Como resolver o erro da tela azul no Windows 8.1

Como resolver o erro da tela azul no Windows 8.1
Imagem: tumblr.com

A tela azul aparece quando o Windows deteta alguma problema de compatibilidade de hardware ou algum erro de software e reinicia o computador de modo a evitar percas de conteúdo. Ao acontecer costuma aparecer "O Windows foi desligado para evitar danos no computador" de modo a avisar do porquê de ter reiniciado automaticamente. O umComo explica como resolver o error da tela azul no Windows 8.1.

Porque é que acontece a tela azul

Nas versões anteriores ao Windows 7, a tela azul aparecia num tom de azul forte e cheia de linhas de código. Fazia com que ficássemos quase em pânico quando víamos a tela azul no nosso screen, no entanto, nas versões seguintes, já aparece com um tom de azul mais claro e apenas com uma mensagem que diz que o computador vai reiniciar, o Windows apenas está a recolher alguma informação sobre o erro, e com um emoticon triste.

A tela azul aparece devido a vários erros no sistema. Se recentemente trocou algum tipo de hardware e não se informou sobre a compatibilidade com o seu software pode ser um motivo de aparecimento da tela azul. Também casos como a memória RAM defeituosa, o computador estar a aquecer demasiado, se a sua hard drive estiver muito fragmentada ou o aparecimento de um vírus podem causar este conflito. A falha nas atualizações através do Windows Update também é um fator que provoca o aparecimento de tela azul, bem como um conflito entre drivers instalados.

Quando este tipo de mensagem aparecer sugerimos que não ligue logo o computador porque poderá provocar danos de memória ou de hardware que lhe vão sair caros. No próximo ponto mostraremos algumas medidas para tentar resolver este problema maneira mais eficaz.

Imagem: news.microsoft.com

Como resolver tela azul

De forma a evitar mais danos no seu computador e para que não perca os conteúdos que tem nele o umComo sugere alguns métodos que podem resolver o problema de tela azul. Para isso precisa de disponibilizar um pouco do seu tempo pois é um processo que pode levar alguns minutos dependendo da causa do problema.

A primeira coisa que deve fazer, caso o sistema o permita, é proceder ao restauro do sistema. O restauro fará com que o sistema volte atrás e remova programas/arquivos que estejam a causar problemas. Este processo não elimina fotos, documentos ou e-mails. Para o fazer basta ir ao menu iniciar e digitar "Restauro do sistema", depois só tem de seguir as instruções, é bastante fácil.

Caso o restauro não funcionar recorra à opção de central de ações que vai procurar soluções automáticas para recuperar o desempenho do computador. Para aceder à central tem de ir ao Painel de Controle > Sistema de Segurança > Clique em Verificar Status do Computador > Manutenção > Clique em Procurar Soluções para Relatórios de Problemas > Procurar Soluções. De seguida aceda ao Painel de Controle > Windows Update e instale, se houverem, atualizações do Windows.

Como a tela azul também pode ser causada por problemas na hard drive sugerimos que faça a verificação do disco. Para isso aceda ao Computador > Clique com a tecla direita do rato em Propriedades > Aceda ao separador Ferramentas e faça clique em Verificar Agora. De seguida clique em Corrigir Erros. Para fazer a verificação completa clique em Procurar setores Defeituosos e Tentar Recuperá-los para o sistema recuperar os danos na hard drive. No final do ciclo reinicie o computador para que sejam repostas as verificações feitas pela ferramenta.

Se, depois de feitas estas manobras, não conseguir resolver o problema, é recomendável que verifique se o seu hardware está com os cabos bem conectados e se não existe nenhuma anomalia nos aparelhos ou nenhuma driver que não seja compatível com o seu sistema.

Em último recurso, antes de contactar um especialista, faça uma cópia de segurança e formate o computador para repor as definições de origem.

Imagem: pcsupport.about.com

Recomendações

Se não está confiante quando se trata de hardware de computadores não tente fazer você mesmo a verificação do aparelho. Poderá danificar algum componente ou até mesmo fazer mal a ligação e, nesse caso, terá dois problemas em vez de só um. O melhor será levar o seu computador a uma loja onde sejam especialistas em sistemas de eletrônica.

O problema de tela azul pode ser causado por múltiplos aspetos e a tarefa de os identificar leva algum tempo. Seja astuto e pense o que fez ou o se instalou algum programa antes do aparecimento deste problema. Aí vai facilitar em muito o processo de recuperação das definições.

Para terminar ficam aqui alguns links relacionados com como resolver tela azul no Windows 8.1 que o poderão ajudar:

  • Como formatar o Windows 8
  • Como localizar o Regedit no Windows
  • Como formatar um disco protegido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver o erro da tela azul no Windows 8.1, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.