Como saber se alguém me excluiu do WhatsApp?

Como saber se alguém me excluiu do WhatsApp?

O WhatsApp chegou para facilitar a comunicação do nosso dia a dia. Com ele, é possível enviar e receber mensagens instantaneamente, trocar imagens, mandar áudios, gifs e figurinhas e ainda fazer ligações e chamadas de vídeo em qualquer lugar com acesso à Internet. Apesar das vantagens e da facilidade do aplicativo, ele também conta com um lado ruim, afinal, já que é possível entrar em contato com qualquer pessoa apenas tendo o seu número, por vezes acabamos recebendo mensagens de pessoas que preferimos evitar ou então acabamos sendo evitados por alguém.

Por isso, se este último cenário for seu caso, e você quer descobrir "como saber se alguém me excluiu do WhatsApp" neste post do umCOMO te contamos 3 truques infalíveis! E além te respondermos a pergunta "como saber se fui excluído do WhatsApp de uma pessoa", nesse artigo também te explicaremos se quando você exclui alguém do WhatsApp ela fica sabendo disso e mostraremos como saber se a pessoa excluiu o WhatsApp como um todo.

Como saber se alguém me excluiu do WhatsApp?

Excluir alguém do WhatsApp é a mesma coisa de que apagar o número dessa pessoa da lista de contatos do seu celular. Quando isso acontece, o número desse indivíduo não aparecerá mais com o nome que você tinha dado a ele, mas sim com um número desconhecido.

Isso, no entanto, não gera nenhuma consequência maior tanto para a pessoa que teve seu número excluído como para quem o excluiu, já que ainda é possível manter contato com ela normalmente. Excluir o contato de uma pessoa no WhatsApp não apaga, por exemplo, as conversas que você teve com esse alguém.

Se eu excluir alguém do WhatsApp, ele fica sabendo?

Por isso, não é possível saber se alguém te excluiu do WhatsApp. Assim, para a pergunta "como saber se alguém me excluiu no WhatsApp?" ou "como saber se estou na lista de contatos do WhatsApp de alguém?", a resposta é que não há jeito de descobrir. Da mesma forma, se a pergunta for "se eu excluir um contato do WhatsApp ela fica sabendo?", o que podemos te dizer é que não, essa pessoa não saberá que foi excluída e, inclusive, poderá continuar a te mandar mensagens, áudios e chamadas pelo aplicativo sem problemas e nenhuma suspeita.

Apesar de ser impossível descobrir se você foi excluído ou não, saber se alguém te bloqueou é outra história. Nesse caso, tudo muda porque quando se bloqueia alguém, essa pessoa perde automaticamente o direito de enviar e receber mensagens para quem a bloqueou. Assim, nas seguintes seções desse post, você primeiramente entenderá melhor quais são as principais diferenças entre excluir e bloquear alguém do WhatsApp e depois irá conferir 3 truques infalíveis de como saber se alguém realmente te bloqueou no app.

Veja também: Como excluir um contato do WhatsApp

Qual a diferença entre excluir e bloquear do WhatsApp?

Quando se adiciona alguém no WhatsApp a pessoa automaticamente passa a fazer parte da lista de contatos do seu celular, da mesma forma que quando se exclui alguém do app ou do telefone como um todo a pessoa deixa de aparecer na lista. No entanto, nesses casos ainda é possível receber mensagens do contato excluído, afinal, não é necessário ter alguém na lista de contato para que a pessoa possa te mandar mensagens, já que no aplicativo é permitido receber mensagens de desconhecidos e respondê-las sem colocar o número na lista do seu celular.

Porém, quando se bloqueia alguém no WhatsApp, a pessoa ainda poderá aparecer na sua lista do contatos, entretanto, não será mais possível realizar a comunicação com ela, ou seja, você não poderá enviar ou receber mensagens do contato que você bloqueou.

Caso você queira sumir de vez com um contato específico e impedi-lo de te enviar mensagens, o ideal, então, é primeiramente bloquear o número e em seguida deletá-lo da sua lista de contato. Vale dizer que tanto a exclusão quanto o bloqueio de um contato no WhatsApp são processos reversíveis.

E se mesmo depois desses dois passos você não quiser ver mais as mensagens que trocou com essa pessoa no WhatsApp antes dela ser bloqueada, você ainda pode facilmente apagar do aplicativo toda a conversa que teve com ela. Se esse for seu objetivo, pode ser útil saber Como esconder mensagens no WhatsApp, o que você encontra nesse nosso artigo do umCOMO.

E a seguir, confira os 3 truques infalíveis de como saber se a pessoa te excluiu do WhatsApp.

Método 1: olhe a foto de perfil

Não existe app para saber quem te bloqueou no WhatsApp, mas existem métodos ainda mais fáceis e rápidos de descobrir essa informação que não necessitam de nenhum download ou pagamento. Quando alguém te bloqueia no WhatsApp, você perde alguns "privilégios" que pessoas que não foram bloqueadas têm, sendo assim, existem diversas formas de descobrir se te bloquearam pois alguns desses "privilégios" deixarão de aparecer para você.

Assim, a primeira forma de descobrir se te bloquearam é olhando o ícone da pessoa no seu Whats. Caso você tenha sido bloqueado não será mais possível ver a foto de perfil dessa pessoa e, no lugar dela, aparecerá apenas uma silhueta acinzentada parecida com a que pode ver vista abaixo. Já sobre o status da pessoa, ainda que a foto dela suma, quando alguém te bloqueia no WhatsApp o status dela não some, mas se quem te bloqueou atualizou a frase você não ficará sabendo.

No entanto, é importante lembrar que, muitas vezes, quando a conversa ainda é recente e a pessoa ainda não tiver colocado seu número na lista de contatos do celular dela ou se ela tiver trocado de telefone ou perdido os contatos é possível que você não consiga ver a foto de perfil desse alguém. Sendo assim, para se ter certeza de que você foi bloqueado no WhatsApp de alguém, além de conferir como o ícone dessa pessoa aparece para você, não deixe de também testar os próximos 2 métodos.

Método 2: tente colocar a pessoa em um grupo

Quando se é bloqueado no WhatsApp um dos "privilégios" perdidos é o de poder adicionar a pessoa que te bloqueou a grupos, sendo assim, quando você tentar fazer isso essa pessoa não aparecerá na sua lista de contatos disponíveis. Para criar um grupo e fazer o teste, siga os seguinte passos:

  1. Primeiro, abra sua lista de contatos do WhatsApp;
  2. Como pode ser observado na imagem abaixo, acima da lista haverá a opção "Novo grupo". Clique nessa opção;
  3. Com isso, você verá sua lista de amigos em ordem alfabética e poderá ir descendo até chegar no contato procurado. Se ele não aparecer na tela, você provavelmente foi bloqueado.

Mas para garantir ainda mais que você foi bloqueado no WhatsApp de alguém, combine os dois métodos apresentados acima com o que te mostraremos a seguir.

Sugestão de post: 160 nomes para grupos no WhatsApp

Método 3: tente mandar mensagens

Quando você é bloqueado no WhatsApp as mensagens enviadas não chegam ao destinatário e você não recebe o sinal de confirmação. Por isso, se você tiver Internet e mandar uma mensagem para a pessoa que acredita que te bloqueou ela irá ser enviada normalmente. No entanto, não aparecerá para você, como pode ser observado na imagem abaixo, o sinal duplicado, que significa que a mensagem chegou até o destinatário.

Porém, também nesse caso é aconselhável tomar cuidado para não chegar a conclusões precipitadas, pois algumas vezes a pessoa apenas está sem sinal ou com o celular desligado, assim a mensagem também não chegará até ela. O ideal é que se mande a mensagem e espere algumas horas ou até dias para conferir se o problema está no bloqueio ou apenas na incapacidade da mensagem de chegar a seu destinatário.

Leia também: Como bloquear WhatsApp com senha

Como saber se alguém excluiu o WhatsApp

Se a pessoa deleta o aplicativo do WhatsApp o contato ainda estará na sua lista, ou seja, você continuará vendo a foto do perfil da pessoa, no entanto, a mensagem, como se pode imaginar, não chegará até ela. Isso acontece pois quando alguém desinstala ou exclui seu WhatsApp, o app é só retirado do celular, mas a conta continua existindo. Assim, se quem desinstalou o aplicativo quiser baixá-lo novamente, receberá por fim as mensagens que foram enviadas para ele no período no qual não estava usando a rede social.

Isso já não acontece quando a pessoa ao invés de ter excluído o aplicativo do smartphone tiver apagado a conta do WhatsApp. Nesse caso, todos os históricos de mensagens serão apagados definitivamente do celular da pessoa. As conversas antigas, no entanto, continuarão existindo no celular dos destinatários.

Mas depois de toda essa explicação, como saber se a pessoa desinstalou o WhatsApp e, portanto, não te excluiu ou bloqueou do aplicativo? Caso você esteja na dúvida entre se a pessoa te bloqueou ou se simplesmente não tem mais o WhatsApp, basta observar a imagem de perfil dela. Se ela aparecer para você significa que você não foi bloqueado e que não precisa ter motivos para se preocupar.

Nessas horas, outro conselho que podemos te dar é tentar se comunicar com essa pessoa por outros modos, como mandando mensagens para ela em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Telegram, se você as tiver, ou enviando um SMS ou ligando para o número dela.

Sugestão: Como saber se alguém está online no WhatsApp

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se alguém me excluiu do WhatsApp?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.