Como saber se uma conta do Instagram é falsa

Como saber se uma conta do Instagram é falsa

Um dos grandes problemas que encontramos no Instagram - assim como no resto das redes sociais - são as contas falsas. Não nos referimos aos fakes, paródias dominadas pelo bom humor, mas sim às contas em que por trás do usuário existe um robô ou uma usurpação de identidade de pessoas conhecidas com fins publicitários, que acabam enchendo seu Instagram de spam, assim como seu e-mail, etc. Para evitar essas situações, em umComo vamos explicar como saber se uma conta do Instagram é falsa.

Passos a seguir:
1

Entre as atitudes mais habituais das contas falsas estão os comentários spam. Não são difíceis de identificar, pois são comentários que sempre incluem a mesma mensagem, as mesmas fotos, links para sites de reputação duvidosa, etc. Também é bastante habitual que os comentários estejam em inglês ou em um idioma diferente do português. Todos estes comportamentos são exemplos claros de que a conta do Instagram que manda as mensagens é uma conta falsa.

2

E podemos dizer praticamente o mesmo de quando é mencionado. Se observar que a partir de uma conta chega uma grande quantidade de menções cada vez que publica algo em seu Instagram, menções ou comentários aparentemente sem razão nenhuma, ou comentários em publicações que não são suas e com as quais também não tem nenhuma relação, o autor desses comentários é certamente falso.

Neste caso, pode ser útil para você aprender a bloquear fotos no Instagram e neste artigo mostramos como o pode fazer.

3

Criar uma conta falsa usando o nome de um famoso ou de uma marca é uma prática muito habitual nas redes sociais. Cantores, atores ou esportistas não se salvam do problema, por isso, se na hora de procurar uma personagem conhecida no Instagram aparecerem várias contas com seu nome e duvida de qual é a verdadeira, pode conferir se tem ou não o símbolo de conta verificada.

Estes sinais são apenas um pequeno check branco sobre um fundo azul com o qual o Instagram confirma a autenticidade da conta. É idêntico ao de outras redes sociais como o Twitter.

Imagem: 4creative.me
4

Também podemos recorrer a aplicativos como o IGExorcist. Deverá conectar a sua conta do Instagram, mas ele analisa todos os seus seguidores, sua atividade, interações, etc. para determinar os que estão há mais de 180 dias inativos (outro sinal de que a conta pode ser falsa) e gera uma lista com esses seguidores. Você decide quais eliminar da sua lista de seguidores.

Leia também: Como desativar Instagram pelo celular

5

Por fim, apesar de não ser uma estratégia 100% confiável, podemos prestar atenção no tipo de conta e na sua atividade. Um estudo recente revela que estas contas falsas têm uma média de 6 publicações, por baixo das 55 de média dos usuários habituais. Apenas em 29% das contas falsas faltavam dados (foto de perfil, biografia, nome completo ou localização), por isso se estiver diante de uma conta sem foto, nome ou biografia com muito pouca atividade é muito provável que seja uma conta falsa.

Em umComo explicamos para você como eliminar seguidores do Instagram.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma conta do Instagram é falsa, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.