Google Maps

Como ver a situação do trânsito com o Google Maps

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ver a situação do trânsito com o Google Maps

Agora é possível seguir a evolução dos congestionamentos no trânsito com o Google Maps, seja através do seu computador, smartphone ou iPad. Não será necessário carregar nem comprar mapas convencionais, poderá ver tudo em tempo real. O Google Maps inclui a visualização de mapas da situação do trânsito em tempo real. Neles, estão registradas as principais estradas do Brasil e ruas das maiores cidades do país. Através de um código de cores (verde, amarelo, vermelho) podemos entender a situação da estrada em cada momento. Uma ferramenta muito útil sempre que for viajar.

Passos a seguir:

1

A informação que o Google Maps proporciona é um serviço gratuito disponível desde qualquer suporte, seja navegando pelo site ou através do seu app no celular, a qualquer hora, 365 dias por ano. A única coisa que você precisa é de um aparelho que admita o envio e recepção de dados como no caso dos computadores e dos 'smartphones'.A camada do trânsito em tempo real é atualizada de forma periódica para mostrar a informação dos acontecimentos no trânsito ocorridos nos últimos 5-10 minutos. Está disponível para Google Maps e Google Maps para celulares e Google Maps Navigation (Beta). Os dados são extraídos de diferentes fontes como sensores de estradas, sondas etc.

2

Entre no Google Maps. Coloque um endereço do Brasil, por exemplo, de São Paulo e clique no botão 'Procurar'. Quando tiver o mapa, recomendamos aproximar com o 'zoom' para ter uma visão melhor do estado do trânsito. Você deve ativar a aba com as camadas entre as quais se encontra 'Trânsito'. Você encontrará a opção em uma caixa de seleção no canto superior direito ao lado de 'Mapa' ou 'Satélite' na função. Ao clicar sobre trânsito você verá que depois de alguns segundos o mapa "acende" com o estado do trânsito em tempo real.

3

O que significa cada cor? De acordo com o Google:- Verde: mais de 80kms por hora.- Amarelo: 40 - 80km por hora.- Vermelho: menos de 40 km por hora.- Vermelho/Preto: muito lento, partida e parada dos carros.- Cinza: não existem dados disponíveis.Estas cifras não são válidas para ruas pequenas como as que estão dentro da cidade com limites de velocidade muito baixos. Para estradas menores do que as rodovias, as cores oferecem uma legenda mais simples: Verde, boas condições de trânsito; amarelo, aceitável e vermelho ou preto significam más condições.

4

No caso do app no celular a sensação de realidade é maior, pois as zonas com trânsito denso (amarelo e vermelho) pulsam na tela. Na versão do computador são estáticas.Se você navegar através do Safari desde o seu iPhone também poderá ter acesso. Terá que escrever o URL: http://maps.google.com e seguir os passos que indicamos antes no passo 2. A diferença entre procurar no computador são as seguintes:- Você deverá permitir localizar sua posição. Não é necessário aceitar para ver este serviço.- Se clicar sobre o botão 'camadas' (o segundo começando pela esquerda) aparecerá uma janela com: satélite, etiquetas, trânsito e transporte público. Ative todas elas selecionando cada botão.No caso do iPad é exatamente o mesmo que descrevemos para iPhone/smartphone.

5

O Google anuncia que este serviço informa os motoristas se aconteceu algum acidente na estrada pela qual circula ou prevê circular, se existem obras ou algum tipo de incidente na estrada.Se o usuário clicar na aba 'Detalhes' poderá ver o tempo estimado para resolução do problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ver a situação do trânsito com o Google Maps, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ver a situação do trânsito com o Google Maps