Como resolver ping alto

Como resolver ping alto

Todo mundo já passou por aquele momento no qual estamos jogando um jogo de computador online e acontecer o que se chama "lag", com a imagem quebrando ou demorando muito tempo a mudar ou de, por vezes, estarmos abaixando um arquivo e o download ficar parando várias vezes, demorando eternidades para abaixar ou até mesmo acabar sendo interrompido. Uma grande causa desses problemas se chama "high ping" em português ping alto, que é sinônimo de lentidão no recebimento de dados.

Se você está com esse problema e não sabe o que fazer para solucioná-lo, no umCOMO explicamos como resolver ping alto para continuar a jogar com a velocidade normal sem quebrar.

O que é o ping?

O "PING" é sigla para Packet Internet Groper e é uma ferramenta encontrada nos sistemas operecionais de aparelhos com conexão à Internet cuja função é conferir o tempo de resposta da ligação do servidor ao seu computador, que fez o pedido de informação. Quando o computador estiver com o ping muito alto significa que o tempo de resposta é muito grande, a informação está demorando a chegar então o computador fica sem informação para processar enquanto continua a enviar mais pedidos em busca de mais dados. Se a conexão for rápida, o tempo de resposta é mais curto, logo a internet mais rápida.

Siga lendo esse artigo para aprender como resolver ping alto.

Como resolver ping alto

Se você está tendo problemas de conexão, tendo velocidades muito baixas e pings muito altos existem algumas formas de resolver esse problema. Veja abaixo como diminuir o ping da Internet e acelerar seu recebimento de dados.

Aumentar a velocidade da Internet

A primeira maneira de resolver ping alto envolve a melhora de sua conexão. Fale com o seu fornecedor de Internet e mude para uma velocidade mais rápida, tendo em conta as suas necessidades e também a sua carteira. Existem locais mais afastados que não permitem o aumento da velocidade da Internet, se for esse seu caso, olhe também as dicas abaixo.

Para conferir as opções de velocidade disponíveis e os preços, entre no site da fornecedora e confira os planos.

Verificar a velocidade de conexão

É possível conferir a transmissão de dados através de uma ferramenta de teste. Para isso, abra o navegador e pesquise SpeedTest. Abrindo a página da ferramenta, você poderá fazer o teste de conexão e ver o que está pagando é mesmo o que está tendo, afinal, existem empresas que reduzem a velocidade de forma que você acaba pagando por algo que não está recebendo sem nem ao menos perceber.

Se assim não for entre em contato com a empresa que fornece sua conexão de Internet para que corrijam então o problema.

Use uma conexão fixa

Claro, utilizar uma rede Wi-Fi é muito prático e nos permite conectar diversos aparelhos ao mesmo tempo sem a necessidade de fios, entretanto, por vezes não é a melhor opção para garantir uma conexão com velocidade rápida.

Em vez de usar a conexão sem fio por meio de um roteador, coloque o cabo de rede ligado no PC, para isso, basta inserir o cabo conector no seu rodeator ou modem e conectá-lo em seu PC. A conexão será muito mais estável, além do mais, se você deixar de utilizar um roteador, ninguém poderá estar "roubando" a sua Internet.

Feche aplicativos que consomem muitos dados

Fechar todos os aplicativos que possam utilizar a largura de banda pode resolver o problema de ping alto. Desde o dowload de músicas, videos entre outros ou mesmo os browsers que consomem muitos dados como é o caso de sites como o YouTube. Se você for utilizar programas que consomem muitos dados como jogos online, não se esqueça de realizar esse processo e fechar tudo que não estiver em uso na hora para garantir uma boa conexão e um ping baixo.

Feche também as firewall dos anti-vírus, visto que estas exigem bastante consumo de dados. O ping alto no celular também pode ser resolvido com essa dica.

Use conexão próxima

Escolha um servidor que esteja perto de você, quanto menor a distância, mais rápida será a resposta do servidor. Isso envolve dar preferência para se conectar às redes de Wi-Fi com sinal forte, afinal, quanto mais longe do roteador, mais fraco o sinal será, o que pode ocasionar até mesmo em desconexões indesejadas. Se você está conectado ao roteador de sua casa, veja se é possível movê-lo para algum local mais próximo de onde você costuma utilizar seus aparelhos com conexão à Internet.

Para mais detalhes, veja como melhorar o sinal Wi-Fi.

Através da Prompt

Existe uma forma fácil de resolver ping alto através da consola de comandos: a Prompt de Comando. Basta Clicar no canto inferior esquerdo da tela, clicar no simbolo do Windows e digitar prompt, aperta "Enter" e vai abrir a consola de comandos MS-DOS. Agora é só escrever sem aspas "ipconfig /flushdns" não esquecer que a seguir à palavra "ipconfig" tem um espaço e só depois a barra lateral. Depois de escrever carrega "Enter" no teclado e isso vai ajudar a limpar a cache do Windows. Permitindo uma conexão mais rápida com o servidor.

O que causa ping alto?

O ping alto, pode ser causados por diversos fatores que diminuem a velocidade da Internet. Se você quer sabe como melhorar o ping, também é importante que saiba quais são as causas também para evitar passar por esse tipo de problema novamente.

  • Programas que consomem muitos dados: programas de download de arquivos como o Torrent e jogos online consomem muitos dados, por vezes fazendo com que sua Internet seja sugada e que nada mais seja suportado pela conexão;
  • Conexão de outros aparelhos: quando usamos uma rede de Wi-Fi compartilhada por diversos membros da família em casa ou quando usamos os dados da Internet em diversos aparelhos, todos acabarão dividindo a mesma velocidade de Internet, fazendo com que a velocidade seja reduzida;
  • Problemas de conexão: os problemas do tipo são diversos. É possível que o seu roteador esteja com problemas ou que a velocidade da Internet tenha sido reduzida em razão da chuva, por exemplo. Tente observar quais são os momentos nos quais você observa um ping alto para encontrar a causa e, consequentemente, a solução;
  • Muitas abas abertas: assim como o compartilhamento da mesma rede por vários aparelhos, o uso de muitas abas ao mesmo tempo vai causar uma queda na velocidade da Internet. A solução é simples, basta fechar as abas que você não estiver mais usando e automaticamente sua Internet melhorará e o ping alto será resolvido.

Para evitar problemas com ping alto, veja também como acelerar e otimizar a minha conexão de Internet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver ping alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.