Como saber se alguém é casado no civil pela internet

Como saber se alguém é casado no civil pela internet

Apesar das redes sociais e da vida extremamente exposta que levamos hoje, há ainda aqueles que conseguem ter uma "vida dupla" - isto é, ser casado e fingir para o outro parceiro que está disponível para um relacionamento, sem que o cônjuge tenha conhecimento anterior. Muitos motivos levam a desconfiar que alguém é casado, como por exemplo uma recusa em apresentar o parceiro para a família, um distanciamento das redes sociais, um comportamento muito omisso e distante de um relacionamento comum... Para sanar as dúvidas que inquietam sua mente e coração, umCOMO irá lhe explicar como saber se alguém é casado no civil pela internet

Como saber se uma pessoa é casada

Como descobrir se uma pessoa é casada? Em geral, as pessoas casadas possuem certos sinais que servem para mostrar que estão em um relacionamento fechado e monogâmico. Para saber se uma pessoa é casada, primeiro veja se ela usa aliança no dedo anelar da mão esquerda - esse é o símbolo mais claro do casamento.

Alguns casais optam por não utilizar a aliança, o que é perfeitamente normal. No entanto, você pode saber se uma pessoa é casada pelo Facebook, clicando na opção "Sobre" em seu perfil (algumas pessoas colocam seu estado civil e até mesmo o perfil do cônjuge). Fotos em redes sociais também são um bom termômetro para saber se alguém é casado.

Está na dúvida? Veja alguma das principais técnicas usadas para ocultar infidelidade.

Tem como saber se uma pessoa é casada no civil pela internet?

Sim, é possível saber se alguém é casado no civil pela internet. Existem algumas técnicas que podem solucionar essa dúvida de forma rápida e simples. Contudo, é preciso refletir primeiro sobre um tópico: entre homens e mulheres, quem trai mais?

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e divulgado no portal G1[1], 50,5% dos homens já admitiram que foram infiéis, enquanto apenas 30,2% das mulheres afirmaram o mesmo. Esses dados podem ser explicados por diversas hipóteses, entre elas a lógica patriarcal e tradicional da sociedade - o homem precisa ser conquistador, enquanto cabe a mulher os cuidados com a família e a casa.

Nesse sentido, como saber se um homem é casado no civil pela internet é muito importante, dada a alta taxa de traições praticadas pelos indivíduos que se identificam com o gênero masculino. Caso você esteja desconfiando, confira nosso artigo Como saber se ele é casado.

É importante lembrar que a bigamia (casar-se de novo sendo casado) é crime previsto no art. 235 do Código Penal brasileiro[2], com pena de reclusão de dois a seis anos. Fique atento(a) e evite cair em um golpe!

Como saber se uma pessoa é casada no civil pela internet

Felizmente, para além da investigação nas redes sociais, há uma maneira de saber se uma pessoa é casada no civil pela internet: basta fazer uma consulta no portal Registro Civil, site mantido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPENBrasil) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça.

A parte ruim é que para emitir as certidões é necessário pagar uma taxa, o que pode ser um pouco inconveniente. Contudo, é algo a se levar em conta caso a dúvida sobre se alguém é casado no civil for real e persistente.

Confira o passo a passo de como saber se uma pessoa é casada no civil pela internet:

  1. Acesse o portal Registro Civil;
  2. Clique na opção "Nascimento";
  3. Informe o estado, a cidade e o cartório onde a pessoa foi feita a certidão de nascimento da pessoa cujo matrimônio você deseja saber se existe ou não (caso exista mais de uma opção de cartório, vá testando até obter resultado);
  4. Informe o nome completo da pessoa;
  5. Se souber, informe o nome dos pais (opcional) e o livro de registro (opcional);
  6. Selecione o tipo de entrega: impressa (entregue em papel oficial) ou digital (que você pode receber por e-mail);
  7. Confira os valores das taxas e clique em "Declaro que li e aceito os termos de uso";
  8. Realize o cadastro no site, pague as taxas e aguarde até receber a certidão.

Depois de receber a certidão da pessoa em questão é que está o pulo do gato:

  • Se a pessoa for casada, na certidão irá constar uma averbação de casamento (trocando o solteiro(a) por casado(a);
  • Se for divorciada, lá também constará tanto a averbação de casamento quanto a de divórcio. Sendo divorciada, pode sumir qualquer peso na consciência que você por ventura possa ter.

Como saber se é casado pelo CPF? Infelizmente, por essa opção não tem jeito. Você irá precisar fazer o processo através de consulta a certidão de nascimento da pessoa que você supõe que seja casada.

Descobriu que alguém é casado no civil pela internet?

Como você pode ver, saber se alguém é casado no civil pela internet é um processo demorado e caro. Por isso, caso você esteja se relacionando com alguém que você supõe que seja casado, seja franco com a pessoa e pergunte. Ela pode recuar e negar em um primeiro momento, mas seja firme no seu propósito.

Se houver de fato um matrimônio com alguém, vocês decidem se levam a relação em frente ou não, a depender das convicções pessoais de cada um. Alguns acham que trair é errado, outros não veem problema, só querem saber a verdade. Se ela for solteira ou divorciada, o caminho está livre e não há porquê se preocupar.

O importante nos relacionamentos é manter as coisas claras e com sinceridade, sempre. Nenhuma relação que começa situada na dúvida pode ter um futuro positivo, porque as desconfianças tendem a permanecer. Por isso, procure sempre falar a verdade e procurar saber a verdade - dessa forma, você evita descontentamentos e constrangimentos no futuro.

Leia também: Como terminar um relacionamento com um homem casado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se alguém é casado no civil pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. LENHARO, Mariana; DANTAS, Carolina. 50% dos homens brasileiros já traíram, diz estudo; mulheres traem menos. G1. Publicado em 04 de jul. de 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/50-dos-homens-brasileiros-ja-trairam-diz-estudo-mulheres-traem-menos.html>. Acesso em: 18 de outubro de 2019.
  2. BRASIL. DECRETO Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Presidência da República Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm/>. Acesso em: 18 de outubro de 2019.