Como usar um telefone público

Como usar um telefone público

Orelhões, ou telefones públicos, para as gerações mais novas podem parecer um objeto no meio da rua que não tem tanta utilidade após a popularização dos celulares. Mas a verdade é que hoje em dia eles estão lá justamente para situações de emergência ou, em alguns casos, ajudar na hora de economizar com ligações. Não saber ligar de um orelhão não é motivo de vergonha. O umCOMO te ensina agora como usar um telefone público.

Como fazer uma ligação a cobrar de um telefone público

A primeira maneira de usar um orelhão é fazendo uma chamada a cobrar, a qual quem paga a conta é a pessoa quem recebe. Funciona assim:

  1. Digite 9090
  2. Disque o número do telefone
  3. Espere a ligação chamar e quando ouvir uma musiquinha significa que a pessoa te atendeu
  4. Siga os comandos da voz automática e se identifique após o sinal dizendo o seu nome e a cidade de onde está falando.

Para fazer uma chamada para outra cidade a cobrar de um orelhão

Para esse tipo de chamada, vale a pena consultar as operadoras disponíveis naquela região (Telefônica, Embratel, OI, TIM,...). As tarifas cobradas para a pessoa que atende variam de acordo com a operadora utilizada. Portanto, para saber o valor exato de cada uma é preciso entrar em contato com elas.

  1. Tecle 90
  2. A seguir, insira o código da operadora escolhida
  3. Tecle o código DDD da cidade da pessoa que vai atender e ser cobrada pela ligação
  4. Por último, digite o telefone e aguarde a chamada completar
  5. Quando ouvir o sinal de que a pessoa atendeu, identifique-se.

Como ligar a cobrar para outro país de um telefone público

Usar um orelhão para fazer uma chamada internacional é totalmente possível e super fácil. O mais importante é saber corretamente todos os códigos que você precisará inserir. Antes de ir ao telefone público, pesquise uma operadora prestadora que realize serviço de chamadas internacionais para o país que você quer ligar, o código do país e o código da cidade. Então, basta seguir esses passos:

  1. Disque 00
  2. Insira o código da operadora prestadora
  3. Tecle o código do país
  4. Siga com o código da cidade
  5. Finalize com o número de telefone
  6. Espere a ligação completar

Como usar um orelhão com cartão telefônico

No passado os telefones públicos funcionavam com fichas que eram compradas em lugares como padarias ou bancas de jornais e a ligação tinha um tempo limitado. Atualmente, é possível realizar ligações locais, nacionais e internacionais que não sejam a cobrar através da compra de cartões telefônicos.

Tais cartões podem ser encontrados em lojas autorizadas de companhias telefônicas e o seu preço varia de acordo com a quantidade de créditos. A duração do cartão varia com o tipo de ligação que é realizada e o tempo de chamada.

Para realizar uma chamada em um orelhão com um cartão telefônico, basta inserir o cartão na leitora e realizar a chamada normalmente, como se estivesse ligando de um telefone fixo ou celular. Quando você não tiver mais créditos o próprio telefone te dará um aviso ou a chamada não se completará mais.

Veja também: Como ligar a cobrar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um telefone público, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.