Como usar o Google TakeOut

Como usar o Google TakeOut

Geralmente se diz que aquilo que vai parar na Internet nunca mais se perde. A verdade é que perdemos, acabamos por perder imagens, textos, lembranças de conversas, vídeos que colocamos das nossas férias, esquecemos a palavra-passe do nosso blog de adolescente. Lembra aquela conta do Orkut que nunca mais usou? A quantidade de fotos que tinha no seu perfil, algumas delas senão todas foram perdidas pelo menos desde que mudou de PC, e esqueceu de fazer o "backup" desses dados. Não desespere, porque o Google é nosso amigo e decidiu criar um serviço onde é possível recuperar grande parte desses ficheiros que fomos carregando para a Internet. De seu nome Google TakeOut é uma funcionalidade online que permite baixar os nossos arquivos, com limites é certo. Mas como usar o Google TakeOut para conseguir as nossas "memórias"? Na continuação desse artigo do umComo vamos explicar.

Funcionalidades do Google TakeOut

Através da página do Google TakeOut poderá baixar e gerenciar os seus arquivos online. Além do mais o serviço é gratuito, e permite executar o backup dos nossos ficheiros de todas as nossas contas do Google. Poderá fazer uma cópia segura das galerias de fotos, guardar a lista de contatos do Gmail, aqueles textos postados no Blogger podem ser baixados e até mesmo os vídeos do Youtube têm direito a ser armazenados. Dessa forma, conseguindo a exportação das assinaturas é possível utilizá-las noutros programas e continuar recebendo as notificações de atualização dos sites e dos blogs. Pode fazer o backup dos ficheiros do Google Drive, e guardar os dados dos Hangouts. E até fazer a exportação de ficheiros de redes sociais como o Orkut e o Google+, tais como fotos e videos, contatos e alguns conteúdos que postou nelas.

Como fazer?

Quando chega no site do Google TakeOut faça o login na página com os seus dados de e-mail do Google e a partir daí o Google lhe mostrará quais os locais que usa e que possuem dados para descarregar. Agora que já fez o login pode definir se quer os dados todos dos serviços ou apenas aqueles que quer fazer o backup. Após essa seleção, se inicia o carregamento das informações desses serviços. Para executar o backup de todos os dados é só apertar onde diz "Criar Arquivo". No final é só decidir para onde quer fazer a descarga do ficheiro, que virá em formato ".zip", se para o PC ou para algum disco externo. Após baixar o arquivo .zip é só descompactar e verificar as pastas com o nome de cada serviço que selecionou.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Google TakeOut, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.