Como usar o Photoshop

Como usar o Photoshop

Começar a usar um programa de edição de imagem como o Photoshop é só uma questão de dedicação. Porém, existe uma série de funções que todo o principiante deve conhecer. Podem ser consideradas as ferramentas e comandos básicos para conseguir efeitos e retoques nas fotos para principiantes. Em umComo, vamos explicar para você como usar o Photoshop, para que possa trabalhar em casa sem a necessidade de ser um profissional do design gráfico.

Correção de imagens simples com o comando Níveis

O comando Níveis do Photoshop permite corrigir a faixa de tons e o equilíbrio de cor de uma imagem ajustando os níveis de intensidade das sombras, dos tons médios e das partes iluminadas da imagem. Consegue dar às suas fotos o brilho, o contraste e a cor ou a luminosidade que não conseguiu no momento de tirar a foto. Simplesmente deve ir ao menu Imagem e aparecerão todas as suas possibilidades. Inclusive pode ajustar as sombras para conseguir um bom contraste geral.

Eliminar os olhos vermelhos das imagens

Esta é outra das possibilidades que qualquer pessoa que se inicie no Photoshop deve conhecer. Uma boa foto pode ser "estragada" pelo aparecimento de olhos vermelhos. O programa permite corrigir de uma forma simples usando a ferramenta Substituição de cor.

Criar uma imagem usando camadas

Usar as camadas do Photoshop permitirá a você conseguir fotos mais criativas: conseguir transparências, acrescentar camadas de texto, uma camada de fundo... O trabalho com todas elas facilitará a obtenção dos objetivos desejados. O primeiro passo é, sempre, transformar a imagem aberta em uma camada clicando duas vezes sobre o fundo. Assim, poderá trabalhar com transparências e retocar as diferentes camadas com o olho e o pincel.

Usar as diferentes ferramentas de seleção

O Photoshopoferece a você diferentes possibilidades para poder selecionar uma imagem. Decidir entre a Varinha Mágica, o Quadro e o Laço (em todas as suas variantes) é uma questão de conhecer qual é a ferramenta que melhor se adapta a cada momento.De uma forma geral, você pode usar a varinha para selecionar fundos bem definidos sobre objetos; com o quadro pode selecionar elementos que tenham um perfil similar ao quadro que você selecionar; e, com o laço poderá selecionar à mão qualquer objeto com um pouco de firmeza no pulso. Nesse link você poderá ver um exemplo desta ferramente a funcionar, recortando o cabelo da imagem.

Mudar o tamanho da imagem

Para mudar o tamanho de uma imagem com o Photoshop você deve distinguir entre vários conceitos: tamanho de imagem em pixeis, tamanho de imagem em centímetros e tamanho de tela. Deverá considerar diferentes coisas dependendo do que queira fazer com a fotografia ou imagem. Por exemplo, se quer mudar o tamanho de uma foto escaneada deve lembrar que se aumentar demais, ficará pixelada.

Usar algumas ferramentas básicas

Na barra de ferramentas encontrará muitas delas que permitirão fazer os desenhos mais criativos. Tente experimentar com todas elas. Aqui destacamos para você o "patch" para tampar elementos da imagem, o carimbo de clonar para fazer repetições de imagem ou o "patch" para corrigir imperfeições da imagem. Estas seriam suas funções básicas, mas a necessidade e sua criatividade podem fazer você usá-las de muitas outras formas.

Faça qualquer tipo de convites ou cartões

Outra das possibilidades que o uso do Photoshop oferece é a criação de todo o tipo de convites: para festas, aniversários, Halloween; ou cartões de Natal, de Ano Novo, etc. Quando tiver assimilado muitos dos conceitos que apresentamos, poderá criar de forma personalizada e muito criativa. Com certeza que quem os receber agradecerá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Photoshop, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Conselhos
  • Não tenha medo de experimentar com todas as opções que o programa proporciona a você.
  • Com Control+z ou através do Histórico sempre poderá desfazer os últimos passos se não estiver gostando do resultado.