Como resolver o erro RH-01

Como resolver o erro RH-01

Quem é que nunca passou por algum problema enquanto estava conectado à Internet e acessou um serviço que simplesmente não funcionou? Ainda por cima, as mensagens que aparecem junto com o número do erro nem sempre deixam claro o que realmente aconteceu, sendo apenas uma breve e pouco precisa descrição para identificar o problema. Se você for usuário do app Play Store, que é a loja de aplicativos de aparelhos com sistema Android, sabe bem que um dos erros mais comuns hoje em o RH-01, mas o que será que esse erro significa e como será que pode ser resolvido?

Para saber como resolver o erro RH-01, o umCOMO tem algumas dicas que podem fazer o seu dispositivo concluir a tarefa desejada e evitar que o erro volte a se repetir.

O que é o erro RH-01?

O erro RH-01 pode estar acompanhado das demais informações: rpc:s-5:aec-0: – Erro ao obter informação do servidor. Mas você sabe o que significa isso e como resolver o erro RH-01? Esse problema pode acontecer quando os usuários do Android estiverem tentando fazer um download ou atualizar um aplicativo no site da Play Store.

Em geral, o erro RH-01 costuma estar associado à cache do dispositivo, que é a memória de fácil acesso do celular, espécie de pequeno espaço reservado no qual o aparelho deixa arquivos que poderão ser necessários em breve visando acelerar o acesso quanto necessário e, assim, acelerando também o funcionamento do aparelho. Quando o aparelho não consegue localizar as informações que precisa para a atualização ou download na memória cache, não tem meios de prosseguir com a instalação e é assim que o erro costuma surgir.

Apesar de bastante problemático pois nos impede de alterar nossos aplicativos, o erro ao recuperar informações do servidor RH-01 nox pode ser facilmente resolvido.

Como resolver o erro ao recuperar informações do servidor RH-01 nox

Já que o problema está relacionado à cache, o primeiro passo para evitar e solucionar erro ao recuperar informações do servidor RH-01 é limpar a cache da Google Play, assim, seu aparelho não mais irá tentar buscar os dados que precisa nessa memória de fácil acesso e encontrará os arquivos dos quais precisa onde realmente poderão ser acessados. A solução poderá ser o suficiente para continuar com a tarefa que você estava executando:

  1. Acesse a opção Configurações do seu celular, selecionar Apps e, depois, selecionar todos;
  2. Dessa forma, é necessário localizar o aplicativo da Google Play Store;
  3. Ao fazer isso, basta tocar em Limpar Cache e, por fim, em Limpar Dados.
  4. Toque em OK para concluir o passo a passo.

Como resolver o erro ao recuperar informações do servidor RH-01 (pela conta)

No entanto, nem sempre que o erro RH-01 ocorre significa que o problema está na cache e, por isso, se excluir os dados como indicado não for o suficiente para que o aplicativo volte a funcionar existe mais uma forma de resolver o problema. Ela consiste em remover a sua conta no Google Play:

  1. Para tanto, é preciso, mais uma vez, ir para Configurações, depois, para Contas, selecionar a sua conta, clicando em cima dela e, depois, tocar nos três pontos à direita da tela.
  2. Por fim, escolha a opção Remover conta e toque em Remover conta para concluir a operação.
  3. Para voltar a usar o aplicativo e conferir se o que você fez surtiu o efeito esperado o próximo passo é reiniciar o dispositivo e adicionar a sua conta novamente no Google Play.

Dessa forma, você pode continuar o que estava fazendo antes de ocorrer o erro. Nesse caso, portanto, é preciso voltar na opção Configurações do seu dispositivo, tocar no botão Contas, depois em Adicionar conta e, em seguida, escolher a opção Google. Após toque a opção Existente, se o seu intuito é o de utilizar a conta atual. Agora sim, você pode usar seu aparelho e não verá mais, quando abrir a Play Store, erro ao recuperar informações do servidor rhr-01.

Caso você use o Bluestacks para emular o Android em sua computador, é possível que o erro RH-01 também aconteça. No Bluestacks, erro ao recuperar informações do servidor pode ser resolvido desinstalando e instalando novamente o programa com sua versão mais atualizada.

Outros erros na Play Store: os mais comuns

Agora que você já sabe o que é o erro ao recuperar informações do servidor RH-01 e como solucioná-lo, talvez também seja bom entender mais sobre alguns outros erros comuns que surgem na Play Store, afinal, é possível que algum deles também tenha te incomodado nos últimos tempos. Veja abaixo uma lista com os erros comuns que aparecem no Play Store e que podem atrapalhar downloads e atualizações:

  • Erro 8: é ocasionado por algum aplicativo já aberto que esteja atrapalhando o download de um novo. Para solucionar, feche todos os aplicativos do seu aparelho e então tente novamente.
  • Erro 18: acontece quando tentamos baixar um aplicativo que já esteve instalado em nosso aparelho e que estava armazenado em seu cartão de memória. Para instalar novamente o app, é necessário remover o cartão.
  • Erro 101 e 919: são resultantes da falta de espaço na memória de seu aparelho telefônico. As soluções para esse tipo de erro são comprar um cartão de memória para expandir a capacidade de armazenamento do aparelho ou então apagar arquivos e aplicativos já instalados. Enquanto o 101 te impedirá de baixas novos apps, o 919 não permitirá que aplicativos abram em razão da falta de espaço.
  • Erro 944: envolve problema de conexão nos servidores do Google e não há nada que possa ser feito, exceto esperar que retornem a funcionar normalmente, o que não costuma demorar muito tempo.
  • Erro 403: ocorre quando o aparelho telefônico está conectado em mais de uma conta do Google ao mesmo tempo. A solução que resolverá o problema será desconectar o aparelho de uma das contas, preferencialmente daquela que você menos usa para evitar problemas como o acesso fácil à e-mails e de outros aplicativos do Google como o YouTube.
  • Erro 194/406/504/941: similar ao erro RH-01, os erros citados tem conexão com o cache do aparelho. Para solucionar o problema, vá até as configurações de seus aplicativos no celular e selecione o Play Store, forçando sua parada e limpando todos os dados selecionando o ícone de armazenamento do aplicativo. Após realizado o processo, você deverá abrir o aplicativo novamente e realizar login com sua conta Google, o que deve ser suficiente para que o problema seja solucionado.
  • Erros 110/413/495/927/941: todos os erros citados têm relação com algum problema em sua conta, o que pode também acarretar em erros em outros aplicativos do Google que estejam conectados ao mesmo e-mail. Para resolver o problema, basta apagá-la e criar outra conta.

Leitura complementar: O que fazer se a Play Store parou de funcionar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver o erro RH-01, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.