Como saber se usaram meu CPF

Como saber se usaram meu CPF
Imagem: Reprodução/Receita Federal

Em um mundo tão conectado em que nossos dados estão expostos e correm risco de ser vazados a todo momento, você com certeza já deve ter se perguntado "como saber se usaram meu CPF"? O CPF, ou Cadastro de Pessoa Física, é um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros porque representa seu registro único na Receita Federal. Assim como a impressão digital, a sequência de números que formam o CPF é única, o que significa que cada pessoa tem o seu, exclusivo e intransferível.

Em janeiro de 2021 foi noticiado pela imprensa um megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros. De acordo com o G1[1],informações expostas incluíam CPF, nome, data de nascimento, endereço, imposto de renda e benefícios do INSS, entre tantos outros. O caso é um exemplo de como se dá a exposição das informações pessoais. Por isso, se você quer saber se seu CPF foi usado por terceiros, continue lendo este artigo do umCOMO para aprender que ferramentas você pode usar para descobrir.

Quais são os riscos de ter o CPF vazado

Se você quer saber a reposta para a pergunta como saber se meu CPF está sendo usado, provavelmente está preocupado com os impactos negativos que isso pode te causar. A verdade é que esse é, sim, um motivo para inquietação. Afinal, o CPF é o documento utilizado na maior parte das atividades burocráticas no país, e caso o documento caia na mão de terceiros mal intencionados ou criminosos, é possível sofrer uma série de fraudes e golpes, que incluem:

  • Abrir contas bancárias em seu nome
  • Fazer grandes compras em seu nome
  • Realizar o saque indevido do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
  • Tentar se passar por você em interações com empresas
  • Enviar faturas falsificadas com seus dados corretos para fazer com que você pague IPVA, IPTU, contas de internet, contas de luz, etc
  • Fazer empréstimos bancários em seu nome e te deixar endividado
  • Extorsão, que acontece quando os criminosos que estão em posse dos seus dados confidenciais tentam te coagir a recompensá-los financeiramente em troca de manter suas informações em sigilo
  • Tentativa de clonar WhatsApp ou número de telefone e usá-los para pedir empréstimos a parentes se passando por você
  • Filiar-se a um partido político no seu nome

Por mais que pareça assustador pensar na possibilidade de alguma das situações acima acontecer, saiba que é possível se prevenir antes que problemas graves surjam. Para isso, o melhor a se fazer para evitar qualquer tipo de problema é monitorar o uso do seu CPF. Aprenda a seguir como fazer isso.

Como saber se meu CPF foi usado por terceiros

Como saber se usaram meu CPF? Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para ter o controle de tudo que está sendo feito através do número do seu documento. Algumas delas são:

Registrato do Banco Central

O Registrato[2] é um sistema do Banco Central que permite a qualquer cidadão consultar, gratuitamente, as informações que estão ligadas ao seu CPF, como empréstimos bancários, em quais bancos você tem conta, quais são as suas chaves Pix cadastradas, se você tem dívidas com bancos federais e dados sobre suas compras e vendas de moedas estrangeiras. O portal é útil porque permite que você identifique qualquer transação indevida que não tenha sido realizada por você.

Serasa e SPC

Outra dica fácil que responde à pergunta como saber se meu CPF foi usado é consultar os bancos de dados das empresas de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC Brasil. Você pode criar o hábito de consultar esses órgãos com regularidade, como por exemplo uma vez ao mês.

No Serasa, é possível fazer um cadastro gratuito e solicitar um documento que indica quem consultou o seu CPF nos últimos 24 meses. No serviço Premium oferecido pelo órgão, que é pago, você pode receber alertas toda vez que uma consulta for realizada em seu CPF. A consulta pode indicar algum perigo se você não reconhece a empresa que consultou seu documento ou o motivo pelo qual aquela consulta foi feita.

Já o SPC Brasil oferece dois tipos de serviço que podem te ajudar neste caso: o SPC Consumidor, um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS que permite acompanhar o CPF ou a nota de score, e o SPC Avisa, um serviço pago que informa via e-mail ou SMS toda vez que qualquer movimentação for feita com o número do documento.

Leia também: Como consultar a situação do CPF

Meu CPF foi vazado: o que fazer?

De acordo com os artigos 307 e 308 do Código Penal[3], é crime usar o CPF de outra pessoa, já que o ato configura falsificação de identidade. Por isso, caso identifique movimentação que não reconhece no seu CPF, você deve procurar a instituição financeira para indicar que não reconhece aquela consulta e pedir maiores explicações. Você também pode registrar a situação no SPC, que te oferecerá o apoio necessário.

Se você descobriu que seu CPF foi vazado porque está com o nome sujo por dívidas que não contraiu, faça um boletim de ocorrência e notificar a empresa para que seja feita a devolução do seu dinheiro ou a retirada do seu nome da lista de cilentes devedores.

Dicas de segurança para evitar vazamento de dados

Para evitar o vazamento do número do CPF, você pode seguir algumas das dicas a seguir:

  • Não compartilhe seu CPF com qualquer pessoa
  • Faça o monitoramento regular do CPF
  • Não confirme os dados bancários por telefone ou em formulários online se não for obrigatório
  • Cuidado com contatos suspeitos por e-mail, WhatsApp e SMS pedindo dados pessoais
  • Não informe o seu CPF em cadastros de sites que não conhece
  • Não compartilhe seus dados confidenciais nas redes sociais
  • Cuidado para não deixar o CPF à mostra em lugares públicos
  • Cuidado ao descartar cartões, faturas e documentos
  • Ative as notificações de movimentação financeira do seu banco para saber sempre que uma compra ou operação financeira for feita em sua conta

Se gostou do nosso texto sobre como saber se usaram meu CPF, você também pode se interessar por Os melhores aplicativos de segurança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se usaram meu CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. G1. Megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros: o que se sabe e o que falta saber. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/01/28/vazamento-de-dados-de-223-milhoes-de-brasileiros-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-saber.ghtml> Acesso em: 07 de fevereiro de 2022
  2. BANCO CENTRAL. Registrato. Disponível em: <https://credenciamento.bcb.gov.br/> Acesso em: 07 de fevereiro de 2022
  3. GOVERNO FEDERAL. Código Penal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em: 07 de fevereiro de 2022
Bibliografia
  • SERASA. Vazamento de dados: quais são os riscos e como prevenir? Disponível em: <https://www.serasa.com.br/premium/blog/vazamento-de-dados-como-prevenir> Acesso em: 07 de fevereiro de 2022.