Como recuperar uma conversa apagada do WhatsApp

Como recuperar uma conversa apagada do WhatsApp

O mundo avança hoje no ritmo da tecnologia e, dentro da rede, uma das áreas em que mais nos movimentamos é a das redes sociais. Comunicar-se com milhares de pessoas e gerar conversas através da rede tornou-se nosso modo de vida e é por isso que, cada vez mais, valorizamos as informações que compartilhamos.

Dentro do campo dos aplicativos de mensagens instantâneas, o WhatsApp é um dos mais usados ​​globalmente e é normal que, por esse motivo, muitas pessoas o utilizem para ter conversas importantes. Pode ser que, em um desses momentos, intencionalmente ou não, uma dessas conversas importantes tenha sido excluída e você não saiba como recuperá-la.

Por isso, neste novo artigo do umCOMO, mostraremos Como recuperar uma conversa apagada do WhatsApp, com ou sem backup, com alguns passos simples e disponíveis para qualquer usuário.

Como recuperar uma conversa apagada do WhatsApp com backup

É muito mais comum do que você pensa excluir uma conversa do WhatsApp por engano e depois querer recuperá-la. No entanto, embora pareça impossível de conseguir, se as cópias de segurança forem feitas regularmente, será muito mais fácil do que você imagina. Seja no Android ou no iPhone, as cópias de segurança que você fizer serão registradas dentro do aplicativo, por isso é aconselhável fazer pelo menos uma cópia semanal para ter um registro de todas as conversas e dados. Desta forma, o processo será muito mais rápido e fácil de realizar.

Assim que você souber que excluiu uma conversa e deseja recuperá-la, basta seguir estas etapas simples para saber como recuperar uma conversa do WhatsApp:

  1. Você deve acessar as configurações do seu celular e ir para a seção onde está localizada toda a lista de aplicativos que você instalou.
  2. Depois de localizar o aplicativo WhatsApp, você deve selecioná-lo e escolher a opção de desinstalar.
  3. Uma vez desinstalado, basta voltar à loja de aplicativos, seja Play Store ou App Store, e reinstalar o WhatsApp no ​​seu celular.
  4. Uma vez instalado novamente, ao entrar no aplicativo, aparecerá a opção de recuperar os dados da conta existente e, ao aceitar, todas as conversas que você salvou nos backups periódicos serão restauradas.

Como recuperar uma conversa apagada do WhatsApp sem backup

A questão não é tão fácil quando as cópias de segurança não foram feitas conscientemente no celular, mas mesmo assim, existe uma solução eficaz, pois automaticamente, o aplicativo faz cópias locais dos dados armazenados, teremos mais trabalho para recuperá-los, mas você pode seguir os seguintes passos para recuperar uma conversa apagada no WhatsApp:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é acessar a pasta de arquivos dentro do seu celular, seja iOs ou Android.
  2. Uma vez dentro, você deve encontrar a pasta com o nome "WhatsApp" onde serão armazenados todos os dados do aplicativo que seu telefone salvou.
  3. Entre e localize a seção que diz "Bancos de dados".
  4. Em seguida, você verá uma lista de todas as cópias locais que o WhatsApp fez no seu celular a cada semana, ordenadas e classificadas por ano, mês e dia, exceto o último backup, que ainda não terá a data.
  5. Você deve lembrar e saber, dentro de toda essa lista, a data da conversa que deseja recuperar para selecionar uma dessas pastas.
  6. Ao localizá-la, você deve anotá-la e, por outro lado, olhar o nome do último arquivo que você possui. Pode ser que apareça "msgstore.db.crypt12" mas vai depender de cada celular. Anote esse nome para a próxima etapa.
  7. A base deste truque de informática consiste, praticamente, em trocar os dois arquivos, então o que teremos que fazer é adicionar uma data fictícia ao nome do último arquivo salvo. Nesse caso, “msgstore.db.crypt12” leria como “msgstore-2020-03-02.1.db.crypt12”.
  8. Após renomear o último arquivo salvo, devemos selecionar o arquivo que contém a conversa que queremos recuperar e alterar o nome, neste caso, para “msgstore.db.crypt12”. Dessa forma, recuperaremos a conversa antiga e, além disso, teremos uma cópia do último arquivo que ainda não tinha data.
  9. Feito isso, basta desinstalar o aplicativo e, ao reinstalá-lo, escolher a opção "Restaurar".

Recuperar conversas do WhatsApp de meses atrás pode ser mais trabalhoso, mas é eficaz para casos em que não foram feitos backups manuais. Pode ser usado para sistemas Android e iPhone embora, neste segundo caso, também existam aplicativos gratuitos na Internet que facilitam esse processo se o sistema tiver algum problema ao recuperar.

Mesmo assim, o mais aconselhável a partir de agora, para que uma situação como esta não volte a acontecer, é lembrar ou agendar backups semanais para que seus dados fiquem seguros e você possa recuperá-los e usá-los quantas vezes precisar.

Se você quer saber Como visualizar o status do WhatsApp e não mostrar ou Como recuperar mensagens apagadas do Messenger, não perca estes artigos do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar uma conversa apagada do WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.