Como tirar o zoom do PC

Como tirar o zoom do PC

Quem é que nunca passou por aquele tipo de situação na qual, de repente, você leva aquele susto: aparecem letras e ícones gigantescos na tela do seu computador, você não sabe o que fez para aquilo ficar daquele jeito e muito menos o que deve fazer para reverter o processo. Acredite, é bem mais simples do que você imagina, além disso, não há apenas uma maneira de fazer isso, o que é ótimo, pois então você pode escolher aquela forma que se encaixa melhor aos seus conhecimentos de informática para resolver esse probleminha. Então, como tirar o zoom do seu PC?

Neste post umCOMO, elencamos os modos mais fáceis para diminuir o zoom do seu PC, seja do seu navegador de internet ou da sua tela inteira, te permitindo assim colocar tudo novamente em ordem e também evitando que o problema ocorra novamente. Mãos à obra!

Como diminuir a tela do PC no navegador

Em qualquer navegador Web (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox etc), é possível clicar aumento e diminuir o zoom, visando adaptar a tela pro gosto de quem a estiver utilizando, por isso, existem algumas formas de como diminuir o zoom da tela do PC. Uma das opções é ir até parte superior da tela, em “Visualização”; na sequência, clique em “Diminuir o zoom”; desse modo, o que estiver sendo mostrado no navegador ficará com o tamanho reduzido, ou seja, você terá tirado o zoom do seu navegador.

No Google Chrome, você pode ir até as configurações do navegador, que podemos encontrar clicando no sinal com três pontos na vertical no canto superior direito da tela. Ao clicar no sinal, selecione e diminua o quanto quiser em "zoom".

Para melhor configurar a tela do seu PC, veja como ajustar a nitidez do monitor do meu PC - 6 passos.

Diminuindo o zoom com a tecla Ctrl

Fora dos navegadores, há alguns procedimentos possíveis para diminuir o zoom da tela do seu computador utilizando a tecla CTRL combinada com algumas outras teclas. Veja abaixo como diminuir a tela do PC pelo teclado:

  1. Enquanto mantém a tecla CTRL pressionada, gire a roda do mouse para baixo, ou faça o movimento correspondente no trackpad do seu netbook, notebook ou ultrabook.
  2. Enquanto mantém a tecla CTRL pressionada, pressione também a tecla - (sinal de menos) para diminuir, desse modo, o zoom.
  3. Pressione a tecla CTRL e, em seguida, a tecla 0 (zero) para retornar ao formado de tela anterior ao aparecimento do zoom. A tela ficará no seu formato original (“normal”).

Agora que você já sabe o que fazer para a tela do PC voltar ao normal, veja como saber a quantidade de pixels da tela para entender um pouco mais sobre o monitor do seu aparelho.

Como diminuir a tela do PC na área de trabalho

Além de alterar as configurações do navegador para personalizar seu acesso às páginas na Internet, também existem meios de diminuir o zoom da tela do PC, fazendo com que tudo que for exibido na tela de seu PC ou notebook tenha o tamanho que você quiser.

Como diminuir a tela do PC Windows Vista e 7

Apesar de um pouco mais antigos, essas versão do Windows também possuem a possibilidade de diminuir o zoom da tela. Veja baixo como diminuir a tela do computador em aparelhos com Windows Vista e 7:

  1. Vá no menu Iniciar e abra o Painel de Controle. Também é possível acessá-lo abrindo qualquer pasta de arquivo e selecionando o painel na barra de acesso no canto superior esquerdo da tela;
  2. Assim que conseguir abrir o Painel de Controle, vá na opção em "Aparência e Personalização" e então em "Ajustar a resolução da tela".
  3. Dentre todas as opções, escolha a resolução que mais te agradar e salve.

Veja abaixo também como diminuir o tamanho da tela do PC em versões mais atuais do Windows.

Como diminuir a tela do PC Windows 8,

Com a atualização do Windows, veio também uma nova forma de como diminuir a tela do computador por meio da a alteração da resolução. Siga os passos abaixo para aprender como fazer:

  1. Vá até a tela inicial do computador, ou seja, o Desktop;
  2. Com o botão direito do mouse ou do touchpad, clique e selecione a opção "Resolução";
  3. Na barra vertical que aparecer, selecione a resolução desejada. Vale dizer que você aumentará quando puxar a barra para cima e diminuirá se colocá-la mais para baixo;
  4. Salve a opção e feche a tela de configuração.

Caso queira trocar novamente no futuro, basta realizar o mesmo processo e selecionar a resolução que quiser.

Como diminuir a tela inicial do PC Windows 10

O 10 é a versão mais atual do Windows e também possui opção de alteração de resolução da tela. Veja abaixo como tirar o zoom do PC alterando a resolução do Windows 10:

  1. Ligue seu computador e, na tela inicial (Desktop) selecione com o botão direito do mouse a opção "Configurações de exibição";
  2. Vá em "Ajustar escala e layout" e encontre a opção "Resolução da tela";
  3. Dentre as opções, selecione a resolução que desejar. De forma geral, os computadores vêm de fábrica configurados com resolução máxima, sendo assim, apenas será possível diminui-la.

Além da resolução, nessa área das configurações do computador você também poderá alterar o tamanho da fonte das letras a serem exibidas pelo sistema operacional, o brilho da tela e a orientação. Todas as alterações realizadas poderão ser revertidas, bastando para isso abrir novamente a tela de configurações de vídeo.

Ferramenta de Acessibilidade do Windows: a lupa

Os computadores que utilizam o sistema operacional Windows possuem uma ferramenta de acessibilidade chamada Lupa, que permite que você altere o zoom de visualização de cada tela. A lupa pode ser muito útil para facilitar o uso do computador por pessoas com problemas de visão ou para facilitar a visualização de detalhes que surgirem na tela, adaptando o aparelho de acordo com o usuário e também com a situação.

Para diminuir ou eliminar o zoom, você pode configurá-lo para uma visualização inferior a 100%. Como fazer isso? Vamos lá:

  1. Primeiro, clique em “Iniciar”;
  2. Em seguida, clique em “Todos os Programas”;
  3. Depois de clicar em “Todos os programas”, clique em “Acessórios”;
  4. Em “Acessórios”, clique em “Acessibilidade”;
  5. Finalmente, clique em “Lupa”;
  6. Após clicar em Lupa, você pode ajustar o zoom do PC clicando no de menos (-) na lista de Fator de Escala para diminuir o zoom.

Vale dizer que, se você quer saber não apenas como diminuir o zoom da tela do notebook, mas também como aumentar, a Lupa também tem a função oposta: a de aumentar a escala, ou seja, de amplificar aquilo que está na tela. Com ela, é possível aumentar até dezesseis (isso mesmo, dezesseis) vezes o tamanho do que está sendo exibido. Um zoom e tanto, não?

Se sua dúvida em relação a como aumentar o zoom da tela do PC ou como diminuir o zoom da tela for devido a uma situação específica e você quiser logo em seguida desativar a função, a solução é bem simples. No mesmo menu onde foi feita a alteração há uma opção que permitirá desativar a Lupa. Lembramos que se você ajustar o fator de escala para uma visualização menor que 100%, certamente estará diminuindo o zoom da sua tela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o zoom do PC, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.