Como trocar uma placa de vídeo

Como trocar uma placa de vídeo

As placas de vídeo, também conhecidas como adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica são um dos componentes básicos dos equipamentos informáticos e se encarregam de gerenciar os dados gráficos. Costumam ser componentes caros, por isso o mais comum na hora de decidir trocá-la é porque estragaram ou porque estão ultrapassadas. Neste artigo de umComo.com.br veremos como trocar uma placa de vídeo.

Vai precisar de:
  • Uma chave de fenda
  • Uma placa de vídeo compatível com nossa placa-mãe
Passos a seguir:
1

Um bom passo prévio antes de trocar a placa de vídeo é ver qual temos; podemos ver o procedimento consultando este artigo. Costuma-se recomendar desinstalar a placa de vídeo antes de colocar uma nova e isso pode ser feito na mesma janela onde aparece o nome da nossa placa de vídeo, clicamos com o botão direito e escolhemos desinstalar.

2

Depois de ter uma ideia prévia de que tipo de conector nossa placa de vídeo pode ter (PCI, PCI express ou AGP), estamos prontos para abrir o aparelho. Vamos usar sempre como exemplo um computador de mesa. Antes de nada você deve pegar uma chave de fenda e se aproximar da torre do computador.

3

Desligamos a torre da energia elétrica para trabalhar com mais segurança. Algumas pessoas recomendam descarregar a eletricidade estática antes de tocar o computador por dentro. Você deve tirar os parafusos da carcaça da torre.

4

Ao tirar a carcaça veremos o interior do nosso computador. De todos os componentes que vemos lá dentro, um deles será a placa de vídeo. Os encaixes da placa de vídeo variam em função da época. Nos computadores mais recentes o habitual é PCI express. Como antes consultamos a marca e modelo da nossa placa de vídeo, só temos que olhar entre as peças uma que seja retangular, cheia de chips e com o mesmo nome que vimos antes. Estará inserida e parafusada na parte traseira da torre; desparafusamos a mesma e extraímos com delicadeza.

5

Dependendo do tipo de placa-mãe do nosso computador, é provável que tenhamos vários slots para placa de vídeo, mas se tivermos um computador recente, o mais normal é que nossa placa seja de PCI express, e claro, ao adquirir uma nova placa de vídeo ela tem que encaixar nesse mesmo slot de onde tiramos a anterior. Por isso, quando já tiver a nova, encaixe-a na entrada correspondente, parafusando e fechando a carcaça da torre.

6

Depois de colocar tudo em seu lugar, ligamos o computador, ele reconhecerá a placa e em alguns casos pedirá o driver. Se for o nosso caso, introduzimos o CD da placa de vídeo ou procuramos o driver pela Internet e fim do assunto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar uma placa de vídeo, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Quando for tocar dentro do computador, descarregue antes a eletricidade estática.
  • Seja cuidadosos na hora de introduzir a placa de vídeo no lugar correspondente.