Como resolver o problema de espaço insuficiente no Android

Como resolver o problema de espaço insuficiente no Android

Isso é um problema recorrente nos dispositivos Android, de quando em vez aparece um erro que diz que temos espaço insuficiente no nosso celular para poder baixar o aplicativo. Verificamos o armazenamento e ele tem mais do que espaço suficiente. Aqui no umComo mostramos como resolver o problema de espaço insuficiente no Android.

Limpando o SNS (Social Networking Service)

Como o nome indica o SNS é o serviço que gerencia as redes sociais, desde Facebook ao WhatsApp. É responsável pela manutenção de memória e dos aplicativos dessas redes sociais. Para resolver esse problema é bastante simples. Precisa acessar as "Configurações" do Android, clique em "Aplicativos" ou Aplicações. De seguida vá a "Gerenciar Aplicativos". Após isso surgirá uma lista de aplicativos que foram baixados, mas nós queremos a lista ao lado, a que fica na aba "Todos". E aí vai aparecer o SNS, provavelmente terá que rolar um pouco a lista. Toque nele e em seguida faça "Limpar Dados". Dessa forma vamos limpar dados e informações que estavam bloqueando as funções normais do Android e que nós já nem estávamos utilizando.

Vamos à Root da questão

Para isso é necessário ter o Root habilitado no seu Android. Agora que já temos o nosso dispositivo preparado vamos tratar do erro. Primeiro vamos instalar um gerenciador de arquivos com funções de root. Para isso pode instalar o ES File Explorer File Manager.

De seguida siga até à pasta /data/app e pesquise todos os arquivos que tenham a extensão .obex. Agora é só apagar qualquer existência. Para terminar reinicie o dispositivo, talvez seja mais fácil o Fast Reboot. Para confirmar que o erro passou e já voltou a ter espaço suficiente basta baixar o aplicativo que queria.

Pode estar cheio mas...

Acontece que depois de tanto tempo tirando foto, filmando, instalando aplicativos e afins, chega um ponto em que o Android pára e diz "acabou". Realmente se o erro continua aparecendo pode ser que esteja mesmo no limite de armazenamento. Mas há maneiras de contornar o problema:

  • Procure todos os aplicativos e jogos que não utiliza e remova eles.
  • Faça um backup das fotos e dos videos, afinal não precisa deles todos no celular. Assim já pode limpar os arquivos do dispositivo à vontade.
  • Use e abuse do seu SD, transfira tudo (aplicativos) para lá.
  • Coloque um limpador de sistema tipo CCleaner ou o Clean Master e limpe a cache do Android.

Se não consegue instalar o CCleaner, nós damos uma ajuda. Já que o Google Store não permite baixar porque o dispositivo está "cheio", vamos fazer isso de outra forma. Baixe o arquivo através do seu PC, e coloque no Android por um cabo USB. Depois com o gerenciador de arquivos ES File Manager você instala o CCleaner e procede à limpeza do celular. Se tiver problemas a instalar o CCleaner quando inicia o aplicativo vá as configurações de instalação e autorize a instalação através de fontes desconhecidas.

Hora de Formatar ou Chamar o Técnico

Até aqui temos feito tudo para conseguir espaço no seu Android de uma forma muito suave e boa. Sem problemas graves. Contudo se mesmo assim não conseguiu afastar o erro e aproveitar o espaço do Android então apenas restam duas alternativas. Uma delas é fazer um backup geral e fazer um Factory Reset, apagando tudo do dispositivo, exatamente como quando ele veio da loja e tendo de instalar e iniciar os aplicativos e sessões todas. A segunda alternativa é enviar para um técnico de smartphones.

No umComo apenas apresentamos soluções para resolver os problemas, no entanto se tiver com problemas o melhor será sempre consultar um técnico de smartphones que faça a limpeza e manutenção do seu Android.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver o problema de espaço insuficiente no Android, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.