Como recuperar histórico apagado do notebook

Como recuperar histórico apagado do notebook

Quando acessamos páginas em nossos navegadores, seja pelo computador ou por aparelhos portáteis, acabamos com um histórico de links acessados para que possamos rever páginas e encontrar informações que possam ser importantes, evitando assim que sejam perdidas de forma irrecuperável. Apesar o histórico do navegador ser algo salvo automaticamente, é possível apagarmos essas informações da memória do computador, o que pode parecer uma boa ideia na hora mas que também pode causar arrependimento caso queiramos acessar uma página novamente e não nos lembremos do nome do site. Em casos do tipo, será que tem como recuperar histórico apagado?

Se, por algum motivo, você resolver deletar alguma informação importante e precisa saber como recuperar histórico apagado do notebook, leia esse artigo do umCOMO e descubra se é possível e, caso for, como realizar o processo.

Como recuperar histórico apagado do notebook no Google Chrome

Se você quer saber como recuperar histórico apagado do notebook, saiba de antemão que não existe um método simples que envolva apenas selecionar a opção no navegador, afinal, quando dados do tipo são apagados, o computador entende que as informações deixaram de ser úteis e não oferece a opção de recuperar dados. Apesar da impossibilidade proposta pelo navegador, é possível ir um pouco mais longe e consegui acessar esses dados.

Existem 3 opções de como ver histórico apagado e você verá quais são abaixo.

Minha atividade

O Google Chrome é um navegador, entretanto, é um tanto mais do que isso pois está sempre conectado a uma conta do Google de forma que tudo o que nós fazemos em seus aplicativos é registrado, nos permitindo ver não apenas sites acessados mas também quando acessamos Gmail, Drive e outros aplicativos vinculados a sua conta e pertencentes ao Google.

Para acessar a página, bastará ir em Minha atividade clicando no link, assim você conseguirá ver histórico apagado e outras informações sobre sua conta que poderão também ser bastante úteis.

Importante: os dados apenas serão acessíveis caso seu navegador estiver conectado a uma conta do Google.

Recuperador de dados

É normal que acabemos por deletar informações e que nos demos conta apenas depois, quando já é tarde demais, que os dados apagados ainda tinham utilidade. Visando solucionar problemas do tipo, existem alguns programas cuja função é recuperar dados deletados e que podem ser utilizados até mesmo para termos acesso a fotos e arquivos que não podem nem ao menos ser encontrados em nossa lixeira digital.

Veja abaixo algumas opções de programas para recuperar dados perdidos:

  • EaseUS;
  • Cleverfiles;
  • Pandora Recovery.

Os programas sugeridos acima são gratuitos, porém, também têm uma versão paga que traz a vantagem de não ter limites na quantidade de arquivos que você poderá recuperar de uma vez.

Assim que for utilizar os aplicativos, será necessário encontrar os dados no meio do monte de pastas que irá aparecer. O "endereço" correto para encontrar o histórico do Google Chrome é o seguinte: “C:Usuários[Nome de usuário]AppDataLocalGoogleChromeUser Data”.

Dica: caso você não saiba qual é exatamente o nome de usuário em seu computador, bastará abrir uma pasta de arquivos em seu computador e observar o endereço logo na parte superior da tela.

Cache DNS

Nossos computadores têm mais de uma forma de armazenar arquivos, como se tivessem tipos diferentes de memórias com funções diferentes. O cache DNS é uma memória do computador que tem a função de armazenar dados recentes de forma a acelerar o acesso e também facilitar o uso do PC.

O cache DNS (Domain Name System) é atualizado a cada 3 dias, o que significa que você poderá acessá-lo para descobrir links que foram aberto nesse período de tempo. Para acessar o cache DNS, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Digite o comando "WinKey + R" e pesquise "cmd";
  2. Vá em "Prompt de Comando" e digite "ipconfig /displaydns"
  3. Aperte a tecla Enter em seguida.

Seguindo os passos acima, você poderá, ao fim, ver seu histórico dos últimos 3 dias exibido na tela. Se quiser, também será possível apagar a memória recente do computador de forma a tornar o histórico inacessível também por esse meio.

Agora que você já sabe como recuperar historico apagado do pc, veja também como recuperar arquivos apagados de um celular.

Como acessar histórico do computador

Agora que você já sabe como recuperar histórico e que tem como descobrir sites visitados e apagados, está na hora de aprender também como acessar o histórico, afinal, de pouco adianta conseguir recuperar o acesso aos dados se não sabemos como fazer para visualizá-los. Aprendendo a acessar essas informações, você conseguirá pesquisar e rever links visitados no passado.

A forma mais simples de acessar seu histórico será utilizando o comando "Ctrl + H" e, caso prefira, você também poderá, no navegador, encontrar o histórico acessando um sinal de três pontos verticais localizado na parte superior direita da tela, então, encontrar e selecionar a opção "Histórico".

Caso você tenha mais de um eletrônico conectado a sua conta Google, como computadores, celulares e tablets, o histórico ficará sincronizado de forma que você verá todos os links acessados em uma mesma lista.

Como encontrar links no histórico do navegador

Quando acessamos nosso histórico atrás de algo específico, é muito comum que fiquemos um pouco perdidos ou então que acabemos por desistir de encontrar o link que buscamos, afinal, o histórico salva absolutamente todas as páginas que acessamos, o que pode ser muita informação.

Se você procura um link específico, uma das opções é ir descendo o histórico até encontrar o que você procurava, entretanto, caso faça muito tempo que você olhou o site ou então se você tiver um histórico muito grande que dificulte encontrar exatamente o que precisa com rapidez, é possível acessar a barra de pesquisa logo na parte superior da tela do histórico, lá, você poderá pesquisar por termos que facilitarão encontrar o que você procura. Exemplificando, caso você esteja procurando uma receita de bolo que acessou no passado, bastará procurar "bolo" e o navegador irá te mostrar todas as páginas que contêm o termo em seu nome.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar histórico apagado do notebook, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.