.

Pense na sua apresentação

Biografia e foto de perfil, essas são as primeiras coisas que uma pessoas veem quando entram no seu perfil de uma rede social, logo, é o seu cartão de visitas. Elas precisam representar bem o que você é enquanto influenciador/a.

Sua bio deve contar uma narrativa interessante para seus seguidores e deixar claro sobre o que você fala, enquanto a sua foto de perfil é a sua marca, e elas compõe a sua identidade enquanto influenciador. Não deixe de escolher uma foto em boa qualidade para passar uma boa impressão.

Tente entender a recepção do seu público

Veja o quanto ele está se engajando e em que tipo de posts. Ferramentas analíticas dessas redes sociais ajudam bastante nessa tarefa, mas também stories com enquetes no Instagram, por exemplo, são ferramentas pra entender melhor o que ele estão achando do seu perfil.

Separe pessoal e profissional

Não há problema em você falar um pouco da sua vida pessoal, na verdade, é até bom criar essa proximidade com o público e ajuda a dar mais naturalidade ao seu perfil. Mas tome cuidado com o que está sendo mostrado, se aquilo pode expor demais algum aspecto pessoal da sua vida ou se aquilo é interessante para o seu público ou não. Caso ache melhor, você pode ter um perfil pessoal e um perfil profissional para separar melhor esse tipo de conteúdo.

Busque parceiros

Parceiros são essenciais para um influenciador e funcionam como uma via de mão dupla. Eles podem divulgar a sua marca pessoal enquanto você divulga a deles. Você pode deixar claro nas suas postagens que você está aberto a colaborações, mas é provável que no início você tenha de ir atrás das empresas e marcas que você tem interesse em divulgar.

Veja se a marca faz sentido pra você (e se faria sentido pra ela ter o nome associada com você) e faça uma proposta. Com o tempo e com mais seguidores, o natural é que as marcas comecem a procurar você.

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