Partilhar

Como usar o CCleaner

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o CCleaner
Imagem: pindigit.com

O CCleaner é um software para Windows destinado a limpar os dados de navegação e outros arquivos temporários gerados durante o uso do sistema operacional. A necessidade de fazer uma limpeza constante no seu computador é a de remover dados de navegação que podem ser capturados posteriormente por algum cookie mal intencionado e também a necessidade de que esses arquivos não ocupem muito espaço no seu disco rígido. Por isso softwares como este são tão importantes, se não sabe como usar o CCleaner, aprenda conosco aqui no UmComo.

Passos a seguir:
1

Download

Faça o download do CCleaner ou atualize para a versão mais atual aqui no site: http://www.piriform.com/ccleaner/download/standard

Se atente que existem versões pagas do CCleaner, se não quiser pagar por elas, baixe a versão gratuita.

2

Instalação

Clique em Run, dê as permissões necessárias e remova as caixas de diálogo que não forem de seu interesse. Como por exemplo, criar ícone na área de trabalho pode não ser algo de seu interesse. Então basta desmarcá-la.

3

Execução

Perceba que há duas abas no programa. Uma exibe as caixas de diálogo dos programas pertencentes ao sistema WIndows; a outra aba contém os programas instalados no seu sistema operacional. Nessas duas abas você pode marcar ou desmarcar opções. As que achar melhor.

Também existe uma aba lateral com alguns itens, como Registro, Ferramentas e Opções. Iremos a elas posteriormente.

Na parte de limpeza você pode escolher por Analisar ou por Executar limpeza imediatamente.

A função Analisar recolhe os arquivos mas não os apaga, enquanto a função Executar limpeza limpa os arquivos prontamente.

O CCleaner sempre pede que o navegador seja fechado durante sua execução, você pode optar em manter o navegador aberto, porém o software terá mais dificuldade em encontrar e remover os cookies. Você pode executar o programa novamente quando tiver encerrado a sua navegação.

Como usar o CCleaner - Passo 3
4

Em Registro o software busca por erros e apaga dados do registro. Se você opta por “Corrigir erros”, o programa te questiona se você quer ou não fazer uma cópia dos dados apagados. Se você achar melhor, opte por fazer uma cópia. Se houver alguma opção na caixa de diálogo marcada que não seja do seu interesse para a busca de erros, basta desmarcá-la.

Como usar o CCleaner - Passo 4
5

Remoção de software

O CCleaner também remove softwares que você instalou em sua máquina. Basta selecionar o software que deseja remover e clicar em Desinstalar. Pode ser uma opção muito interessante para quem tem o Baidu, Hao e outros softwares invasivos.

Como usar o CCleaner - Passo 5
6

Opções

A aba final mostra opções de configuração de software, para que você possa gerenciar o desempenho do CCleaner.

Na aba de cookies você pode escolher quais cookies remover e quais cookies deixar durante a varredura. Por exemplo, por padrão no CCleaner, os cookies do Facebook são mantidos, pois ele é fundamental para resgatar seu login e senha e assim você não irá precisar se logar todas as vezes que entrar no Facebook.

Na parte de avançado é necessário ter muita cautela, o CClenaer é um software muito intuitivo e fácil de compreender, mas uma configuração errada e você pode não gostar muito do desempenho do seu computador. Por exemplo, na parte Avançado existe a opção de desligar o computador após a execução do CCleaner. É muito provável que você não queira isso. Evidente que se uma opção errada for marcada, bastará desmarcá-la depois.

Como usar o CCleaner - Passo 6
7

O CCleaner é recomendado para todos os níveis de usuário, por ser um programa de fácil compreensão e fundamental para a segurança da navegação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o CCleaner, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário sobre Como usar o CCleaner

Como usar o CCleaner
Imagem: pindigit.com
1 de 5
Como usar o CCleaner

Voltar ao topo da página