Como ver sites antigos

Como ver sites antigos
Imagem: Youtube/Zaid & Hassan Patel

Nos dias atuais, a internet está disponível em todos os lugares. Com a popularização dos smartphones e os planos de uso de dados cada vez mais baratos, usar redes sociais, fazer buscas e mandar mensagens para amigos e desconhecidos vem se tornando cada vez mais simples, rápido e fácil. Mas nem sempre foi assim: em 1995, quando o primeiro site .com.br foi registrado[1], o acesso à internet e aos sites era bem mais difícil e restrito. Está se sentindo nostálgico e quer matar as saudades dos sites de antigamente? Neste artigo do umCOMO a mostramos como ver sites antigos e matar a saudade de tudo que era publicado há uns anos.

Como visualizar versões antigas de sites e encontrar páginas fora do ar

O jeito mais fácil de visualizar versões antigas de sites e encontrar páginas fora do ar é utilizando sites e ferramentas específicos para esse fim. O Internet Archive (Arquivo da Internet, em tradução livre) é um site para ver sites antigos e sites que não existem mais, o que é possível por meio da ferramenta Wayback Machine (Máquina de Voltar Atrás, em tradução livre).

Ficou curioso? Veja como usar essa máquina do tempo da internet a seguir:

  1. Acesse o portal Internet Archive e procure por Wayback Machine;
  2. Digite o endereço do site que você quer visitar (ex.: umcomo.com.br) e clique em "browse history" para pesquisar;
  3. Você será direcionado para uma linha do tempo e calendário do site antigo, podendo ver uma captura de tela interativa do ano, mês e dia que escolher visitar. Ver como era um site antigamente nos mostra como a tecnologia vem avançando rápido e também traz uma certa nostalgia, não é?

Sites antigos de jogos

Além do Wayback Machine, o Internet Archive possui outra ferramenta que irá agradar muito aos gamers de plantão: uma biblioteca de softwares de jogos antigos, como Oregon Trail, Prince of Persia, Pac-Man, Sim City, Tetris, entre outros. Muitos desses jogos eram extremamente populares no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, mas nem todos eram acessíveis. O que o Internet Archive faz é deixar o acesso aos games mais democrático, mesmo que muitos anos já tenham se passado.

Se você deseja jogar um dos games acima ou ver quais são os outros títulos disponíveis na plataforma, basta acessar o Software Library: MS-DOS Games e se divertir. Que tal chamar as crianças da família para jogarem também? Assim elas poderão ver a evolução dos videogames e até mesmo jogar games clássicos!

Como ver como era um site antigamente

Outra boa opção para quem quer ver páginas antigas é utilizar o Oldweb, que emula versões antigas dos navegadores mais comuns (Firefox, Internet Explorer, entre outros) e utiliza o cache de sites antigos para carregar as páginas como elas eram antigamente. Aprenda a usar o Oldweb com nossas dicas a seguir:

  1. Acesse o Oldweb
  2. Em "browser", escolha o navegador e a versão que você quer utilizar;
  3. Em "URL", digite o endereço que você deseja acessar (ex.: usp.br);
  4. Escolha a data que você deseja ver (lembre-se que o site obedece o padrão americano de data, ou seja, mm/dd/aaaa (mês, dia, ano) e clique em "surf the old web!". Pronto! Nada como matar as saudades da época de conexão discada, onde tudo era mais simples.

Sites antigos

Alguns sites antigos ainda estão em funcionamento normal, como se tivessem sido congelados no tempo - especialmente nos anos 90. De acordo com reportagem publicada na revista Aventuras na História[2], são eles:

  • Internet Explorer is Evil
  • The San Francisco Fog Cam
  • Klingon Language Institute
  • CNN - OJ Simpson Main Page
  • Welcome to Netscape
  • Johnny Castaway Home Page
  • Heaven's Gate

Acessá-los é como voltar para as madrugadas e finais em que a coisa mais divertida a se fazer era ficar em frente ao computador descobrindo todo um novo mundo de possibilidades. Quanta nostalgia em um só clique!

Sites antigos brasileiros

Infelizmente, não foram encontrados registros de sites antigos brasileiros ainda no ar. Contudo, alguns domínios que foram registrados de 1995 em diante continuam sendo atualizados, como os sites da Chevrolet, IBM, Philco, entre outros - sem contar os sites ligados aos órgãos do governo.

Alguns dos sites mais populares do Brasil na época eram o AOL, Assustador, Uol, Cadê, Humortadela, VoxCards, Kibeloco... com certeza você acessou algum desses, caso usasse a internet nos anos 90 ou no começo dos anos 2000! Caso você deseje saber quais são os sites mais acessados atualmente, a resposta está no nosso artigo como saber quais são os sites mais visitados na Internet. Não deixe de conferir!

Se você ficou interessado nas mudanças da internet dos anos 90 para cá e gosta de páginas antigas, é bem provável que vá curtir o Web Design Museum. Esse museu virtual mostra a evolução do design de diversos sites ao longo do tempo, como do Youtube, Google, Wikipédia, Facebook, Twitter, entre outros. Você vai se surpreender como as coisas mudam de forma rápida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ver sites antigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. ARCO INFORMÁTICA. Conheça a lista dos domínios mais antigos da internet brasileira. Disponível em: <https://www.arcoinformatica.com.br/blog/conheca-a-lista-dos-dominios-mais-antigos-da-internet-brasileira.html>. Publicado em 7 de agosto de 2017. Acesso em 20 de janeiro de 2020.
  2. YAZBEK, Letícia. Fósseis da internet: 8 sites ridiculamente antigos que ainda funcionam. Aventuras na História. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/8-sites-das-antigas-que-ainda-estao-no-ar.phtml>. Publicado em 01 de agosto de 2019. Acesso em 20 de janeiro de 2020.
Bibliografia
  • BIERSDORFER, J. D. How to Find Old or Expired Websites. The New York Times. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2015/03/13/technology/personaltech/how-to-find-old-or-expired-websites.html>. Publicado em 12 de março de 2015. Acesso em 20 de janeiro de 2020.
  • ARCO INFORMÁTICA. Conheça a lista dos domínios mais antigos da internet brasileira. Disponível em: <https://www.arcoinformatica.com.br/blog/conheca-a-lista-dos-dominios-mais-antigos-da-internet-brasileira.html>. Publicado em 7 de agosto de 2017. Acesso em 20 de janeiro de 2020.
  • NÃO SALVO. 15 sites que você provavelmente acessou quando descobriu a internet. Disponível em: <https://www.naosalvo.com.br/15-sites-que-voce-provavelmente-acessou-quando-descobriu-a-internet/>. Publicado em 19 de janeiro de 2012. Acesso em 20 de janeiro de 2020.