Partilhar

Como usar o MailChimp

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como usar o MailChimp
Imagem: tinkdesigns.com

As empresas têm na sua posse uma das ferramentas mais poderosas, o e-mail marketing. Com ele você pode conseguir construir uma relação cuidada com os seus clientes atuais e conseguir novos. Com um só clique, você consegue dar vida ao marketing através do e-mail e deixar informação valiosa junto dos seus subscritores. Existem várias ferramentas para enviar e-mail marketing e uma das que tem sido mais utilizadas é o MailChimp. O MailChimp é uma plataforma que lhe permite enviar as suas newsletters, criar listas e analisar resultados. Ainda não conhece esta ferramenta? Em umComo vamos lhe mostrar como usar o MailChimp passo a passo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como usar o GuerrillaMail
Passos a seguir:
1

Uma das vantagens do MailChimp é que você pode começar a usar esta plataforma gratuitamente. Se não tiver mais de 2000 subscritores, pode enviar 12000 e-mails por mês de forma gratuita. Caso queira ter um envio ilimitado de e-mails ou pretenda ter mais subscritores, então já tem de fazer um upgrade da sua conta e pagar uma mensalidade.

2

Para começar a usar o MailChimp, acesse a mailchimp.com e clique em "Sign Up Free", no canto superior direito. Crie a sua conta colocando o seu e-mail, um username e uma palavra-passe. De seguida, você receberá um e-mail para ativar a sua conta, deve clicar em "Activate Account" no e-mail.

Como usar o MailChimp - Passo 2
3

Depois de validar a conta, você deverá preencher um formulário com alguns dados como nome, endereço e dados da empresa.

Como usar o MailChimp - Passo 3
4

Você deve começar por criar uma lista de contatos, vá a Lists - Create Lists. É importante que as listas que você criar sejam de qualidade e segmentadas, só assim conseguirá obter melhores resultados nas visualizações dos seus e-mails. Tenha cuidados com listas de e-mails comprados, pois podem virar spam.

Como usar o MailChimp - Passo 4
5

Agora que tem a lista criada, você precisa adicionar subscritores. Você pode fazê-lo adicionando contato a contato ou importar contatos de aplicações externas como Google Drive ou Google Contacts. Lembre-se que, você deve ter permissão da pessoa para adicionar o seu e-mail.

Como usar o MailChimp - Passo 5
6

De seguida, crie a sua campanha. Vá ao menu Campaigns - Create campaign.

Como usar o MailChimp - Passo 6
7

Escolha que tipo de campanha pretende enviar, se um e-mail HTML com imagens e texto, um e-mail apenas com texto simples, se quer enviar conteúdo de uma lista RSS ou fazer um campanha teste para determinar qual é a melhor linha de assunto.

Como usar o MailChimp - Passo 7
8

Depois selecione a lista de contatos a quem pretende enviar a campanha. Se pretender enviar apenas a um segmento de contatos de uma determinada lista, selecione essa lista e os contatos a quem pretende enviar.

Como usar o MailChimp - Passo 8
9

Na barra cinza inferior clique em "Next" ou em "Setup", para o seguinte passo. Aqui deverá dar um nome à campanha, escrever um assunto e confirmar os dados pré-cadastrados.

Como usar o MailChimp - Passo 9
10

Clique novamente em "Next" ou "Template" na barra inferior cinza para definir o template. Pode escolher um template básico ou escolher um layout já feito.

Como usar o MailChimp - Passo 10
11

Após selecionar o template, avance na barra cinza e agora é hora de editar o conteúdo do seu e-mail. Os templates podem ser completamente editados, basta clicar em cada box e editar as informações no menu da direita. Se pretender também pode eliminar alguma box ou adicionar outra em outro local.

Como usar o MailChimp - Passo 11
12

Depois de ter todas as informações editadas, clique em "Confirm" na barra inferior e confirme todas as configurações. Clique em "Send" e o seu e-mail será enviado para os seus contatos.

Como usar o MailChimp - Passo 12

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o MailChimp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Conselhos
  • Depois de enviar o seu e-mail poderá analisar os resultados, a taxa de abertura, rejeição, quem abriu o e-mail, entre outros dados.

Escrever comentário sobre Como usar o MailChimp

Como usar o MailChimp
Imagem: tinkdesigns.com
1 de 12
Como usar o MailChimp

Voltar ao topo da página