Partilhar

Como utilizar a função HDR da câmera

Por Paula Cassandra. Atualizado: 17 maio 2017
Como utilizar a função HDR da câmera
Imagem: brighthub.com

Que tal deixar o resultado das suas fotos tiradas com o celular ainda mais bonito, independente do local onde você está? Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como utilizar a função HDR da câmera e aumentar a qualidade das imagens que capturar.

Também lhe pode interessar: Como usar uma câmera Polaroid

O que é a função HDR?

Muitos celulares, hoje em dia, já estão equipados com o HDR (High Dynamic Range), em português, Alto Alcance Dinâmico. Essa função permite que as fotos tiradas com smartphones tenham um resultado ainda mais bonito, uma vez que permite capturar a luminosidade do ambiente onde a imagem é feita de forma equilibrada, permitindo que a foto não fique muito escura nem muito clara.

Em outras palavras a função HDR da câmera possibilita aumentar o alcance dinâmico da imagem capturada, o que significa ter uma fotografia mais próxima da realidade, da cena que se enxerga. Essa função, até pouco tempo, era disponibilizada apenas nas câmeras digitais de melhor qualidade. Agora, está acessível para a maioria dos telefones celulares.

Para saber como utilizar a função HDR da câmera é preciso entender o seu funcionamento. O aparelho com esse recurso captura três imagens de uma mesma cena, sendo que para cada uma a máquina usa níveis de exposição diferentes. Ao final, a câmera automaticamente combina as três fotografias que tirou simultaneamente, ao gerar pontos de ajustes, para ter uma imagem final, mais nítida.

Como utilizar a função HDR da câmera - O que é a função HDR?
Imagem: blogsonyxperia.com.br

Dicas para usar função HDR da câmera

Tirar uma foto usando a função HDR do celular é bastante semelhante ao modo como se faz no momento de capturar qualquer imagem. A diferença é que para fazer uso desse recurso em todo o seu potencial o melhor é que, depois de capturar a imagem, o smartphone permaneça imóvel por mais alguns segundos, enquanto a função realiza o seu trabalho.

Já sobre como utilizar a função HDR da câmera propriamente dita, vai depender do sistema operacional que existe no seu celular. Os usuários de iOS, por exemplo, devem apenas acessar o aplicativo da câmera, entrar no seu menu e escolher o botão “opções”. Em seguida, basta ativar o recurso escolhendo a opção “HDR”. Depois de feito isso, quem usa a plataforma da Apple sempre vai tirar fotos com o recurso ativado.

Por outro lado, quem possui o sistema operacional Android em seu smartphone terá que fazer o download do app que oferece o recurso. É possível escolher entre o Camera360 Ultimate e o aplicativo HDR Camera. Antes de baixar o app, no entanto, certifique-se de que o seu aparelho não possua o recurso de fábrica, como acontece com alguns dos modelos de celulares da HTC. Para tanto, é preciso dar uma vasculhada nas configurações da câmera.

Já quem optar por fazer o download de algum dos aplicativos para Android pode baixá-los no Google Play. Como o Camera360 Ultimate é gratuito, ele é mais popular entre os usuários, sendo que além da função HDR, os apps contam com outros recursos. Entre eles, resolução total, compensação de movimentos, marcação de localização, remoção de fantasmas e muito mais.

Como utilizar a função HDR da câmera - Dicas para usar função HDR da câmera
Imagem: ccaa.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como utilizar a função HDR da câmera, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre Como utilizar a função HDR da câmera

Como utilizar a função HDR da câmera
Imagem: brighthub.com
Imagem: blogsonyxperia.com.br
Imagem: ccaa.com.br
1 de 3
Como utilizar a função HDR da câmera

Voltar ao topo da página