Partilhar

Como saber se um site é seguro

Por Bruno Garcia. Atualizado: 22 março 2018
Como saber se um site é seguro

Nossa vida está cada vez mais virtual, seja fazendo compras, seja em redes sociais, seja lendo notícias ou mesmo fazendo operações bancárias, mas como ter certeza de que não há perigo? Como saber se um site é seguro?

Existem diversas maneiras de você saber se um site é seguro, vamos listar 4 delas para que você tenha certeza de que está navegando em águas sem perigo de ataque, vamos as dicas?

Passos a seguir:
1

Verifique a Reputação

Sempre que for fazer uma compra em alguém site verifique se há muitas reclamações na internet de produtos não entregues, cobranças indevidas ou mesmo de duplicação de dados. Faça uma busca usando o nome do site e termos como “não entrega”, “não confiável” e estude os resultados. Vale a pena sempre verificar no Reclame Aqui se há reclamações da empresa e quais são, esta é a primeira dica para saber se um site é seguro.

2

Descubra o pai da criança

Se o site não tem assinatura de ninguém e nem é possível conseguir informações sobre os donos em sessões como “sobre nós”, ou mesmo se essa secção nem existe, corra. Se os donos estão escondendo é porque o trabalho não é tão bom assim né? Isso inclui também a arquitetura e o design do site: sites confiáveis vão ser claro e objetivos, se você não consegue encontrar as coisas com facilidade, melhor não confiar seus dados.

3

Sempre há certificações

Um site que lida com dados bancários tentará sempre certificar que é seguro, verifique os seguintes itens: se possui certificação, como o da CDN para sites blindados, isso significa que há camadas de proteção tanto na conexão quanto no código do site para garantir que nenhuma das suas informações seja descoberta por qualquer pessoa; olhe no canto esquerdo da sua barra de navegação ou no canto direito da sua janela (isso muda de navegador para navegador) se há a figura de um cadeado fechado, isso é uma certificação do próprio navegador de que o site é seguro; por último cheque o endereço, se o site está hospedado no Brasil, desconfie de extensões que não sejam .br ou .pt, verifique se a url (o endereço) bate com o nome do site e, por último, se atente se o endereço é http:// ou https://, o “s” final é de seguro e indica que o servidor tem uma camada especial de segurança.

4

Cuidado com o desconhecido

Sites confiáveis fazem de tudo para não se esconder, desde anúncios até garantir que estejam no topo dos sites de busca, então desconfie de links com encurtadores para uma “oferta imperdível”, uma boa dica nesses casos é apenas passar a seta do mouse por cima, geralmente o próprio navegador aponta a página que o link direciona, ou ainda clicar com o botão direito, selecionar “copiar url” e colar isso em editor de textos, isso permitirá ler o endereço todo. Se o link promete ser um passo antes de te enviar para a página certa, desconfie ainda mais, pois quem é de confiança não pede pedágio para link, ainda mais se o remetente for completamente desconhecido, aí não clique mesmo.

5

Claro que sempre pode se cometer deslizes, então mantenha seu antivírus atualizado, mas com essas dicas as chances de você clicar em um link maldoso diminui muito, viu como é simples descobrir se um site é seguro?

Dica: Acesse também esse artigo para saber como denunciar um site de compras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um site é seguro, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Conselhos
  • Se gostou das nossas dicas não se esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão.

Escrever comentário sobre Como saber se um site é seguro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Toninho
Olá Bruno, muito bom guia. Hoje um indicativo muito forte da segurança de um site, que eu sempre observo é a existência de um certificado SSL. Isso favorece tanto o dono do site quanto os usuários ao oferecer uma melhor proteção aos dados que trafegam no site. E não é muito trabalhoso nem é caro de adquirir um certificado. Existem opções grátis e opções baratas, com autoinstalador e pouquissimo trabalho na instalação. Vale bastante a pena, principalmente para aqueles usuários que querem desenvolver lojas online para os seus sites.

Como saber se um site é seguro
Como saber se um site é seguro

Voltar ao topo da página