Como saber se hackearam meu facebook

Como saber se hackearam meu facebook
Imagem: phys.org

Não são poucos os escândalos que rodam pelo mundo online e offline a respeito de fotos que vazaram ou palavras e declarações ditas inapropriadamente. Todos os casos, salvo alguns que foram de próprio descuido, estão relacionados à invasão de sistemas e contas em redes sociais. Pode reparar. Pessoas com más intenções tem aos montes e, por isso, todo cuidado é pouco na hora de proteger a sua imagem e a vida particular daqueles que o cerca. Em UmComo vamos ensinar-lhe como saber se hackearam seu Facebook, a rede social mais usada no momento e, por isso, o alvo favorito de hackers.

Segurança no Facebook

Você vai gostar de saber que a rede social toma cuidados para proteger os usuários de tentativas de invasão e mau uso da sua conta. Ele tem um sistema próprio que avisa, através do seu e-mail e, também, via SMS (mas não é para todo mundo) se alguém entrou em sua conta em algum computador não rotineiro, isto é, uma máquina onde você não costume se conectar regularmente. A vantagem desse aviso ágil é que, se você não reconhecer o dispositivo que se conectou na sua conta, você pode mudar logo sua senha e avisar ao próprio Facebook que sua conta foi usada por alguém que não foi você.

Quero receber as notificações sobre login, como faço?

Se você quiser ser informado sobre quando sua conta for acessada através de um computador ou algum dispositivo que você não utilizou antes, você precisa cadastrar o serviço. É bem rápido e prático. É só seguir os steps abaixo:

1) Vá em Configurações;

2) Depois clique em Segurança - é a segunda opção, ao lado esquerdo da tela;

3) Clique em Notificação de Login;

4) Escolha a forma de aviso que você prefere, dê o check na caixinha de sua preferência (lembrando que pode ser as duas) e, depois, clique em Salvar Alterações.

Como saber se hackearam meu facebook

Não existe um programa ou um app para definir isso. Se por alguma razão pessoal você desconfia que alguém invadiu seu Facebook ou se a pessoa que o fez deixou algum rastro para trás, como por exemplo, iniciou uma conversa com alguém, publicou algo, excluiu alguma foto, adicionou uma foto etc, o ideal é que você troque sua senha imediatamente e tenha cuidado com ela - não dê para ninguém, não deixe sua conta aberta em lugar algum.

Agora, se você quiser descobrir ou ter mais pistas de quem fez isso com sua conta, é bem simples.

1) Vá em Configurações;

2) Clique em Segurança - segunda opção, ao lado esquerdo da tela;

3) Clique em Onde Você está Conectado - é a última opção que aparecerá na tela.

Ali aparecerá um relatório mostrando todos os locais de onde sua conta foi acessada, inclusive mostrando os diferentes tipos de canais (desktop, messenger, navegador móvel, etc). Se você colocar o mouse em cima da cidade, ainda aparecerá o IP da pessoa.

Quer mais segurança?

Além de receber notificações toda vez que alguém acessar sua conta através de um dispositivo desconhecido, você pode fazer mais. Quando alguém tentar realizar o acesso, o Facebook pode exigir um código que é enviado para o seu celular. Assim, além da pessoa não conseguir entrar, você já saberá que tem alguém tentando invadir sua conta.

Para configurar é só fazer o seguinte:

1) Vá em Configurações;

2) Clique em Segurança - segunda opção, ao lado esquerdo da tela;

3) Clique em Aprovações de Login - é a segunda opção da tela.

Marque a caixinha e depois clique em Salvar Alterações. E pronto! Sua conta está bastante protegida.

Veja também o nosso artigo com indicações para o caso de lhe terem roubado o Facebook.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se hackearam meu facebook, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.