Como saber quem se conecta na minha rede

Como saber quem se conecta na minha rede

A Internet na sua casa funcionava perfeitamente até poucos dias atrás. De repente, sem saber porquê, tudo vai mais devagar. Você comprovou que nenhum dos seus companheiros de apartamento está baixando muitas coisas ao mesmo tempo e também não está monopolizando toda sua banda larga. É tudo muito estranho. A não ser que... Algum vizinho possa estar utilizando sua rede wi-fi? Embora você a tenha com senha é possível descobri-la e conectar-se. Como averiguar se isto está acontecendo e quem você deve culpar? Em umComo.com.br contamos como saber quem se conecta na sua rede.

Passos a seguir:
1

Existem diferentes métodos para averiguar quem se conecta na sua wi-fi sem permissão, mas muitos requerem entrar em mundos complicados de código. O mais simples é utilizar algum programa como o WiFi Guard. Para baixá-lo vá a http://www.softperfect.com/products/wifiguard/

2

Vá até a parte inferior da página, onde aparece um quadro cinza onde está escrito "Product Info & Download". Selecione no menu emergente o seu sistema operacional e clique no botão "Download Wifi Guard". (É importante chegar nesta caixa final, todos os "baixe agora" ou "download" que aparecem antes em letras grandes não são mais que propaganda)

3

Aceite o download e, quando terminar, abra o arquivo e instale o programa seguindo as instruções (dependerá do seu sistema operacional).

4

Quando tiver instalado o programa, abra fazendo duplo clique sobre o seu ícone. Pedirá que você selecione o seu idioma. Uma vez escolhido o idioma, clique em OK.

5

Você já tem o programa aberto. Como usá-lo para saber se alguém está conectando-se na rede? Muito fácil: clique no primeiro botão, no que põe "Procurar" com umas setas azuis.

6

Você verá a lista de resultados: aparecerão em verde o router e o seu próprio computador e em vermelho o resto dos dispositivos conectados na rede. Conte quantos equipamentos você tem em casa usando a rede wi-fi e compare. Sobra algum? Você tem um vizinho aproveitador e tem o seu IP. Também não tem de se complicar muito: simplesmente mude a senha de acesso da sua rede e comprove de vez em quando que não há ninguém alheio conectado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quem se conecta na minha rede, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.