Como recuperar Orkut antigo - Informações atualizadas!

Como recuperar Orkut antigo - Informações atualizadas!
Imagem: meionorte.com

O Orkut foi uma das primeiras redes sociais no Brasil que incentivou a inclusão digital, principalmente de jovens, que se valiam do começo da internet para reforçar e criar novas identidades a partir daquela rede social. A rede foi filiada ao Google, nasceu em 24 de janeiro de 2004, obra do engenheiro turco Orkut Büyükkökten, e 'morreu' no dia 30 de setembro de 2014. Popular sobretudo entre o público da Índia e do Brasil, muita gente tenta resgatar a rede social que marcou uma geração, seja para recuperar as fotos, contatos antigos ou acessar as adoradas comunidades. Se você faz parte dessa turma nostálgica, o umCOMO tem algumas informações importantes sobre como recuperar Orkut antigo.

Orkut antigo

O Orkut, esta rede social que já fez muito sucesso e divertiu uma galera com as suas funcionalidades, foi perdendo seu espaço ao longo dos anos devido ao surgimento de outras redes sociais.A popularização do Facebook entre os usuários brasileiros no começo dos anos 2010 e posteriormente do Instagram como rede social acabaram por deixar o bom e velho Orkut de lado. Infelizmente, mesmo as pessoas que não excluíram as suas contas acabaram deixando de acessá-las - e, como ocorre sempre, isso fez com que ele perdesse sua utilidade e fama na internet.

Em 2014, após 10 anos de existência, o Google resolveu tirar o Orkut definitivamente do ar, sobretudo porque já desenvolvia outra rede social: o Google+. Então, foi oferecido um serviço para recuperar e salvar as últimas informações da conta antes que ela fosse totalmente desativada. Entretanto, só foi possível fazer isso até o dia 30 de setembro de 2014.

Apesar de tudo isso, não podemos de ressaltar a enorme importância que o Orkut teve para incluir diversos brasileiros na rede mundial de computadores. O que hoje nos parece óbvio (a ideia de uma identidade digital, por exemplo), não era antes do surgimento do Orkut, como pode ser visto no artigo dos professores da Universidade Federal da Bahia[1]:

A experimentação de “eus” no Orkut se constitui em mais uma fonte de socialização digital. Uma fonte privilegiada para ampliar e potencializar a comunicação instantânea, pois favorece os intercâmbios de si e de múltiplos outros em performances ininterruptas e criativas. O Orkut é uma rede fascinante de invenção e exibição de subjetividades, de diáfanas hibridentidades.

Portanto, não é nenhuma surpresa que apesar do Orkut ter chegado ao fim, milhares de brasileiros tenham ficado tristes e nostálgicos, pois essa rede social ajudou a construir uma geração.

Imagem: meionorte.com

Recuperar o orkut antigo excluído

Infelizmente, já não é mais possível recuperar o Orkut. A rede social foi desativada de vez pelo Google, que resolveu apostar em outros projetos e novas propostas de relações em rede.

De qualquer forma, quando ainda era possível acessar essa rede social, o processo para entrar no Orkut antigo e recuperar Orkut antigo antigo funcionava da seguinte maneira.

Para recuperar a sua conta do Orkut fazia-se o seguinte:

  • Acesse a página inicial da rede social onde pedirão o seu login e senha para que possa ter acesso à rede. Abaixo desta tela onde solicitam seus dados para acesso, estará escrito “Não consegue acessar a sua conta?”, clique neste item e você será redirecionado para a página onde poderá recuperar seu Orkut.

Você tinha 3 opções para recuperar a sua conta:

  • Na primeira opção estava escrito: “Não sei minha senha”;
  • Segunda opção: “Não sei meu nome de usuário”;
  • A terceira opção vinha com a seguinte mensagem: “estou tendo outros problemas para fazer meu login”.

Você selecionava uma das opções acima e prosseguia com os passos solicitados pelo Orkut para que a sua conta pudesse ser recuperada. Era bem rápido, fácil e simples, exigindo poucos minutos do usuário para ter acesso novamente aos seus dados pessoais.

Imagem: noticiaki.com

Comunidades do Orkut

Após o fim do Orkut, no dia 30 de setembro de 2014, os ex-usuários podiam pelo menos acessar as comunidades, que foram agrupadas em um acervo digital do Google por ordem alfabética, funcionava como uma espécie de museu da internet brasileira. Afinal, as comunidades fizeram história nessa rede social.

No entanto, para a infelicidade dos orkuteiros, em 2017 o Google também resolveu apagar esse arquivo, mais precisamente, isso aconteceu no dia 15 de maio. E agora também não é mais possível matar a saudade das antigas comunidades.

Você com certeza vai se lembrar de algumas dessas,, destacadas pelo portal Terra[2] como as mais populares:

  • Não fui eu, foi meu Eu lírico
  • Às vezes eu finjo que entendo!
  • Grrrrrrr
  • Imagina se pega no olho?
  • Um, Dois, Três Indiezinhos
  • Um mamão vai na cabeça
  • Eu nunca terminei uma borracha
  • Eu odeio acordar cedo
  • Pareço legal, mas tô bêbado
  • Queria sorvete, mas era feijão
  • Se eu morrer minha mãe me mata
  • Sou legal, ñ to te dando mole
  • Meu futuro me condena
  • Sonho em tirar foto na cadeia
  • Vegetarianos não-praticantes
  • Eu vejo degrau onde não tem

Lembrou de mais alguma comunidade icônica do Orkut que não está na lista acima? Colabore conosco deixando o nome dela nos comentários deste artigo!

Alternativas ao Orkut

O Orkut antigo está morto e infelizmente temos que aceitar esse fato.

Orkut voltou?

Em 2017 o Orkut voltou a ser pauta nas redes sociais quando descobriram uma página que imita o Orkut oficial, seu nome é Orkut.li, mas logo perceberam que o sistema de segurança do Google indicava esse site como perigoso e uma possível fraude que tentava instalar softwares sem a sua autorização e fazer uso das suas informações. Resumindo: cilada.

A alternativa segura mais próxima ao Orkut é rede social em app 'Hello', criada pelo mesmo desenvolvedor do Orkut, Buyukkokte, que visa aproximar amigos com interesses em comum.

Para mais informações, saiba como funciona a rede social Hello.

Como recuperar fotos do Orkut

O próprio criador do Orkut[3]afirmou que desde 2016 não é mais possível recuperar as fotos do Orkut. Talvez você possa conseguir algo com o auxílio do nosso artigo como ver sites antigos, mas nada é garantido. Às vezes o melhor é aceitar que esse período já passou e que não tem mais volta: as fotos se foram e é isso. Para evitar algo do tipo do futuro, tente salvar suas recordações e memórias na nuvem.

Orkut deixará saudades!

Sentiremos apenas saudades do que esta rede social já representou em nossas vidas e de suas funcionalidades. Infelizmente não veremos a “telinha azul” do Orkut novamente. Entrar no Orkut antigo só será possível com uma máquina do tempo - nos avise quando ela for inventada!

Enquanto isso, você pode aproveitar das redes sociais do momento, como Facebook, Twitter e Instagram. O TikTok, popular entre o público adolescente, cada vez mais promete ter vindo para ficar. E é interessante pensar que jamais teríamos uma visão de rede social da forma que temos hoje se não fosse pelo Orkut, que formou nos brasileiros uma mentalidade para isso.

Espero que você tenha gostado das informações que nós do umCOMO preparamos para você!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar Orkut antigo - Informações atualizadas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. SOUZA COUTO, Edvaldo; BRITO ROCHA, Telma. IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: a experimentação de “eus” no Orkut. A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais / Edvaldo Souza Couto, Telma Brito Rocha (organizadores). Salvador: EDUFBA, 2010. 265p.
  2. TERRA. Fim do Orkut: relembre comunidades estranhas e populares. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/internet/fim-do-orkut-relembre-comunidades-estranhas-e-populares,c807c09c6e3f6410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html>. Acesso em 06 de fevereiro de 2020.
  3. VIEIRA, Nathan. É possível recuperar fotos antigas do Orkut? Criador da rede social explica. CanalTech. Disponível em: <https://canaltech.com.br/redes-sociais/e-possivel-recuperar-fotos-antigas-do-orkut-criador-da-rede-social-explica-152431>. Publicado em 14 de outubro de 2019. Acesso em 06 de fevereiro de 2020.
Bibliografia
  • VEJA. Google anuncia fim do Orkut, primeira rede social dos brasileiros. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tecnologia/google-anuncia-fim-do-orkut-primeira-rede-social-dos-brasileiros/>. Publicado em 30 de junho de 2014. Acesso em 06 de fevereiro de 2020.
  • PEDROSA, Leyberson. Fim do Orkut: faça o último login e dê adeus à rede social que acaba nesta terça (30). EBC. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/09/faca-seu-ultimo-login-no-orkut-antes-que-a-rede-social-chegue-ao-fim>. Publicado em 29 de setembro de 2014. Acesso em 06 de fevereiro de 2020.