Como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet

Como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet

Os antecedentes criminais são quaisquer envolvimentos que uma pessoa possa ter com o Poder Judiciário. Ter acesso a esses antecedentes poderia ser de grande ajuda em vários contextos diferentes, como, por exemplo, num processo seletivo de contratação de funcionário de uma empresa, ou simplesmente quando há uma desconfiança a respeito de alguém que você conhece. Esse é o tipo de informação que dificilmente a pessoa pode querer te contar, dependendo do histórico dela. Mas você sabia que mesmo assim tem como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet? E, por incrível que pareça, sem dificuldades! Saiba como neste artigo do umCOMO.

Como saber se uma pessoa tem ficha na polícia - Sinesp Cidadão

Existe um aplicativo lançado pelo Ministério da Justiça chamado Sinesp Cidadão e é a forma mais segura e eficaz de verificar se a pessoa tem nome na polícia. Ele foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados e o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público. O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto para Android e seu funcionamento é bem fácil e intuitivo.

Sinesp é uma sigla para Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas e é uma plataforma federal, ou seja, funciona em todo o país. Através do aplicativo, é possível ter acesso a informações de veículos roubados, mandados de prisão e pessoas desaparecidas.

De acordo com o Ministério da Justiça, responsável pela plataforma, o cidadão consegue ter acesso a informações que podem ajudar na identificação de produtos possivelmente oriundos de crimes, pessoas desaparecidas, pessoas foragidas com mandados de prisão em aberto, dentre outras informações relevantes para a sociedade.

Todas as funcionalidades do aplicativo estão ligadas a órgãos governamentais importantes e o banco de dados pode variar de acordo com o estado pesquisado. Para o caso de furto e roubo de veículos, as informações são consultadas no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em casos de consulta a mandados de prisão (aguardando cumprimento e vigentes), as informações são do Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça. Já para pessoas desaparecidas, é o INFOSEG, órgão governamental, que reúne em um único banco de dados informações das Polícias Civis dos estados participantes.

Veja também: Como denunciar violência doméstica pela internet

Cinesp Cidadão para saber se a pessoa tem antecedentes criminais

O intuito do aplicativo é oferecer à população a possibilidade de ajudar no trabalho da polícia. Portanto, a orientação é de que o internauta disque 190 e avise a polícia assim que se deparar com uma situação atípica:

  1. Para utilizar o aplicativo e verificar se uma pessoa possui antecedentes criminais, baixe-o e toque na opção "Consulta a mandados", e digite os dados da pessoa que está procurando;
  2. Essa parte é impossível de ser realizada se você não possui alguns dados da pessoa. O aplicativo oferece espaço para digitar o nome da pessoa, o nome da mãe dela e o número de algum de seus documentos, podendo estes serem RG, CPF, título de eleitor, passaporte, certidão de nascimento ou casamento, PIS, PASEP, dentre outros;
  3. Quando a pessoa é localizada, o aplicativo mostra a relação de mandados de prisão expedidos contra ela, mostrando até mesmo o apelido do procurado e sua data de nascimento.
  4. Se você conseguir puxar a ficha criminal de uma pessoa pela internet, basta acionar a polícia e denunciá-la para que o mandado de prisão seja cumprido.

Em caso de consulta pelo CPF ou outros dados, este artigo pode te ajudar: Como descobrir data de nascimento pelo CPF

Imagem: Reprodução/Sinesp

Como saber se a pessoa tem nome na polícia - outras maneiras

Site da secretaria de segurança

Uma outra forma de analisar se uma pessoa tem ficha criminal é através do site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado. No entanto, vale reforçar que, nesses casos, as buscas se restringem apenas ao estado que você está procurando, diferentemente do aplicativo citado acima. Nesses sites, costumam ser solicitados dados como RG, nome da pessoa e data de nascimento, obrigatoriamente. Nome do pai e da mãe são opcionais.

Portal Poupatempo

Se você mora em São Paulo, essa é outra maneira de verificar se alguém tem antecedentes criminais. Porém, para fazer a solicitação é necessário ser maior de idade e ter em mãos a procuração original e o RG do procurador. Entre no site através deste link.

Também pode te ajudar: Como saber se alguém está preso e Como tirar atestado de antecedentes criminais pela internet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.