Partilhar

Como transferir dados de um Android para outro

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como transferir dados de um Android para outro

Mudar de smartphone é sempre um motivo de alegria, pois afinal você vai conseguir ter algo mais ajustado às suas necessidades. No entanto, esta troca pode significar uma grande dor de cabeça na hora de passar todos os seus dados do seu smartphone antigo para o novo, desde contatos, fotos, aplicativos, músicas, mensagens e até as conversas do WhatsApp. Para que no processo não acabem faltando contatos importantes ou as fotografias da última viagem que fez, neste artigo de umComo vamos explicar para você como transferir dados de um Android para outro. Siga os nossos conselhos e evite perder dados importantes!

Também lhe pode interessar: Como compartilhar dados móveis

Transferir contatos

Por norma, os contatos são os primeiros a serem transferidos para o novo smartphone Android. Mas se pensa que precisa pegar em papel e caneta e anotar um por um, está enganado. Hoje, este processo de transferência de contatos é bem simples de fazer e, o melhor de tudo é que conta com várias alternativas para o fazer, confira-as de seguida.

Com um cartão SIM

Uma das formas que existem de transferir os contatos de um smartphone para outro é através do cartão SIM. Isto é possível caso vá utilizar o mesmo cartão SIM no novo celular. Basta exportar os contatos que tem gravados no celular para o cartão SIM e, depois importá-los para o novo celular. No entanto, este pode não ser um dos melhores métodos para realizar a transferência de contatos, pois o cartão SIM tem uma memória muito limitada e pode ser que não consiga transferir todos os seus contatos. Por isso, este método é ideal quando você deseja selecionar apenas alguns contatos para serem transferidos.

Com um cartão de memória

Caso o seu antigo dispositivo possua uma entrada para um cartão de memória micro SD, saiba que também é possível transferir os seus contatos através dele. Para isso, terá de colocar o cartão de memória no smartphone antigo, ir a Contatos, clicar no ícone dos três pontos verticais no canto superior direito e selecionar a opção Importar/Exportar contatos - Cartão de memória. Depois dos contatos serem transferidos para o cartão de memória, coloque-o no novo dispositivo e siga o mesmo procedimento. Os seus contatos serão transferidos automaticamente para o novo smartphone.

Através de uma conta Google

Se antes você já tinha um smartphone Android, então é provável que já possua uma conta Google. Mas no caso de ainda ter uma, comece então por criar uma conta no Gmail. Depois disso, deverá adicionar sua conta Google no novo dispositivo. Para isso, vá a Configurações do sistema - Contas - Adicionar Conta - Google. Insira os seus dados e já tem sua conta adicionada no novo dispositivo. Isto é importante pois através da sua conta Gmail você poderá sincronizar não só os seus contatos, mas também a agenda, calendário, e-mails, entre outros. Ligue a sincronização automática e os seus dados serão transferidos automaticamente para o novo smartphone Android.

Backup do Android

O Android também conta com a possibilidade de fazer um backup de dados. Para ativar este backup no sistema operacional Lollipop e versões anteriores, vá a Configurações - Cópia de segurança e restauração - Restauração automática. Ao realizar este backup, você conseguirá transferir não apenas os contatos, mas também alguns apps, favoritos do navegador e senhas de redes do Wi-Fi. No caso de contar com a versão Marshmallow, para ativar o backup de dados deverá ir a Configurações - Fazer backup e redefinir - Backup dos dados. Ative esta última opção e já está feito o backup.

    Como transferir dados de um Android para outro - Transferir contatos

    Transferir SMS

    Caso pretende manter as suas sms no nosso dispositivo, saiba que poderá fazer um backup das mensagens com o app SMS Backup & Restore. Procure o app na Play Store e baixe-o no seu dispositivo antigo. Faça o backup das mensagens e agora baixe o app no novo dispositivo. Depois selecione a opção de "Restore " no app e as suas mensagens serão transferidas para o novo dispositivo.

    Como transferir dados de um Android para outro - Transferir SMS

    Transferir fotos e música

    Para transferir as suas fotos e músicas para o novo dispositivo Android você conta com várias possibilidades. Uma delas é transferir as fotos e músicas para um cartão de memória e depois copiá-las para o novo dispositivo. Para além disso, também pode fazer um backup das suas fotos e músicas para um computador, bastando conectar o dispositivo ao pc e copiar e colar as fotos. Depois conecte o novo dispositivo ao pc e copie e cole as fotos na pasta DCIM do smartphone.

    Outras possibilidades para transferir suas fotos e músicas é fazer backups na nuvem, para isso poderá utilizar o Dropbox, o Google Fotos ou o Google Drive. Você deverá instalar um destes apps primeiro no dispositivo antigo, transferir as suas fotos e músicas para lá e, só depois instalar o app no novo dispositivo e fazer a sincronização de imagens, desta forma o app vai transferir todas as suas imagens e músicas da nuvem para o novo dispositivo.

    É importante que você considere se deseja realmente transferir as suas músicas do dispositivo antigo para o outro, dado o espaço que elas ocupam. Considere aderir a serviços de streaming de músicas como o Spotify que liberarão espaço no seu dispositivo. Neste artigo explicamos tudo o que precisa saber para usar o Spotify.

    Como transferir dados de um Android para outro - Transferir fotos e música

    Transferir aplicativos

    Uma vez que você adicione a sua conta Google no novo dispositivo, o que acontecerá é que o sistema irá tentar instalar todos os apps que você tinha instalados no dispositivo antigo. Mas se você desejar preservar as configurações dos apps e outras informações, como no caso de níveis de jogos, você terá de fazer um backup dos aplicativos. Para isso, consulte o nosso artigo sobre como fazer backup de aplicativos Android e siga o passo a passo.

    Transferir conversas do WhatsApp

    Se é usuário do WhatsApp e quer manter todas as suas conversas, então saiba que este app faz por norma um backup diário das suas conversas no Google Drive. Para transferir conversas do WhatsApp para um novo dispositivo Android, é aconselhável que antes faça um backup completo. Para isso, vá a Configurações - Conversas e chamadas - Cópia de segurança - Efetuar cópia de segurança. Dependendo do número de conversas que tiver, das fotos e vídeos compartilhados, este processo pode demorar mais ou menos tempo.

    Depois ao instalar o app no novo dispositivo estes dados serão restaurados. É muito importante que logo depois de realizar o backup no dispositivo antigo, instale o app no novo dispositivo para que a restauração das conversas seja feita corretamente.

    Como transferir dados de um Android para outro - Transferir conversas do WhatsApp

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transferir dados de um Android para outro, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

    Escrever comentário sobre Como transferir dados de um Android para outro

    O que lhe pareceu o artigo?

    Como transferir dados de um Android para outro
    1 de 5
    Como transferir dados de um Android para outro

    Voltar ao topo da página