Verificar funcionamento do computador

Como saber a temperatura do pc

Daniela Amadeu
Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber a temperatura do pc

Saber a temperatura do seu computador é importante por muitos motivos que podem salvar a vida do hardware que está lá dentro. Todo processador suporta trabalhar até uma determinada temperatura, se a temperatura ficar acima do que ele suporta, isso pode ser um sinal de que algo está errado com a refrigeração ou com a dissipação de calor do seu pc e que ele precisa ser encaminhado a assistência. Veja em umComo maneiras de como saber a temperatura do pc e manter o seu, talvez, melhor amigo vivo e saudável por mais muitos e muitos anos.

Também lhe pode interessar: Como limpar cache do PC

Passos a seguir:

1

Vários softwares gratuitos atualmente se dedicam a fazer o monitoramento da temperatura dos componentes. É o caso do Speccy, um software desenvolvido pela Piriform, mesma empresa que criou o Ccleaner e o Defraggler. O Speccy calcula a temperatura de outros componentes além do processador, como hd, placa mãe e placa de vídeo; mas como é o processador quem trabalha com temperaturas mais elevadas e ele é quem está mais suscetível a danos e os danos causados a ele costumam ser irreversíveis, é nele que iremos nos focar. Para saber se o seu pc está trabalhando com temperaturas acima do que ele suporta, você deve acessar o BIOS do seu computador para obter essa informação.

Como saber a temperatura do pc - Passo 1
Imagem: Reprodução
2

No Linux você pode usar o conky para descobrir a temperatura dos componentes do seu computador. Se você não possui o Conky instalado, em distribuições Debian ou baseadas nela abra o terminal e digite:

sudo apt-get install conky

O Conky vem com um arquivo de configuração bem simples que você poderá ver na sua área de trabalho após chamá-lo pelo terminal apenas por "$ conky". O que esse arquivo exibirá na sua área de trabalho é suficiente, porém o estilo é bem simples, então vamos torná-lo mais, digamos, elegante. De todos os arquivos de configuração para conky existentes, aqui tem um bem funcional para medir a temperatura do pc, basta baixar esse arquivo: http://bigrza.deviantart.com/art/notifyOSD-conky-206763506

Após descompactado o arquivo zip, pegue o arquivo .conkyrc e mova para ~/.conky

Como saber a temperatura do pc - Passo 2
3

No Mac você pode tentar o Temperature Monitor, um software que foi descontinuado em outubro desse ano. Por ter sido descontinuado recentemente, ainda é seguro instalá-lo. O iStat também monitora algumas atividades do seu Mac e é um software com atualizações frequentes e é gratuito, você pode tentá-lo para medir a temperatura do seu Mac.

Como saber a temperatura do pc - Passo 3
Imagem: Temperature Monitor - Reprodução

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a temperatura do pc, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução
Imagem: Temperature Monitor - Reprodução
1 de 4
Como saber a temperatura do pc