Como saber se um processador é compatível com a placa mãe

Como saber se um processador é compatível com a placa mãe

A gama de processadores que uma placa mãe pode ter é determinada pelo chipset da placa-mãe e pela versão do BIOS. Cada placa-mãe vem com um manual que contém uma lista dos processadores compatíveis. Os fabricantes de placas-mãe frequentemente colocam esta informação no Site para facilitar a informação. Em muitos casos, o BIOS pode ser atualizado ou "Flasheado", permitindo processadores mais rápidos do mesmo tipo.

Vai precisar de:
  • Manual do usuário da placa
  • Chave de fenda
  • Lanterna
Passos a seguir:
1

Leia o manual do usuário. Localize a lista das especificações, onde se inclui uma gama de processadores compatíveis para cada placa.

2

Desligue o computador e retire a tampa da caixa, utilizando caso seja necessário uma chave de fenda para tirar os parafusos que seguram a mesma. Inspecione a placa-mãe com uma lanterna e identifique o número do fabricante e o modelo da placa se for possível. Consulte o site do fabricante para obter maiores detalhes sobre os processadores compatíveis.

3

Veja o site do fabricante do equipamento se é que ele tem um e veja os diferentes processadores que são oferecidos para o mesmo modelo de seu PC. Este método nem sempre é exato, já que facilmente poderia haver diferentes processadores de um mesmo fabricante para uma série particular de equipamentos.

4

Entre em contato com o suporte técnico para determinar que placa-mãe foi instalada e a gama de processadores compatíveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um processador é compatível com a placa mãe, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Espere seis meses antes de comprar a CPU mais recente para permitir que o preço baixe consideravelmente à medida que outros modelos entram no mercado. Compare CPUs similares da mesma série pelo custo por ciclo de relógio, dividindo o custo da CPU pelo número de GHz. Por exemplo, uma CPU de 2,5 GHz custa $ 125, $ 50 por relação GHz, enquanto uma CPU de 3,0 GHz que custa US $ 300 tem uma relação de $ 100 por GHz.
  • Sabe-se que o procedimento intermitente do BIOS às vezes causa graves problemas nas placas-mãe, fazendo por vezes com que o sistema seja bloqueado ou não inicie. Isto pode sair caro: em placas-mãe mais velhas na substituição da placa-mãe também se requer atualizar a memória RAM, a CPU, a placa de vídeo e inclusive a fonte de alimentação em alguns casos.