Partilhar

Como usar o Instant Articles do Facebook

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017

Chegou o ano passado mas só agora está disponível para todos, estou falando do Instant Articles, uma ferramenta do Facebook especialmente concebida para ajudar e facilitar a vida dos usuários dessa rede social a aceder a conteúdo informativo bem mais rápido do que antigamente. Pode começar a esquecer as barras de carregamento, o tempo perdido esperando por uma notícia ou um artigo do umComo para carregar. Com essa ferramenta qualquer website que faça a inscrição e atualize o seu serviço vai conseguir transmitir a sua informação bem mais depressa para todos aqueles que estão interessados nessa estória. Mas como usar o Instant Articles do Facebook? Na continuação desse artigo vamos ensinar como fazer.

Conceito do Instant Articles

Nesse momento o Facebook está disponibilizando o serviço do Instant Articles para o seu aplicativo do Messenger. Assim sendo passará a contar com dois aplicativos capazes de trabalhar essa ferramenta do Instant Articles. O Instant Articles consiste numa ferramenta que carrega as notícias e os artigos das páginas inscritas de uma forma automática aquando da visualização do seu feed de notícias.

Enquanto está navegando pelo seu feed no Facebook, o Instant Articles disponibiliza quase automaticamente a informação, assim quando clica numa publicação que contém uma notícia em vez de esperar para carregar a informação, ela vai aparecer subitamente, e poderemos ler e ver as imagens além dos videos inseridos nessa notícia, poderá utilizar mapas interativos e tudo com apenas um clique na tela do seu celular ou tablet.

Dessa forma quem cria conteúdos web pode continuar a utilizar imagens, infografias, videos que melhoram a experiência do usuário, sabendo que mesmo que acedam através do Facebook, graças ao Instant Articles, vão poder usufruir de todas as funcionalidades como se estivessem vendo no website. Criando conteúdos partilháveis, interativos e acima de tudo informativos.

Como usar o Instant Articles do Facebook - Conceito do Instant Articles

Usando o Instant Articles

Para quem quer usar o Instant Articles fica um aviso, não é simples e envolve alguns passos um pouco complicados. Mas se realmente tem conteúdos interessantes e informação relevante então esse é o caminho a seguir. Para utilizar a ferramenta primeiro tem de fazer o "Sign Up", na página do Instant Articles. De seguida deve seguir os passos todos e quando terminar, uma equipa do Facebook irá determinar se realmente a matéria presente no seu website é relevante para que possa ser incluída no serviço do Instant Articles. Isso pode demorar alguns dias até que seja confirmada ou não.

Após confirmação toda a vez que partilhar um artigo do seu website no seu mural do Facebook, ou copiar uma hiperligação para o seu mural ou dos seus amigos, no canto superior direito da publicação aparecerá um pequeno símbolo de um raio. Esse símbolo é a prova de que esse artigo acabou de fazer parte do Instant Articles e que quando alguém clicar nele, a informação contida no seu artigo, colocada na sua página aparecerá subitamente, podendo ser consultada quase de forma instantânea pelo usuário.

Como usar o Instant Articles do Facebook - Usando o Instant Articles

Contra-Partidas

O grande problema do Instant Articles era a gestão dos rendimentos por parte das empresas produtoras de conteúdos para web. Nomeadamente no seu início em que apenas alguns jornais relevantes tinham permissão para utilizar o serviço. No entanto o Facebook e Mark Zuckerberg se precaveram relativamente a esse problema. É que com o Instant Articles, as receitas ganhas com publicidade e números de acesso estariam sendo perdidas por parte dos jornais e páginas de conteúdos. Mas o Facebook contornou o problema dando essas receitas para as empresas conforme os cliques e as publicidades contidas na página raiz desse artigo. Além do mais ainda fornecem uma percentagem do ganho publicitário se esses artigos no Instant Articles tiverem publicidade do Facebook.

Como usar o Instant Articles do Facebook - Contra-Partidas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Instant Articles do Facebook, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como usar o Instant Articles do Facebook

1 de 4

Voltar ao topo da página