Como saber quais pastas ocupam mais espaço no meu computador

Como saber quais pastas ocupam mais espaço no meu computador
Imagem: lienitnow.com

Saber as pastas que ocupam mais espaço no seu computador é muito simples com um programa gratuito e multiplataforma, com versões para qualquer sistema operacional, que se chama JDiskReport. Não poderá apenas saber quais são os diretórios que mais espaço ocupam em seu disco rígido, mas também obter uma classificação do tipo de arquivos mais pesados do mesmo ou de uma parte. Em umComo ajudamos você a obter resposta à pergunta de como saber quais pastas ocupam mais espaço no meu computador.

Passos a seguir:
1

Vamos fazer o artigo trabalhando em um computador com sistema operacional OS X, mas o funcionamento é similar em todas as plataformas. O primeiro que você deve fazer é baixar o programa da Internet e instalar em seu computador. Quando abrir, aparecerá um painel como o da imagem; você deve clicar no primeiro link para escanear, chamado de "Scan a file tree".

2

A seguir, para saber as pastas que ocupam mais espaço no computador deve clicar na segunda opção, a que aparece marcada na imagem com margem vermelha, já que representa o disco rígido inteiro. Se só deseja escanear uma parte da árvore de diretórios do computador, deverá navegar até ao mesmo e selecionar. Por padrão, o programa oferece a alternativa de escolher o disco rígido completo ou suas pastas de usuário.

3

Depois de escolher a parte do computador onde quer saber que pastas ocupam mais espaço, comece a escanear. No nosso caso, escolhemos o disco rígido inteiro. Não demora muito tempo, uns dois minutos para obter o relatório para um espaço de um pouco mais de 66 GB.

4

Quando tiver terminado de escanear, no painel de administração do programa aparecerá um relatório muito visual onde, dando uma olhada, já saberá quais são os diretórios mais pesados em função dos usuários, do sistema, dos aplicativos, etc. Como pode ver, neste caso são as pastas de usuários as que ocupam mais espaço. Mas o programa permite muitas outras opções fáceis de usar.

5

Sendo assim, se clicar no item do menu superior horizontal "Top 50", saberá de forma mais detalhada quais são as pastas que ocupam mais espaço no computador. Como aparece na imagem, o programa mostra uma lista em ordem de maior a menor dos 50 diretórios mais pesados com a alternativa de organizar por data de modificação.

6

Também é interessante a opção do programa de saber quais são as pastas mais pesadas do computador em função do tipo de arquivo. Para poder obter esta informação, você deve clicar sobre a opção do menu horizontal superior que diz "Types". No nosso computador, os .vdi, discos rígidos virtuais para VirtualBox, são os mais pesados.

7

Enfim, com este programa gratuito e para todos os sistemas operacionais, terá mais informação para poder gerenciar de forma adequada o espaço do disco rígido do seu computador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quais pastas ocupam mais espaço no meu computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.