Como usar uma câmera Polaroid

Como usar uma câmera Polaroid

Hoje em dia existe uma grande quantidade de aplicativos que nos permitem atribuir diferentes efeitos às fotografias digitais que realizamos. No entanto, nós, os colecionadores de lembranças, sabemos que não há nada como possuir um original, e uma foto polaroid sempre será especial por seu caráter objectal, já que até ao momento é um dos poucos sistemas que nos permitem obter uma impressão direta de uma forma tão simples, portátil e automática. Todo mundo pode fazer fotos polaroid. Entre na moda vintage!Foto: Mónica Lou

Vai precisar de:
  • Uma câmera Polaroid
  • Filme Polaroid
  • Cartolina, camiseta ou tecido preto
Passos a seguir:
1

Recupere uma câmera polaroid da casa de seus pais ou compre uma em um mercado ou em lojas de fotografia e moda "retro". Cada vez é mais comum encontrá-la em lojas do centro antigo das cidades ou pela internet.

2

Existem diferentes tipos de câmeras e formatos polaroid. Compre filme polaroid compatível com sua câmera.

3

Normalmente cada pacote de filme contém 10 fotografias, ainda que às vezes possa conter apenas 8.

4

Lembre-se que você não está usando uma câmera digital. Pense antes de tirar a foto e valorize cada fotografia que tirar. Se não o convencer, guarde-a para um momento melhor.

5

Escolha a sensibilidade ISO adequada para a situação de luz em que vai fotografar.

6

Introduza o filme abrindo o separador da parte inferior da câmera. No próprio pacote de filme vem a explicação de em que direção você deverá introduzi-lo. É muito simples.

7

Fecha o separador e dispare. A primeira coisa a sair não será uma fotografia, mas o cartão protetor do filme. A partir daí você já pode disparar.

8

Para enquadrar e disparar, abra a guia de cima. Ajuste a lupa em função da distância na qual se encontrar do objeto fotografado.

9

O flash é disparado automaticamente.

10

Segure a câmera com firmeza, apoiando-a sobre um suporte ou apoiando o cotovelo em seu corpo para que não se mexa e a imagem seja o mais nítida possível.

11

O filme Polaroid mudou. Até pouco tempo atrás, quando a câmera ejetava a fotografia, sacudíamos ela no ar e víamos aparecer a imagem. Devido às modificações nos químicos de revelação que cada fotografia contém, a partir de agora é importante manter a fotografia no escuro durante os primeiros 4 minutos. Você pode utilizar qualquer objeto escuro como uma cartolina ou uma camiseta preta.

12

Sabendo que os primeiros minutos de escuridão são cruciais, você pode aproveitar o cartãozinho que aparece antes da primeira foto para colá-lo em modo de viseira, de maneira que quando saírem as fotos a luz não chegue a impactá-las em cheio.

13

Não espere obter uma grande foto na primeira vez. Experimente até achar o ponto certo da câmera.

14

Leve a câmera para uma festa ou um casamento e surpreenda os convidados com um agradável presente que eles podem levar para casa na hora. Em um casamento você pode colocar uma polaroid no centro de cada mesa para que os convidados tirem fotos entre si.

15

Você pode anotar suas impressões ou a data em que foi tirada no pequeno espaço em branco que há sob a imagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar uma câmera Polaroid, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos
  • Mantenha o filme e a câmera a uma temperatura fresca e longe do sol. Guarde o filme na geladeira enquanto não for usar.