Partilhar

Como usar o Linkedin para conseguir um emprego

Por Samanta Fluture. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: wp.edu

As redes sociais não representam apenas momentos de lazer. Também são cada vez mais usadas como ferramentas profissionais, tanto na hora de buscar um emprego, quanto conseguir um. Os empregadores em busca de mão de obra qualificada usam a internet para filtrar ainda mais a caça por talentos. Por isso, para quem está em busca de uma nova oportunidade ou de uma recolocação no mercado de trabalho, as redes sociais podem ser grandes aliadas.

O Linkedin, em especial, é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais. Resumindo, ele funciona como currículo online e é excelente para networking. Porém, não basta apenas abrir uma conta e esperar que a vaga caia no seu colo! Para ajudar você nessa jornada, o umComo.com.br vai dar dicas de como conseguir um emprego usando o Linkedin.

Também lhe pode interessar: Como funciona o LinkedIn

Tenha um perfil completo

Gerenciar e manter atualizadas as informações do seu perfil é a base para que você seja um candidato de destaque. Ou seja, aproveite e abuse das ferramentas que o Linkedin fornece. A primeira delas é o próprio currículo dividido por empregador, tarefas, tempo que ficou e projetos que participou. Preencha tudo e não pule o resumo! Essa parte deve ser concisa e dizer, em poucas palavras, quais são seus diferenciais, qual sua experiência profissional e o que busca na carreira. Ao incluir palavras-chave e frases que tem a ver com seu trabalho, ficará mais fácil de um recrutador achar você pelo campo de busca. Na hora de inserir uma foto, tome cuidado e busque por uma de perfil mais profissional. Essa área e também o resumo são as principais para reter pessoas na sua página e gerar uma conversa.

Esteja sempre disponível

Depois de um perfil completo e em ordem, deixe aviso que você está disponível para novas oportunidades. A rede social torna esse processo bastante fácil. Primeiro, vá em “Configurações” e acesso sua “Preferências de e-mail”. Nessa área, você poderá selecionar quais mensagens gostaria de receber. Aqui, deixe indicado que está interessado em todas as opções (oportunidades, vagas, consultas, apresentações de outros membros, etc). Com essa abertura, você estará mais acessível e potenciais empresas poderão entrar em contato sem o risco da mensagem se perder.

Informe contatos próximos que está buscando oportunidades

O Linkedin foi criado para facilitar o networking. Por isso, faça sua parte e envie mensagens aos seus contatos mais próximos, contando um pouco sobre sua trajetória e que está buscando novas oportunidades. Mensagens personalizadas são ótimas e costumam gerar retornos. Além de você manter a mente mais aberta, poderá gerar frutos futuros, pois seu nome ficará sempre gravado na rede destas pessoas.

Siga empresas que o interessam

É possível seguir páginas de empresas que você admire ou tem interesse em trabalhar. Para achar as empresas de seu interesse, digite o nome no campo de busca e selecione a correta dentro da lista de resultados. Já na página da empresa, clique no botão “Seguir empresa”. Dessa forma, irá acompanhar as publicações em seu feed de notícia e também as vagas em aberto. Isso facilita sua busca por emprego, uma vez que não precisa visitar o site de todas as empresas a todo instante.

Participe dos Grupos do LinkedIn

Os grupos do Linkedin funcionam de forma similar, porém são criados por usuários, por isso todos podem postar conteúdos e interagir. Essa é uma das estratégias mais importantes que foca o networking. Muitos dos grupos aceitam a exposição de suas habilidades e troca de contatos. Usando o campo de busca, procure por grupos que possuem temas e áreas que o interessam. Você pode conhecer alguém, descobrir uma vaga ou ser abordado por recrutadores. Isso só aumentará suas chances de contratação. Além disso, os grupos também servem para trocar conhecimento. Use-os para ficar de olho em notícias e novidades sobre o mercado de trabalho e sua profissão.

Organize a sua busca

Por último, o Linkedin oferece a possibilidade de fazer buscas por vagas, seja por cargo, palavra-chave de atividades ou empresa. A ferramenta é poderosa e possui ainda mais filtros caso você seja um usuário premium. Porém, usando a rede social de forma gratuita como usuário básico, já há grandes chances de você encontrar vagas de interesse. Ao usar o campo de busca, observe nos resultados a localização da vaga, qual a empresa que está contratando, qual o segmento e atividade, quando foi publicada, se os requisitos batem com suas experiências e se a remuneração (caso descrita) está compatível com o mercado. Se tudo isso estiver em ordem, não hesite em se inscrever! Por ser uma vaga via Linkedin, a inscrição é feita de forma automática ao se clicar em um único botão. Se existe a opção de enviar uma carta de apresentação, capriche usando um ou dois parágrafos para contar brevemente sobre você e porque esse cargo é o que está buscando.

Como usar o Linkedin para conseguir um emprego - Organize a sua busca
Imagem: cio.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Linkedin para conseguir um emprego, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como usar o Linkedin para conseguir um emprego

1 comentário
wassila simao romano
como faço para cadastrar meu curriculo

Imagem: wp.edu
Imagem: cio.com
1 de 2

Voltar ao topo da página