Como usar app do FGTS para consultar saldo

Como usar app do FGTS para consultar saldo

Quem pretende consultar o seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem agora a sua vida facilitada. A Caixa Econômica Federal lançou um app que lhe permite ter acesso a estas informações no seu celular. Para acessar a esta ferramenta é necessário realizar um cadastro e facilitar alguns dados, mas depois o seu uso é bastante simples e intuitivo. O app do FGTS é gratuito e está disponível para usuários de iOS, Android e Windows Phone. Se quer saber como usar app do FGTS para consultar saldo, continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda conosco.

Passos a seguir:
1

O FGTS é uma proteção para o trabalhador despedido sem justa causa. Todos os meses o empregador realiza um depósito correspondente a 8% do salário pago ao trabalhador, para que caso este seja despedido sem justa causa possa receber o FGTS. Algo que entretanto foi alterado foi o saque do FGTS de contas inativas, que correspondem a contratos de trabalho já encerrados. Antes só era possível sacar o FGTS de contas inativas quem estivesse desempregado por três anos ininterruptos. Agora, mesmo que esteja empregado, já é possível realizar o saque de contas inativas, desde que a saída do emprego anterior tenha sido até 31/12/2015.

Por isso, agora mais que nunca, é essencial você aprender a consultar o saldo FGTS para saber se tem algum valor que possa sacar. E já pode fazê-lo facilmente através do app do FGTS, tal como vamos ensinar de seguida.

2

Para usar o app do FGTS, comece por se dirigir à App, Windows ou Play Store, digitar "FGTS" e fazer o download do app.

3

Depois de instalado, abra o app do FGTS e clique em "Primeiro acesso", caso ainda não tenha realizado o cadastro. Leia e aceite o contrato, digite o seu número de NIS, você pode encontrá-lo na sua carteira de trabalho, extrato do FGTS ou cartão do cidadão. Depois é só digitar os restantes dados solicitados, definir sua senha e clicar em "Confirmar".

4

Com o cadastrado feito, agora é só inserir o seu número de NIS e respetiva senha. Na primeira vez que usar o app do FGTS, tem que confirmar o seu endereço para continuar.

5

As suas contas do FGTS e respetivos saldos irão aparecer na tela e, clicando em cada conta você pode visualizar o extrato detalhado de cada uma. Se desejar poderá visualizar e guardar o seu extrato do FGTS em arquivo PDF, basta clicar na seta para baixo que aparece junto do saldo atual.

6

O app do FGTS também lhe permite atualizar o endereço. Para isso, basta clicar no ícone do canto superior esquerdo e acessar a opção "Atualizar endereço". Depois é só digitar o novo CEP, completar com os novos dados e clicar em "Salvar Endereço".

7

Para além de conseguir consultar o saldo do FGTS nesse app, você também pode consultar os pontos de atendimento CAIXA mais próximos de você. Basta clicar no ícone no canto superior esquerdo com três barras horizontais e depois escolher a opção correspondente. Você pode encontrar os pontos de atendimentos mais próximos através da sua localização atual ou do seu endereço.

Como viu, é bem fácil usar o app do FGTS para consultar saldo. Por isso, não perca mais tempo e comece usando hoje mesmo!

Entenda: FGTS retroativo - Quem tem direito ao lucro?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar app do FGTS para consultar saldo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.