Partilhar

Como reduzir o tamanho de uma foto

Por Redação umCOMO. 27 fevereiro 2017
Como reduzir o tamanho de uma foto

Certamente já aconteceu mais de uma vez ter encontrado uma boa imagem e, ansioso por compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais, se deu conta de que o processo de upload vai demorar muito já que a imagem pesa demais. Os motivos para querer reduzir o tamanho de imagens são variados, e saber fazê-lo é algo muito simples e que não requer grandes conhecimentos informáticos para consegui-lo. Se quer saber como reduzir o tamanho de uma foto, então no seguinte artigo do umCOMO vamos explicar tudo o que precisa saber.

Também lhe pode interessar: Como usar uma câmera Polaroid
Passos a seguir:
1

Antes de reduzir o tamanho de uma foto, é importante ficar conhecendo alguns dos tipos de formatos de imagens que existem. A lista de formatos de compressão de imagens é bastante ampla, por isso vamos nos focar nos que se utilizam com mais frequência no dia a dia.

  • Um dos formatos mais usados e populares é o JPEG, oferece uma alta taxa de compressão na imagem, mas em contrapartida pode chegar a perder qualidade de forma bastante notória.
  • Outra alternativa de formato é o GIF, que se trata de um formato que não gera uma perda de qualidade, mas ao ser um padrão um pouco antigo, vê-se limitado pela paleta de cores que utiliza (atingindo apenas 256 por imagem). Outra das vantagens deste formato é que é compatível com animações, mas ao se ver limitado com as cores pode fazer com que a imagem não fique tão agradável.
  • Por último, outra alternativa é o formato PNG, o qual pode ser considerado uma atualização do formato GIF, já que nele podemos encontrar todas as vantagens do anterior, e também vários dos detalhes que o formato GIF apresenta, neste formato estão resolvidos. No entanto, se este formato for usado quando não é devido, pode causar alguns inconvenientes com o peso de imagens.

Depois de expor estas três alternativas, é lógico supor que as mais usadas são a JPEG e a PNG, ambas com suas vantagens e desvantagens, o importante no momento de decidir qual usar, deve pensar em qual é mais apropriada segundo a situação, contribuindo assim com um peso correto e sem comprometer o importante fator qualidade.

Como reduzir o tamanho de uma foto - Passo 1
2

Agora chegou o momento de diferenciar o tipo de fotografia que vamos trabalhar, segundo as características da imagem, um formato funcionará melhor que outro, por exemplo:

  • PNG, é melhor para fotografias onde tenha mudanças limpas de cores (ou seja, onde não tenha muitos efeitos de degradê) e formas com ângulos.
  • Por sua vez, o formato JPEG, funcionará muito melhor perante a presença de muitas cores, especialmente degradês, e as mudanças limpas de cor farão com que seja afetada sua capacidade de compressão.
3

Então podemos definir que, quando a imagem é uma fotografia de uma paisagem, ou essa selfie com seus amigos nas férias, o melhor formato a utilizar será o JPEG já que a paleta de cores da imagem será bastante elevada, além das mudanças nos matizes das cores serem menos limpas.

Por outro lado, em imagens onde encontramos textos, gráficos ou capturas de telas, o formato ideal será o PNG, dado que nestes casos mal se percebe degradê de cor, fazendo com que esta escolha provoque resultados perfeitos e, além disso, com um tamanho reduzido.

4

Por outro lado, independentemente do formato da imagem, outra forma para reduzir o tamanho de uma foto (Resize), é tornando-a um pouco menor, mas cuidado com isto, já que ao fazê-lo pode se comprometer a qualidade da imagem.

5

Uma vez compreendidos estes conceitos, devemos realizar o ajuste de formato ou tamanho, atualmente existem muitas opções, tais como Gimp, High Quality Photo Resizer, XnConvert, Fireworks e o popular Photoshop.

Também pode recorrer ao serviço gratuito on-line chamado PicResize, o qual permitirá a você de forma muito intuitiva ajustar imagens de forma individual ou fazê-lo de maneira massiva.

E pronto! Com isto já será capaz de ajustar o tamanho de qualquer imagem de forma apropriada, rápida e eficiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o tamanho de uma foto, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre Como reduzir o tamanho de uma foto

Como reduzir o tamanho de uma foto
1 de 3
Como reduzir o tamanho de uma foto

Voltar ao topo da página