Como tirar vírus pelo Regedit

Como tirar vírus pelo Regedit
Imagem: events.linuxfoundation.org

O Regedit Editor é uma ferramenta do Windows que permite aos utilizadores manusear a origem dos programas e o processo de inicialização do computador. O principio dos malwares começou por estar alocado em algumas pastas desta ferramenta, fazendo com que os programas de arranque ficassem infetados. Neste artigo o umComo explica como tirar virus pelo Regedit.

Passos a seguir:
1

A pasta Run do Regedit é a mais frequente ser utilizada por hackers para semear um vírus porque vai afetar todo o processo de desempenho do computador, desde a inicialização.

Para verificar a existência de algum malware comece por abrir o Menu Iniciar > Executar > Digite Regedit e irá abrir a janela do Regedit Editor.

Nota: se o seu PC não abrir o Regedit então é porque está infetado e a remoção do vírus terá que ser feita por um antivírus exterior

2

Em seguida faça o seguinte trajeto pelas pastas que se encontram do lado esquerdo da janela: HKEY_CURRENTE_USER > Software > Microsoft > Windows > Current Version > Run.

Agora, com a pasta Run aberta, verifique na coluna dados se a localização do ficheiro tem três letras maiúsculas seguidas de .exe (ex: FAP.exe ou ERT.exe) e, caso tenha, clique com o botão direito do rato e escolha a opção Excluir para eliminar o vírus.

3

Outra pasta onde é muito comum os vírus se instalarem é na RunOnce, para ir até ela faça o mesmo percurso que fez para a anterior e clique em RunOnce, ou seja: HKEY_CURRENTE_USER > Software > Microsoft > Windows > Current Version > RunOnce.

Verifique, novamente, se existe algum ficheiro que tenha na sua localização três letras maiúsculas seguidas de .exe e se houverem, elimine-os da mesma forma.

Nota: nas pastas Run e RunOnce não é habitual existirem muitos ficheiros, portanto se no seu computador, quando abrir estas pastas pelo Regedit, existirem mais do que três ou quatro ficheiros, seja cético e verifique as três letras maiúsculas

4

No fim da verificação do primeiro diretório, feche a abertura da HKEY_CURRENTE_USER e abra a HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows > Current Version > Run.

Analise a colunas dados se existe algum ficheiro com as três últimas letras maiúsculas seguidas de .exe e vá até à pasta RunOnde e faça o mesmo processo. Senão encontrar nenhum ficheiro infetado feche a janela, caso contrário exclua os ficheiros e reinicie o PC para ele assumir as novas definições.

5

Muito provavelmente, as localizações ditas em cima são as que, se tiver o PC infetado, o vírus vai estar. Agora, se no final deste método, o PC continuar com os sintomas do vírus sugerimos que faça um scan partindo do seu antivírus ou leve o PC a um técnico de informática para excluir o malware.

6

Aqui estão alguns artigos de umComo que o podem ajudar neste processo:

  • Como limpar o meu computador de vírus
  • Como remover malware do meu computador
  • Como colocar licença no Avast até 2038
  • Como formatar um computador

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar vírus pelo Regedit, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.