Como usar o e-mail do Gmail

Como usar o e-mail do Gmail

O Gmail é o sistema gratuito de e-mail que fornece a empresa Google. Tem características similares a outros como Yahoo ou Hotmail e uma ou outra inovação como pode ser o Google Calendar, Google Drive ou seus filtros para organizar as mensagens. Para que você saiba como se desenvolver neste serviço de e-mail, em umComo.com.br ensinamos-lhe como usar o e-mail do Gmail.

Vai precisar de:
  • Computador com acesso à internet.
  • Conta no Gmail.

Acesso a meu e-mail do Gmail

Para acessar ao e-mail do Gmail já temos de ter a nossa conta criada. Caso não tenha sido criada, deverá fazê-lo.

Bem, aqueles que já têm criada a conta de Gmail, colocamos este endereço em nosso navegador: accounts.google.com. De seguida, colocamos nosso e-mail, nossa senha e clicamos em iniciar sessão.

Ler mensagens recebidas

Uma vez que tenhamos iniciado sessão, seremos encaminhados para um menu onde estão os e-mails que recebemos, onde podemos criar nossos próprios e-mails para depois enviá-los, etc. Nós começaremos com a gestão das mensagens que recebemos. Isto se encontra na caixa de entrada. Na parte esquerda veremos uma série de palavras alinhadas na vertical, nos centraremos na parte que diz recebidos, e entre parêntese aparece o número de e-mails que recebemos e que ainda não foram lidos. Na parte da direita, aparece cada e-mail recebido e com um assunto como título. Quem decide o assunto é o emissor e geralmente é uma pequena referência ao conteúdo que nos enviou. Só teremos que clicar sobre o e-mail para ler seu conteúdo. À esquerda da cada e-mail vemos 3 ícones, este é um dos aspectos mais interessantes do Gmail, são ícones que servem para filtrar os e-mails de acordo com a importância que têm para nós.

Começaremos falando de sua função a partir do que está mais à direita. O ícone é como uma espécie de retângulo deformado, ao clicar nele colocamos o e-mail na categoria IMPORTANTE. O seguinte ícone é uma estrela e significa DESTAQUE. O ícone que está mais à esquerda é um quadrado e serve para marcar o e-mail em questão e aplicar-lhe uma série de ações que vêm na barra superior. São opções variadas como arquivar, eliminar, marcar como spam, etc.

Enviar um e-mail pelo Gmail

No passo anterior vimos como ler os e-mails que recebemos e como organizá-los. Agora veremos outro aspecto importante, como enviar um e-mail pelo Gmail. É bastante simples, porque o que procuramos está no mesmo menu em que entramos para ler os e-mails que recebemos. Só temos que prestar atenção na parte esquerda, onde veremos uma chamativa e grande caixa vermelha que diz ESCREVER. Devemos clicar aí para começar a escrever a nossa mensagem.

Escrever o e-mail

Quando clicamos em escrever, à direita irá abrir-se uma pequena janelinha onde começaremos a escrever nosso e-mail. Na parte superior há uma barra onde diz Para. Aí colocaremos o endereço da pessoa à qual vamos enviar o e-mail. Embaixo há outra barra que diz Assunto. Não é obrigatório pôr um assunto, é utilizado para dar informação ao receptor sobre o conteúdo do e-mail. Por baixo dessas 2 caixas há um grande quadro em branco, é a zona de redação. Aí é onde redigiremos o conteúdo do e-mail. Uma vez que tenhamos terminado de redigir, iremos à parte inferior esquerda e vemos uma caixa azul onde diz ENVIAR. Só é preciso clicar aí e já teremos enviado o nosso e-mail. Na mesma altura da caixa azul de enviar há uma série de ícones que tornarão nosso e-mail mais completo. Por exemplo poderemos anexar arquivos, fotografias, formatá-lo, etc...

Sugestão: Como recuperar meu e-mail

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o e-mail do Gmail, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Conselhos
  • É aconselhável associar outra conta de e-mail, para se algum dia perdermos a senha podermos recuperá-la através de outro endereço de e-mail.