Como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF

Como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF

Como saber os números de celular cadastrados no meu CPF? Com a popularização dos celulares dual chip (aparelhos que aceitam dois chips de diferentes operadoras) e sistema de celulares pré-pagos, muitas pessoas acabam tendo essa dúvida, já que podem trocar de número de celular e ter o CPF cadastrado em muitos celulares (ou chips), e por isso acabar perdendo o controle sobre quais são os números cadastrados em seus CPFs. Se esse for o seu caso, fique tranquilo! O umCOMO preparou este artigo para sanar todas as dúvidas sobre a pergunta: como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF? Continue lendo para saber mais e tirar todas as suas dúvidas!

Como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF

Uma das formas de descobrir quais são os "números cadastrados no meu CPF" é entrando em contato com a central de atendimento das operadoras de linhas de telefones celulares e perguntando. Confira os telefones das principais para descobrir os números cadastrados no seu CPF em cada uma delas:

  • Números cadastrados no meu CPF Claro - Central de atendimento: 1052
  • Como saber quantos números têm cadastrados no meu CPF Tim - Central de atendimento: 1056
  • Números cadastrados no meu CPF Vivo - Central de atendimento: 1058
  • Como saber quantos números têm cadastrados no meu CPF Oi - Central de atendimento: 1057

Ao entrar em contato com a central de atendimento, informe seu CPF e que deseja saber quais chips pré-pagos estão cadastrados nele, isto é, os "números de celular cadastrados no meu CPF". O atendente irá te informar prontamente. Caso queira ou simplesmente não utilize mais aquele número, solicite o cancelamento da linha. Confira mais informações em nosso artigo Como descobrir em qual CPF está cadastrado o chip.

Lembre-se que linhas pré-pagas que ficam muito tempo sem receber recarga em forma de pagamento acabam sendo desativadas pelas operadoras e oferecidas a terceiros. Por isso, é bem possível que outra pessoa esteja utilizando um número de telefone que já foi seu, caso este seja pré-pago e você não tenha feito recarga em algum tempo.

Números de celular cadastrados no meu CPF

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma agência reguladora responsável por controlar e fiscalizar o sistema de telecomunicações no Brasil. Nesse sentido, se você tiver algum problema com sua operadora de telefonia, a Anatel é quem você deve procurar.

Se você tiver encontrados números de celular cadastrados no CPF que você não reconheça é importante que você solicite junto a empresa de telefonia o seu cancelamento para evitar problemas futuros. Caso você tenha o CPF cadastrado em muitos celulares, mesmo que sejam números antigos seus, é interessante também optar por não deixar eles ativos, caso não tenha mais a intenção de usá-los, para evitar cobranças equivocadas ou dores de cabeça.

Você pode checar, inclusive, se você tem números associados ao seu CPF em outros estados, caso você tenha se mudado. Confira quais são os DDDs (Discagem Direta à Distância) do Brasil:

  • 11 a 19 - Estado de São Paulo
  • 21 a 28 - Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • 31 a 38 - Minas Gerais
  • 41 a 49 - Paraná e Santa Catarina
  • 51 a 55 - Rio Grande do Sul
  • 61 a 69 - Estados do Centro Oeste
  • 71 a 79 - Bahia e Sergipe
  • 81 a 89 - Estados da Região Nordeste, exceto Bahia e Sergipe
  • 91 a 99 - Estados da Região Norte

Confira as especificidades no mapa do Brasil a seguir:

Imagem: Reprodução/pt.wikipedia.org

CPF cadastrado em muitos celulares é um problema?

Não há um limite acerca de quantos chips você pode ter cadastrados em seu CPF. Mas, como explicamos anteriormente, é interessante que você verifique junto às operadores e desative aqueles que já não usa mais ou não identifica como sendo seus. Veja mais informações em nosso artigo como saber o número do seu chip.

Por outro lado, se você tiver qualquer problema com a operadora, para cancelar os chips ou algum outro motivo, não hesite em acionar a Anatel para corrigi-lo. Por ser uma agência reguladora, a Anatel pode aplicar sanções (como multas, por exemplo) às operadoras que não estejam agindo de acordo com a lei e respeitando os direitos do consumidor. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Primeiro, entre em contato com a operadora e anote o número do protocolo de atendimento, que em geral é informado no início da ligação. Ele é sua principal prova nesse processo. Se a operadora não resolver o problema, é hora de partir para o próximo passo: entrar em contato com a Anatel.
  2. Registre sua reclamação no Anatel Consumidor (apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor). O cadastro é simples e rápido.
  3. A partir da reclamação feita no Anatel Consumidor, a operadora passa a ter dez dias corridos para entrar em contato com você e solucionar seu problema. Caso o problema não tenha sido resolvido, você pode reabrir a reclamação, e a Anatel irá notificar a operadora.

Atenção: você também pode entrar em contato com a Anatel pelo número 1331, das 8h às 20h em dias úteis.

Confira mais informações nesse fluxograma:

Imagem: anatel.gov.br

Consultar CPF na Receita Federal

Para além das questões ligadas às linhas telefônicas, vários outros serviços e informações estão cadastradas ou vinculadas ao seu CPF, principalmente no que diz respeito à compras. A maneira mais segura de ter acesso a tudo que diz respeito ao seu CPF é pelo portal da Receita Federal (receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco/cidadao/cpf). Lá você pode:

  • Tirar 2ª via do CPF;
  • Promover alterações no seu CPF, como de nome, endereço, data de nascimento, entre outros;
  • Regularizar o CPF para aqueles que não possuem residência em território brasileiro;
  • Conferir sua situação cadastral de pessoa física;
  • Ter acesso às principais perguntas e respostas no que diz respeito ao CPF.

O umCOMO tem uma categoria totalmente dedicado ao Cadastro de Pessoa Física. Confira!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos chips têm cadastrado no meu CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Bibliografia
  • PORTAL DE PLANOS. Número das operadoras: saiba aqui como falar com cada uma [ATUALIZADO]. Disponível em: <https://portaldeplanos.com.br/numero-das-operadoras/>. Acesso em 25 de março de 2020.
  • VIVO GURU. Consultar números em meu CPF. Disponível em: <https://forum.vivo.com.br/threads/38617-Consultar-numeros-em-meu-cpf>. Acesso em 25 de março de 2020.
  • ANATEL. Portal para consulta de pré-pagos por CPF está disponível para consumidores. Disponível em: <https://www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago>. Publicado em 6 de junho de 2019. Acesso em 25 de março de 2020.
  • ANATEL. Saiba como reclamar de sua prestadora. Disponível em: <https://www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao>. Publicado em 8 de janeiro de 2014. Acesso em 25 de março de 2020.