Como saber se meu celular está bloqueado pela operadora

Como saber se meu celular está bloqueado pela operadora

Ao contrário do que acontecia antigamente, hoje em dia a maioria dos smartphones não está vinculada às operadoras de telefonia móvel, sendo bem comum que as pessoas optem primeiro por comprar aparelhos já desbloqueados, e posteriormente escolham a operadora que mais satisfaça suas necessidades. Porém, algumas dúvidas podem pintar nesse processo.

Comprou um celular e precisa saber se ele está mesmo desbloqueado? Quais as diferenças exatas entre um aparelho desbloqueado e um bloqueado? Aqui no umCOMO, vamos te ajudar a responder à pergunta como saber se meu celular está bloqueado pela operadora, além de te mostrar algumas dicas fáceis que podem te ajudar nesse processo. Vamos lá!

O que significa um celular desbloqueado

Do que estamos falando, exatamente, quando nos perguntamos como saber se um telefone celular é ou está desbloqueado? Basicamente, se seu aparelho é ou está desbloqueado, significa que ele não está vinculado a nenhuma operadora de telefone e, por isso, você poderá escolher os serviços que mais se encaixem com as suas necessidades.

Se você compra um celular em uma loja de uma operadora específica, você só poderá usar o cartão SIM oferecido por ele. Já se a compra for feita em uma outra loja de aparelhos eletrônicos, e o smartphone vier desbloqueado, você poderá optar por qualquer operadora.

Como saber se meu celular está bloqueado pela operadora

Há várias maneiras de saber se seu celular é desbloqueado ou não, e também de comprovar a qual operadora ele está vinculado caso você queira entender como saber qual a operadora de um celular. A seguir, algumas dicas simples e rápidas:

Introduza um cartão SIM de outra operadora

Uma das maneiras mais fáceis de saber se um celular é desbloqueado ou não, é introduzir um cartão SIM de outra operadora:

  1. Desligue seu celular e remova a tampa traseira para acessar o slot em que o cartão SIM está inserido.
  2. Se necessário, retire também a bateria do celular.
  3. Se você tiver um SIM embutido, trate de removê-lo.
  4. Insira o cartão SIM de outra operadora, recoloque a bateria e a tampa.
  5. Ligue o telefone e aguarde alguns segundos para que o sistema operacional inicie.

Se o software do dispositivo solicitar um código de desbloqueio, isso significa que seu celular está vinculado a uma operadora específica, ou seja, ele não é desbloqueado. Já se o celular reconhecer imediatamente a nova operadora do cartão inserido, significa que ele está desbloqueado e pronto para ser usado.

Revise as informações do software

Outra maneira de descobrir se um smartphone está desbloqueado ou não, é verificando a versão do software do aparelho. Isso pode ser feito de acordo com o sistema operacional (SO):

  1. Retire o cartão SIM do seu smartphone.
  2. Ligue o celular e espere que todas as informações do sistema operacional do aparelho sejam carregadas.
  3. Vá para as configurações do telefone (para isso, deslize a tela para cima e entre no menu). Clique no ícone da engrenagem.
  4. Localize a seção que diz "Sobre o telefone" ou "Informações gerais", e pressione. Em seguida, vá para "Informações do software".

Se o telefone é desbloqueado, não deverá aparecer o nome de nenhuma operadora nesta seção.

Digite um código

Ao discar um código a partir da opção de chamadas, o celular é capaz de indicar se ele está bloqueado ou não. Esse código é diferente para cada um dos fabricantes de celulares e, a seguir, mostramos os códigos correspondentes às marcas mais conhecidas e populares:

  • Huawei: digite o código *#*#2846579#*#* e ligue. Você deve seguir o menu Projeto - Configurações de rede - rota de consulta do estado de bloqueio do cartão SIM. Se a palavra NW_LOCKED aparecer, o telefone celular está bloqueado pelo fabricante.
  • Samsung: digite o código *#7465625# e ligue. Se a primeira opção que aparecer na tela for o valor de OFF, significa que o celular está desbloqueado.
  • Sony: digite *#*#7378423#*#* na tela de chamada. Vá para Informações de serviço - Configurações. Localize o "root status". Se a palavra "SIM" aparecer, seu smartphone está desbloqueado.
  • LG: vá para Configurações - sobre o telefone - Informações de software. Se a seção "Versão do software" terminar com as letras EUR-XX, o telefone está desbloqueado.

Como saber se o IMEI está bloqueado

Todos os telefones celulares vêm com um código IMEI, um número que pode ser encontrado tanto na caixa do aparelho quanto dentro do telefone. Se você não possui a caixa ou não tem como acessá-la no momento, vá para as configurações do telefone e clique em "informações do dispositivo" ou "sobre o telefone", que será possível achar o código IMEI de 15 dígitos. Com o número em mãos, acesse o site imei.info, clique em CHECK e descubra se seu celular está bloqueado ou desbloqueado. Essa opção também funciona caso precise descobrir qual a operadora do seu aparelho.

IMEI bloqueado, como desbloquear?

Agora que você já aprendeu como descobrir se seu celular está ou não desbloqueado, você precisa entender como desbloquear o aparelho caso necessário. Se você deseja desbloquear seu celular, seja para usá-lo com qualquer outra operadora nacional, para vendê-lo ou porque você irá viajar para o exterior, terá de eleger alguma das opções a seguir:

Através do código IMEI

  1. Encontre o código IMEI do seu celular.
  2. Ligue para a operadora atual para que eles informem o código de desbloqueio do telefone, e insira o novo cartão SIM no seu smartphone.
  3. Digite o código de desbloqueio informado pela operadora e, pronto, você acaba de desbloquear o celular, que poderá ser usado com o cartão SIM de qualquer outra operadora.
  4. Configure o APN do seu telefone para que você possa acessar a internet com os dados móveis oferecidos pela nova empresa. Pronto! Você acaba de desbloquear seu telefone.

Entre em contato com a operadora

O IMEI de um celular só pode ser bloqueado pela operadora em casos de roubo, furto, aparelhos piratas ou faturas atradas. Se esse não é o seu caso, é direito do consumidor ter o IMEI desbloqueado pela própria operadora. Mesmo em caso de celular bloqueado pela operadora por alguns dos motivos citados anteriormente, também é recomendado entrar em contato com a operadora para resolver o problema por vias legais e gratuitas.

Através de uma empresa privada

Existem, ainda, empresas privadas encarregadas de desbloquear celulares, verificar códigos IMEI, resetar telefones e fornecer outros tipos de serviços similares. Você também pode entrar em contato com elas para fazer o desbloqueio do seu telefone celular. De qualquer forma, assim que você entrar em contato com eles para desbloqueiem seu celular, será necessário fornecer o código IMEI, além de informaçõe sobre a operadora atual.

Para mais informações sobre como desbloquear meu celular, dê uma olhadinha nesse outro artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu celular está bloqueado pela operadora, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.